quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Harmonia das Notas | o Violoncelo

Qual é o instrumento mais bonito da face da terra ?

Qual é o instrumento mais feio da face da terra ?

Qual é o instrumento mais barulhento ?

... ?

Apenas posso dizer que o instrumento mais belo não é o feito pelo homem, é o  instrumento natural, que somos nós, criados por Deus, gerados em Jesus Cristo para servir a Deus em Espírito e em Verdade. 

Nossas notas são nossos atos. Nosso acorde são as nossas obras. Nossa harmonia é junção de atos e obras.

Somo instrumentos que devem estar afinados de acordo a melodia celestial. Para que possamos entoar em harmonia com o nosso Criador e com o nossos irmãos.

Para que nossa harmonia, tanto particular, como em conjunto, cheguem à harmonização da perfeição, o Louvo, a Caridade, a Esperança, o Amor.

Adiciona-se a voz humana, feita para glorificar o nosso Criador, que pode muito edificar vidas, e também ao contrário.

Aquele que usa a voz com sabedoria, mui bem aventurado és.

Além disso, para mim, a pesar de quase não encontrar defeitos em outros, há o Violoncelo.

Esse para mim é uma extensão do meu corpo. Como se fosse unido a minha voz, a minha carne, como se estivesse ligado a minha mente, ao meu coração, a minha alma, e, juntos elevamos ao Criador um Louvor, sincero, no oculto, muitas vezes incompreendido, ou não ouvido.

Nas notas aveludadas, na suposta tristeza ao vibrá-las, ao fechar dos olhos, há um sentimento. Sentimento este que o Servo Inútil espera que chegue até  o Reino de Glória de seu Senhor. 

Sentimento esse é que o objetivo daquele que escreve estas palavras. Sentimento este que não saiu com palavras, mas com lágrimas de um sonhador.

Seja qual for seu sentimento musical, não deixe que ninguém possa leva-lo de ti. A música é algo que não podemos por em uma caixa e vende-lá. Apesar de ser vendida em caixas por ai, quando são gravadas e reproduzidas ao som seco e sem sentimento de uma caixa acústica.

Ela é nossa, não podemos renunciar, é um direito personalíssimo. Nem mesmo a lei da Terra pode tirar esse direito que qualquer homem na terra.

Desistir ? pra quê! Se posso continuar e carregar essas premissas verdadeiras e puras de meu coração até o findar da minha vida terrena.

Não digo que não será fácil, entretanto, será incrível conseguir tocar um instrumento que não têm marcação alguma, que é de 04 cordas, tocadas com auxílio de um arco, com diversas possibilidades de sons, de timbres.

Instrumento esse que está escondido no meio de tantos outros instrumentos,  a pesar de ser volumoso, e confundido com o Contra Baixo, Rabecão, "Baixolão", violino, mas esse, o Violoncelo, é de harmonia sem igual.

Sua voz é similar a voz humana, de acordo a ciência, é o instrumento que mais se assemelha a tessitura da voz humana.

Podendo ser grave, médio e agudo. Isso é incrível.

Seu som é tão rico, que quando ouve-se, a mente para, o corpo para, porque a alma precisa de ouvi-lo, ainda mais se esse som estiver sendo entoado ao Todo Poderoso, em conjunto com outros do mesmo sentimento. Seu som não é triste, é expressivo.Tristeza é um sentimento que trás a dor. 

Seja você um músico, seja qual for o seu instrumento. Seja feliz. 

Mas lhe digo, Violoncelo, ainda é para poucos. Seja você participante desse número e vamos compartilhar o som desse lindo instrumento à humanidade. 

Para que não sejamos poucos, e sim muitos, muitos. Mas enquanto isso, somos poucos.

Não caberiam mais palavras.

...

Sinceramente.
Daniel