quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Extensão Completa das Notas do Violoncelo"

Celistas


O violoncelo é um instrumento praticamente completo (talvez não exista um completo). Sua extensão sonora e incrível, indo desde um grave passando pelo médio e chegando ao agudo. Isso é sensacional. Apensar de não ser um grave como um contrabaixo acústico: 

(outro instrumento incrível).


O violoncelo, não atingi os graves do contrabaixo que, salvo engano, é uma oitava abaixo do violoncelo, ou seja, oito notas antes do violoncelo, o que faz dele um instrumento GRAVE. 

Em relação ao violino,



                                que é um instrumento lindo, com som muito agudo, timbre brilhante, o violoncelo pode atingir algumas alturas parecidas com o seu timbre. Já vi uma melodia sendo executada por um violoncelo e o meu brother disse, "nossa bonito o violoncelo, agora com o violino mais bonito", ou seja, o violoncelo tocado na notas agudas confundiu-se com o violino.


Entretanto o violoncelo, 


                                        tem o seu timbre marcante, tanto nas regiões graves, médias e agudas, conforme dito acima, podendo até ser confundido com um violino (nem sempre)


O violoncelo é de timbre espetacular, mas estamos aqui para demonstra a sua extensão sonora, que é "imensa", que inicia-se na clave de Fá na 4ª linha, passa pela Clave de Dó, também na 4ª linha (tenor) e chega até a Clave de Sol.


Portanto, temos as seguintes claves no violoncelo:





A nota Dó na 4ª linha na Clave, corresponde a nota Dó na 1ª linha complementar superior na Clave de Fá, ou seja,  o primeiro Dó na corda Lá (2ª dedo na primeira posição).

Nessa clave e violoncelo faz uma voz do tenor, bem como facilita leitura, evitando linhas suplementares o que dificultaria a escrita e leitura.

Para facilitar essa relação, veja o quadro comparativo em relação as notas nas claves:



Para finalizar, vejam um quadro de referencia de todas as notas no violoncelo, muito bem elaborado (não por mim), que demostra toda a extensão do violoncelo (neste documento não é levado em consideração a clave de Dó).


Como trata-se de uma imagem em PDF, acessem por esse link:

(sugiro que baixem o arquivo para melhor visualização).


Bom, acredito que seja possível ter uma noção da extensão das notas do violoncelo. 


Daniel




7 comentários:

  1. Parabéns Daniel pela iniciativa. Obg.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. paz amigo, bah muito obrigado, e como disseste, aqui no brasil realmente é escasso informações uteis para este belo instrumento, estou começando agora, estou sem professor ( dificil achar professor aqui no sul ) mas, agradeço pelo tempo em que presta a por dicas em seu blog. sucesso a ti.

    ResponderExcluir
  4. Conteúdo muito bom excelente, parabéns

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.