segunda-feira, 2 de setembro de 2013

“É possível aprender violoncelo sem professor”

Essa pergunta deve ser a chave de muitos que querem estudar violoncelo, mas não tem um professor, instrutor, condições de ingressar no conservatório ou pagar um professor particular. Às vezes por falta de tempo, dinheiro ou até mesmo não ter vontade de dedicar-se por horas para aprender a tocar o instrumento. 

Por esse e por outros motivos, existem os músicos autodidatas:

Autodidata é a pessoa que tem capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre que lhe ensina ou ministra aulas. O próprio músico, com seu esforço particular buscar materiais, dicas, métodos e estuda sozinho, tendo o seu progresso rápido, lendo e médio, variando de pessoa para pessoa.

Eventualmente, em uma dessas pesquisas, poderá entrar em contato com algum mestre do instrumento que poderá jogar um balde de água fria, dizendo que não é possível estudar um instrumento tão complexo sem ajuda de um professor.

Poderá, ainda, dizer que ele simplesmente não poderá dispensar uma técnica de instrumento que há décadas vem sendo desenvolvida nos conservatórios e faculdades de música. Evidentemente, existem diversas técnicas, diversas escolas (métodos de ensino) que ajudam o aluno aprender um instrumento.

Mas existem alunos que não tem acesso a tais técnicas. O que fazer, então ? Estudar sozinho em casa!

Por diversos motivos, você pode não ter acesso à técnica de violoncelo, motivo pelo qual deverá estudar sozinho em casa. Com muita dificuldade e paciência, o progresso virá.

Por muita sorte dos dias atuais, a informação está de fácil acesso, facilitando, portanto, o estudo desse lindo instrumento sem a ajuda direta e próxima de um professor.

Assim, com a ajuda de alguns vídeos, dicas, métodos disponíveis, o músico poderá estudar sozinho em casa e progredir com a música, criando a sua própria técnica ou forma de tocar.

Apenas chamo atenção quanto a um quesito de ausência de técnica: Determinada técnica poder estar ligada diretamente quanto à saúde do músico. Portanto, se perceber que seu corpo doe muito e essa dor não é a dor de adaptação, algo pode estar errado.

Tocar com dor é complicado, pois poderá prejudicar a sua saúde. Nesse quesito, chamo a atenção, pois a ajuda de um professor poderá ajudar.

Conclusão:

É possível sim estudar sem um professor. É possível sim ser um autodidata. Claro, talvez você não se torne um solista de uma orquestra renomada mundialmente, mas poderá tocar sim.

Depois de um tempo de estudo, poderá pegar algumas dicas com professores, amigos, parceiros, objetivando a melhoria da tocabilidade do seu instrumento.

O errado é parar de estudar por não ter um professor por perto e acreditar que vai estudar errado e posteriormente terá dificuldades de tirar o “vício”. 

Se ficar esperando o professor cair do céu, vai ficar esperando. Logo, melhor aprender um pouco com dificuldade é “tecnicamente” errado, do que nunca aprender nada e ver a vida passar.

Depois, se for o caso, poderá buscar algumas aulas particulares para aprimoramento. Se gostar de mais do assunto, uma faculdade e conservatório. Caso contrário, continue sendo autodidata.


Espero ter ajudado. 
Daniel


Obs.: não sou contra o estudo técnico do instrumento, mas também não sou contra o estudo “leigo” (autodidata)