terça-feira, 29 de julho de 2014

"Alma do Violoncelo | Necessidade de Ajustes por Luthier"



Prezados Celistas.

Este post, consolida a nossa ideia de que, ao adquirir um instrumento, é necessário leva-lo ao luthier para ajustes básicos

Esse post foi elaborado por uma amigo do blog, Rui Mauricio. Na região onde ele mora, não há luthier, na verdade ele é o luthier, assim, ele está adquirindo as ferramentas necessárias, estudando e ajustando os instrumento de seus alunos/amigos. 

Além dos comentário sobre o som, as fotos mostram à posição da alma. Algo realmente que pode prejudicar o som do nosso instrumento. Infelizmente, alguns - se não todos - instrumentos vem assim de fabrica necessitando de uma revisão por um luthier, algo que não é possível em alguns caso. Segue a post.:

sexta-feira, 4 de julho de 2014

"Ajustes de Cavalete Belga/Francês"


Prezados Celistas. 

Muitos são os e-mails que recebo sobre as medidas do cavalete, porém, não tinha essa informação. Tive uma experiência para ajustar o cavalete de um violino, porém, divido a falta de ferramentas, medidas e técnicas, o trabalho foi doloroso e confesso, não ficou bom.  Nesta postagem, que mais é um tutorial, um grande parceiro, Rui Maurício, explica como fazer o ajuste de um cavalete, dando as medidas básicas, bem como quais as ferramentas necessárias para se fazer o trabalho. Uma excelente contribuição para aqueles que precisam desta informação. Segue o tutorial: