segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Como Segurar o Arco | Noções Básicas"

Prezados.

Faz um tempo que não posto algo. Sabem como é: a vida é um pouco corrida. Mas Vamos começar o ano com uma postagem, ao meu ver, muito boa para iniciantes de violoncelo, ou até mesmo para aqueles que tem dúvida de como segurar o arco de forma correta.

Importante dizer que pela arcada é possível tirar uma gama de sons das mais variadas em nosso instrumento, como por exemplo, Reggae, Rock, Jazz, além de um ótimo som em qualquer estilo o musica a ser tocada. A arcada é muito importante.

Vamos lá, primeiramente, não existe posição certa, nem errada. Existe a posição que lhe trará dores, tendinite e todas as suas doenças relacionadas, portanto, essa posição não será boa para sua saúde. Não existe técnica, ou escola de arco, melhor que a outra. Cada uma terá a sua parte benéfica em relação a outra. O mais impontante, primeiramente, é não ter dores e prejudicar a saúde, depois, não menos importante, o som: a música.

É sabido que existem diversas escolas de como segurar o arco, como passar o arco nas cordas. Para falar a verdade, não conheço muito do assunto, ou teoricamente, mas pelo que andei lendo, aprendendo e analisando  vou registar aqui para compartilhar.

Essa posição que vou compartilhar é a que eu mais gostei de tocar, devido a leveza que ela trás ao tocar. 

Vamos lá:

Segure o arco na ponta com a mão esquerda e deixe a mão direita cair suavemente na região do talão, será mais ou menos nessa leveza e posição que os dedos devem ficar:

Depois de feito o procedimento anterior, para sentir a leveza que a mão direita deve ter ao segurar o arco, bem como para ver os dedos sendo colocados no talão de forma natural, vamos a alguns procedimentos básico. 

1º Passo: Começamos pelo dedão. Ele que vai ser o "cara".  Vejamos aonde o dedão fica:




2º Passo: Os dedos 2 e 3 devem ficar, mais ou menos nessa posição do talão (veja nas fotos acima também). O 1 dedo fica em cima da parte de borracha do arco que serve para não escorrega 1 dedo. O 4 dedo deve ficar relaxado. Evitar que ele, o 4 dedo, fique atrás do arco. Vejamos:



Agora é acostumar a segurar o arco. No começo é muito complicado mesmo.  Tendemos a sentir dores,   tensão, arco pesado. Com o tempo elas devem ser eliminadas. Com o tempo sem dores e sem tensão e sentindo leveza ao segurar o arco, ao tocar. 

Como diz o chavão de drogas lícitas populares, o remédio, se persistirem os sintomas o médico deverá ser procurado, no nosso caso, um professor. 

Todo caso, fico à disposição. Faça sua perguntar por meio de comentários (lembrando que quando eu respondo o blog não lhe avisará por meio de um e-mail que respondi a sua pergunta, ou seja, você deverá voltar por aqui) ou me mande um e-mail: limeira.daniel@gmail.com no que puder, ajudarei.

Quando estiver no serviço, na escola, ou em outro lugar, segure um lápis ou caneta, isso ajudará um pouco a relaxar os dedos, lembrando sempre dessa posição e movimentando os dedos, exceto o dedão.

Segue um pequeno video mostrando o procedimento de como segurar o arco:


Deixe seu comentário; Sua dica; Sua dúvida.
Saudações Celisticas.
Daniel