quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Ajustes Básicos | Melhorar o Som"


Prezados,  o tema deste artigo, é muito falado quando se trata de violoncelo chinês. Eu por minha vez, vou deixar a minha opinião a respeito.

Quase todos os violoncelos que vem de fabrica, não vem com uma corda boa para se tocar. Isso, acredito, é por conta da busca por menor preço dos instrumentos para a venda.  
Neste assunto vou abrir um parênteses: Existir no comércio instrumentos com baixo nível de qualidade não é bom. Mas se olharmos pela perspectiva de que um violoncelo é muito caro. Esses violoncelos chineses dão espaço para muitos que tem vontade de tocar e não tem condições financeiras compra um para estudo. Portanto, abre uma porta para os músicos que querem estudar esse  lindíssimo instrumento, dando tempo para juntar uma grana para comprar um instrumento melhor no futuro.
Voltando ao assunto: Alguns violoncelos chineses custam por volta dos R$ 800,00. Existem cordas que custam R$ 900,00. Isso mesmo, cordas neste preço. Muito cara.

Logicamente, os fabricantes não colocam este nível de cordas em seus instrumentos. Colocam, portanto, cordas de menor qualidade, afim, como citado, baratear o produto final.

É neste sentido que o meu post irá deixar uma dica para nós, estudantes, loucos por um violoncelo que tenha um som lindo.

Quase todo instrumento que vem de fabrica, necessita de uns ajustes para melhorar a sua tocabilidade e o seu som. Mas um ajuste que deve ser feito, obrigatoriamente, é a troca de cordas.

Não precisa colocar uma do valor de R$ 900,00, importada, feita com os materiais de ponta, com alta tecnologia... Não, talvez não seja interessante fazer isso.

Mas o legal é que existe uma corda chamada Mauro Calixto, que custa em média R$ 70,00. Brasileira. Sim está corda é boa, melhor que qualquer nacional, melhor que qualquer corda neste preço. Pode comprar sem medo de ser feliz.

Nunca fique com as cordas de fabrica. Digo, não fique. Mas, meu amigo, se não tiver grana no momento para colocar as Mauro Calixto. Use as suas mesmo sem medo de ser feliz. Toque nelas até conseguir uma grana para trocá-las, ou quando elas arrebentá-las.

Primeiro ajuste caseiro é trocar as cordas. Muito cuidado para não quebrar na hora de afinar. Se não tiver chegando na altura, talvez já esteja muito alto. Afine com cuidado. 

Mas se tiver grana aconselho levar ao lutier, ele fará:
  
  • -       Troca de Alma; é uma boa;
  • -       Troca de Cavalete; boa também;
  • -       Troca das Cordas; obrigatório;
  • -       Ajuste da pestana; para não quebrar as cordas;
  • -       Ajuste das cravelhas; para segurar a afinação e ficar legal de afinar;
  • -     Ajuste das cordas; para ficar leve de se tocar. Neste idem peça para ele deixar na medida certa. Peça para ele caprichar neste item.
Geralmente é este o serviço que ele fará. Em média R$ 350,00 com os materiais inclusos. Pode custar mais caro, pois se trata de um serviço artesanal, ou pode custar mais barato.

Esses ajustes vão dar uma boa melhorada no som do instrumento. Mas não vai ser outro instrumento. Continuará sendo o mesmo. Claro. Mas com uma melhorada. É como passar um perfume, um gel, escovar os dentes e ir à festa... quase isso.

Mas esses ajustes ajudam mesmo. Pode ter certeza. O som fica diferente.

Acredito que é isso, escrevi até de mais. Caso tenha uma experiência, não deixe de compartilhar. Precisamos disso.

Saudações
Daniel 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Standarte | Sua Importância Oculta | Melhoria sem os Micros Afinadores"


Standarte, para quem não sabe, é aquela peça que segura às cordas na parte inferior no violoncelo (violinos, violas, contra baixos acústicos também).

Essa peça passa despercebida por muitos. Muitos acreditam que ela não influencia no som, e se influencia é pouca coisa.

Essa pouca coisa para quem tem um instrumento feito à mão, com madeiras e verniz correto, talvez não seja importante mesmo (acho que sim).

Mas para o meu caso e de muitos que não têm um bom instrumento pode ser de importância ler esta postagem, para melhorar, mesmo que pouco, o som do seu instrumento.

No meu primeiro violoncelo queria fazer de tudo para melhorar o som. Algo que fiz foi tirar todos os micro-afinadores. Sim, tirei todos.  Usava raramente.

Quando tirei os micro afinadores o violoncelo ficou mais macio. Sim o violoncelo ficou mais macio sim. Outra coisa que aconteceu foi que o som ficou mais leve. Menos metálico. Sim o ficou mais madeira.

Diante disso, comprei um estandarte novo, de ébano. Troquei e continuei sem os micro afinadores. O som o violoncelo, o Alan, melhorou sim. Ficou mais leve e com o som melhor.  Mais ainda não tinha certeza, se melhorava mesmo ou não, o som.

O meu atual violoncelo, veio com um estandarte de plástico, com micro afinadores embutidos. Um bom estandarte, segundo informações. Em vídeos na internet o vejo em diversos violoncelos profissionais. Apenas tenho dúvida se é de plástico ou de fibra de carbono (acredito que o de fibra seja melhor, o meu acredito que se seja de plástico).

Em busca de melhoria do som do meu instrumento (e eliminar o lobo, click aqui para saber mais) tirei esse estandarte e coloquei o de ébano sem os micros afinadores.

Nossa, gostei, minha primeira impressão foi que o som tinha ficado mais agudo. Minha esposa disse que o som tinha aberto e que o de ébano era melhor.

Estava tocando com o de ébano bem agradavelmente. Mas pensei em retornar ao anterior, devido o seu atual uso de grandes violoncelistas e por ter o micro afinador, e por acreditar se um estandarte melhor.
Tocando em casa, me deu a loca e troquei, ou seja, coloquei o estandarte de plástico com os micros afinadores, novamente. Senti essas diferenças: (mas fiquei na dúvida)

- o som ficou mais oco;
- o som ficou mais baixo;
- as cordas vibraram menos;
- as cordas ficaram mais pesadas;
- o pior de tudo, o vibrato ficou mais difícil de fazer, perdeu o inicio leve e o fim leve. Sim e violoncelo ficou com som pesado (tipo pneu vazio). Mas o som do violoncelo ficou o mesmo, mais com essas características.

Com o estandarte de plástico tive dificuldades para afinar o instrumento. Não encontrava a afinação de maneira alguma, sempre ficava meio tom abaixo, meio tom acima. Não encontrava a afinação correta. Parecia que a vibração prejudicava o som.

Pensei em retornar para o estandarte de ébano sem os micros afinadores e neste dia estava lá em casa um grande amigo-irmão que toca violino, tocar é pouco.

Tocamos uma peça juntos rapidamente com o violoncelo com o estandarte de plástico. Depois tirei o estandarte de plástico e coloquei o de ébano sem os micros afinadores. O violinista disse que tem um igual ao meu, só que para violino e ele não gosta desse modelo de estandarte.

Quanto afinou o instrumento, na hora percebi a diferença. Desta vez com mais certeza da melhoria do som. Ele também disse, sou muito mais esse de ébano. Minha dúvida foi embora, o de ébano é melhor.

Tive essa impressão, com o estandarte de ébano sem os micros afinadores:
- o som abriu mais;
- o som dura mais tempo com as cordas soltas, devido à vibração melhor;
- as cordas vibram mais;
- as cordas ficam mais leves;
- e o melhor de tudo, o vibrato ficou mais fácil de fazer e mais bonito. O controle do vibrato é melhor, pois a corda vibra muito. Sim, há mais vibração das cordas entre o cavalete e o estandarte. Isso faz toda diferença na hora de vibrar, para ter o controle do vibrato. Essa é minha percepção.
- melhorou sim.

Essa vibração que me refiro fica mais evidente se tocarmos sem o arco.

Conclusão:

Em suma, gostei mais do violoncelo com o estandarte ébano sem os micro afinadores e repito que, mesmo não sendo estandarte de ébano, é melhor sem os micro afinadores.

Na oportunidade, esclareço que afinar sem os micros afinadores não é ruim, pois as cordas ficam mais leves. A tensão diminui, logo a tensão das cravelhas também diminui, facilitando a afinação apenas por elas, pois se elas estiverem normalmente reguladas, a afinação é obtida normalmente, sem muito sofrimento.

Com o tempo acostumamos afinar sem os micros afinadores, caso usemos ele normalmente. No meu caso que raramente usava, não faz falta. Conheço músicos que não vivem sem os micros-afinadores. Eu voto contra eles. Prefiro, neste momento, ficar sem eles.

Também há possibilidade de usar apenas em uma corda, como no caso do violino. Apenas em duas. Eu uso em nenhuma e vivo sem grandes dificuldades.

E você, usa em todas as cordas ou em algumas ? Não usa ?

Deixe o seu comentário ou sua experiência, não deixe de compartilhar.

Saudações
Daniel

quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Violoncelo para Estudantes Avançados ou Exigentes"

Prezados, não quero ser absoluto no assunto. Também não seria capaz de ser. No meu post sobre violoncelo chinês, dei algumas dicas para a compra de um primeiro, instrumento para iniciar os estudos, para quem não tem muito dinheiro para investir em um bom instrumento. (para ler click aqui)


Mas existem aqueles músicos que mesmo não tocando em um violoncelo, já estão cientes de que o violoncelo será o seu companheiro. Existem também aqueles que têm um violoncelo muito simples, ainda são estudantes, porém avançados, e estão a fim de comprar um instrumento intermediário, mas ainda não é a hora de gastar em um violoncelo da autor.  É para estes que escrevo, pois é o meu caso e tenho uma experiência a ser compartilhada.

Violoncelo Eagle CE 300:

Na internet no geral, encontramos muitos músicos que têm ou tiveram ou conhecem que tem essa modelo de violoncelo.

Já toquei em um CE 300 e posso dizer que o som dele é agradável aos ouvidos. Têm  bastante volume de som. O timbre dele também é agradável. 


Todo caso, esse violoncelo poderá ser vendido posteriormente, se for necessário. Acredito que, por se uma marca bastante conhecida, a sua venda poderá ser alçada mais rapidamente. Pois existem outros instrumentos da marca Eagle, violões, por exemplo, que diga-se que são bons.


Violoncelo Mavis 6017:


Nunca toquei neste instrumento. Nunca vi nenhum instrumento dessa marca. Entretanto, pesquisando o assunto, encontrei um musico dizendo que este violoncelo supera o CE 300 por alguns motivos. Mas fica ai uma dica para mais pesquisas.

Violoncelo Harmonizado por Lutier:

Essa é uma boa, mas pode ser um pouco caro!!!

O violoncelo que tenho hoje é da categoria dos violoncelos harmonizados por lutier. Ele não tem marca, pois no lugar que fica o selo de marca, existe o nome do lutier dizendo que foi revisado e harmonizado por ele.   Desde já informo que ele tem um som muito agradável.

Quando liguei para lutier que fez uns ajustes no meu primeiro violoncelo, para perguntar qual o chinês poderia estar adquirindo, considerando que o anterior já não era o suficiente, ele me apresentou um violoncelo que ele importou e ajustou. No mesmo dia corri no atelier dele para verificar a peça. Segundo as palavras dele era superior a qualquer violoncelo chinês de lojas.

Chegando no atelier dele: O violoncelo é lindo às vistas, brilhante, espelho em ébano, cravelhas  em ébano, tampo tipo risca de giz (linhas verticais), fundo madeira rajada...  

Quando toquei.... Leve na pegada, braço redondo, fácil de tirar um som e de som harmonizado, mas travado, considerando que não é tocado diariamente.

Sai de lá triste, por conta do preço. Mas, Deus o preparou por meio da minha esposa. (pensa como é chegar a casa e dar de cara um a peça descrita, era 00:20, soltei o arco no bicho sem dó..kkkk).
Ele está com o som muito bom, com o tempo apareceu o som de lobo (click aqui para saber mais). Cada dia que passa o som dele está ficando mais aberto e mais agradável aos ouvidos. Os estudos estão sendo mais agraváveis e as musicas mais parecidas com que escutamos dos profissionais. Um pouco, claro.


O meu professor gostou muito dele. Disse que é violoncelo para toda a vida.


No geral é um ótimo instrumento. Está com cordas Mauro Calixto e têm ótima sonoridade. Acredito que se colocar umas cordas melhores, o som ficará ainda melhor. Tocando ele entre alguns instrumentos, nota-se que ele têm um diferencial.


Cada dia que passa entendo mais sobre o som dele e estou sabendo tirar um bom som.


Se for o caso, entre em contato com o algum lutier para ver se eles faz isso, ou me escreve que indico o meu.


É uma boa saída para um instrumento intermediário. Caso saiba de alguma outra forma de se obter um instrumento desse nível, não deixe de deixar a sua experiência.


Saudações
Daniel