domingo, 22 de julho de 2012

"Iniciando os Estudos | Primeiros de Métodos"

Prezados,

Acredito que o blog esteja com os elementos iniciais necessários. Acredito que deu para matar a curiosidade de algumas coisas deste lindo instrumento. Ainda falta muita coisa, mas vou escrevendo com o tempo.

Conversando com o grande Rui, notamos a ausência de dicas de métodos e estudos. Dessa forma, passo a escrever sobre o assunto.

Bom, iniciar os estudos de forma disciplinar é muito complicado. Queremos, na verdade, pegar o cello e sair tocando tudo. Mas não é bem assim. 

É certo que no começo a ansiedade do instrumento não deixa o estudo falar mais alto. Mas para podemos tocar bem temos que estudar. Não tem jeito. Se você não tiver aquele Dom Magnifico de Deus, vamos ter que apelar para os estudos. Se tiver o Dom e quiser também pode estudar.

Chega de papo!!!

Métodos:

Existe um método chamado, Nelson Gama. Esse é o cara. Teve coragem de fazer estudos simples, fáceis e um método auto explicativo. Não é um método completamente completo, mas para quem está estudando em casa é uma boa. Com as suas pesquisas, e algumas dicas desse blog, fica mais complementar.

Comece com ele. Nelson Gama v.1. Por mais que ele não exija muito, ele é muito bom. Este método é super parecido com o Dotzauer (que vou falar mais abaixo), apenas é escrito de forma mais simplificada. Abordando no inicio mais arcadas em cordas soltas, coisa que o Dotzauer não faz: (Click na imagem para abrir o arquivo)


Cara, Nelson Gama para os primeiros 6 meses de estudo ou até mais, talvez menos. Não tem pra ninguém. Sem falar que está em português...

De cara, após um mês de estudo, pouco mais, pouco menos, estude o Suzuki v.1. Veja ele aqui. Nossa, nele existe algumas musicas boas para tocar, vai dar mais animo, pois estudar método seco é muito ruim:




Suzuki v. 1 têm MP3 das musicas, você não vai ficar na mão. Certo que tem musicas nele que é muito complicadas. Mas vai estudando ele sempre. Nas primeiras execuções da partitura não é fácil, mas sempre vá estudando ele. Indo e voltando, do começo ao fim, enquanto você vai estudando o Nelson Gama.
Suzuki tem algumas lições com técnicas de arco; mas você pode ignorar essa técnica na primeira passada. Na segunda passada vai ser melhor. Da terceira vai entrar no clima. Técnica de arco é complicado mesmo. Com os MP3 da para ter  uma ideia e como é o som da arcada. São musicas pequenas e agradáveis. Parece loucura tocar o método inteiro 5 x. Mas o tempo passa rápido e ele é pequeno. 
Você pode trocar as melodias do final do método Nelson Gama, pelo Suzuki 1. Particularmente, as melodias do Nelson não são legais. Mas não esqueça de estudar as escalas do Nelson.
ah, você pode tocar algunas partituras do seu gosto também. Isso ajuda bastante na afinação, por conhecer a melodia; na vontade de estudar mais; entre outras coisas...

Tempo de Estudo | Metodologia:

Agora já sabemos os dois métodos para os 6 primeiros meses, mais ou menos. Agora, como estudá-los? quanto tempo ?

Vamos começar com o Tempo de Estudo:


Logo no inicio, como relatado no artigo sobre calejar os dedos, o tempo de estudo não tem como ser de muitas horas, por conta de dores musculares, falta de jeito, falta de animo, entre outras coisas.

Como o método Nelson nas primeiras páginas é apenas arcadas, a dor é pequena. Mas mesmo assim não é simples. Quando sentir que está doendo, para e desce por 15 minutos, mais ou menos. Relaxe os músculos. Volte aos estudos. Se estiver doendo muito pare e descanse muito mais. Se tiver doendo. Pare e estude apenas no outro dia. 
Se estiver afim de fazer um alongamento antes do estudo boa coisa é. Nunca force, forcar não é bom.
No dia seguinte, vai sentir o corpo meio dolorido, normal. Mas estude da mesma forma que relatado acima. Quando sentir que está no seu limite. Pare e deixe para o outro dia. 

Forçar demais não é saudável para nosso corpo. Você que deve sentir o seu limite. Acredito que não exista uma regra exata para isso. Mas é importante é não forçar de mais. Se tiver muita tenção, dor muscular demasiada, pare. Não é comercial de remédio, mas se o problemas persistir, procure um profissional. sinta-se à vontade para me fazer perguntas.

Com o passar dos dias vai aumentando o tempo de estudo, Tipo. Meia hora, 1h, 1h e meia. Assim por diante. Esse tempo de estudo vai aumentar com o tempo mesmo, o corpo vai pegando mais resistência.

Metodologia:

Já comentei acima mais ou menos como deve ser. Mas friso que a primeira parte do Nelson Gama, cordas soltas, deve ser muito tocada. Rapidamente você acabara com ela.

Mas peço que repita ela por uma, duas, três vezes, quantas vezes você conseguir. Isso ajudará muito nas próximas lições, que serão da notas com o primeiro dedo e os demais.
Você já deve ter lido, ou ouvido, mais ou menos, 40% da beleza do som está no arco. Fundamental saber dar arcadas. Brevemente estarei postando sobre arcadas. 
Sobre cordas soltas, estude sem o método também, tipo criando as suas próprias arcas para ir pegando mais confiança.

Quando chegar na parte de intervalos do Nelson, pegue o Suzuki nas primeiras lições e vai tocando elas numa boa. Sem muita pressa. Dê mais importância ao Nelson, o Suzuki é apenas para aliviar a secura do método seco. 

Tenha alegria em estudar o método seco. Trará bons resultados.

Agora vá estudando o Nelson Gama até o fim, trocando, se quiser, as melodias pelo Suzuki, mas não deixe de estudar as escalas que o Nelson ensina. 
Se tiver empolgado, toque o Nelson novamente. Em 3 dias, desta vez, você é capaz, acredito...
O Nelson vai ensinar apenas a primeira posição e suas variações, com pequenas explicações em português, o Dotzauer também, mas em outra língua, mais um motivo para estudar o Nelson

Agora você está apto a estudar o Dotzauer, que é um método mais complicado, e exige mais atenção e esforço. É um ótimo método.



Você vai notar que o Dotzauer é parecido com o Nelson, ou o Nelson é parecido com o Dotzauer, porém, com estudos que exige mais do aluno. 

Bom, fica ai a dica. Espero que ajude essa forma de estudo. E, caso tenha algum comentário a fazer, ou dica adicional, por gentileza, não deixe de compartilhar.

Abraços
Daniel

39 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem? Então, estou muito interessada em aprender a tocar cello. Mas tenho alguns medos, de achar muito difícil e tal. rs Tenho uma mão pequena e ainda não sei ler partitura. Sei mais ou menos com a clave de sol, já com a de fá, não sei nada! rsrs Você acha que eu deveria tentar?? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, tudo bem sim.

      Sobre a vontade, quando se quer fazer algo, quase nada pode nos parar. pode tentar sim, sem dúvida. Com a vontade a dificuldade é segundo plano. tentei tocar violino, não consegui. Cello em poucos meses estava muito melhor, em relação ao violino.
      Não é impossível tocar cello.

      Sobre mão pequena, um dos maiores celistas era pequeno:

      http://www.youtube.com/artist/Pablo_Casals?feature=watch_video_title

      Todo caso há celo 3/4, que é um pouco menor. Caso seja muito pequena. Mas pode ficar tranquila que talvez isso não seja o fator complicador.

      Já lê a principal clave, a de fá com a pratica vai ser fácil.

      Não perca tempo, é um ótimo instrumento. Grave, Médio, Agudo. tem uma sonoridade linda.

      Fique à vontade para fazer pergunta

      Excluir
  2. Eu só tenho a mão pequena mesmo, sou bem grande tenho 1, 77 cm. rsrs. (vai entender rs)
    É que vi alguns vídeos e fiquei com medo de não conseguir fazer as notas...
    Eu sou apaixonada por cello, toco violão e tentei tocar flauta transversal, até sei um pouco mas nunca fui muito apaixonada pelo instrumento. Eu amo instrumento grave, amo cello e viola de arco, rs E vou tentar sim, tomara que dê tudo certo. Muito obrigada pela força aí, adorei seu blog. :)

    ResponderExcluir
  3. Então é cello mesmo. Vc não vai se arrepender. Mas não esquenta, será possível tocar. Claro, ter uns dedões de 5 mts deve ser muito bom, kkkkkkkkk.. logo mais vou tentar postar umas dicas praticas, estou sem tempo (faculdade) mas nas férias vou mandar bala...

    ResponderExcluir
  4. Não considero o Suzuki muito bom, porque o método costuma pegar peças que foram compostas pra violino e colocam pro cello trabalhar, digo por experiência própria que não traz muita evolução. Há um método recomendadíssimo: Dotzauer vol.1. Trabalha muita técnica e ao mesmo tempo é muito melódico, a única desvantagem é que ele é escrito em francês, alemão e inglês, mas dá pra estudar tranquilamente. Gosto muito e recomendo este método!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sthéfanie,

      Obrigado pela dica. Fica ai registrada. Realmente o Suzuki é muito prático, apesar que algumas lições exigem técnicas de arco. Lembrando que existem 11 books do Suzuki, se não me engano.

      Mais um vez, obrigado pelo compartilhamento.

      Daniel

      Excluir
  5. Tem um site que disponibiliza partituras para cello, e nele tem os métodos e estudos do Dotzauer. O único porém, é que o site está em inglês e o método em inglês/francês/alemão. Talvez já conheça, mas caso não conheça é este o link http://cellosheetmusic.net/classical/d/dotzauer/

    ResponderExcluir
  6. Quando comecei a estudar violoncelo no conservatório utilizei 3 métodos inicialmente:

    Methode du jeune Violoncelliste - L. R. Feuillard
    um método do Sebastian Lee Op. 30 (que não sei o nome)
    e o Suzuki (mas bem pouco)

    gosto principalmente do feuillard
    mas o sebastian Lee também é mto bom

    Abrço

    ResponderExcluir
  7. Apenas para constar, o site do IMSLP disponibiliza metodos e partituras que cairam em dominio publico ( se nao me engano com mais de 50 anos da morte do autor). Tem varios para violoncelo.
    http://imslp.org/wiki/List_of_Compositions_Featuring_the_Cello

    ResponderExcluir
  8. Olá. Tenho 28 anos e sou um leigo em música. Gostaria de aprender um instrumento de orquestra e me interessei pelo cello. Não pretendo tocar profissionalmente, apenas por diversão. Será que se eu começar a ter aulas irá demorar muito pra começar a tirar uns sons legais no cello? Ou eu deveria começar com algo mais simples? Nesse caso qual instrumento me indicaria? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Higor.

      A questão da idade, descarta. Nunca é tarde.

      Sobre instrumento: violoncelo pode ter certeza. Se está com vontade de tocar o violoncelo, vai nele mesmo. Se pegar outro instrumento, talvez a vontade de estudar não seja a mesma.

      O tempo para tocar, vai variar do tempo que você estudar diariamente. Outro fator é a vontade de tocar. Estudando 1 hora do por dia, concentrado e com vontade de aprender, em 06 meses acredito que estará tocando alguma música do seu gosto (musica simples).

      Se estudar mais horas por dia a evolução é rápida. Na música não existe uma regra lógica. Cada pessoa tem as próprias características. Mas em regra, com o tempo o som vai sair, com o tempo os sons legais serão prazerosos.

      O começo é complicado. Mas com o tempo vai melhorando.

      Sucesso. Se precisar, fique à vontade!!!


      Daniel

      Excluir
    2. Obrigado! Levarei sua resposta em consideração! Abraços!

      Excluir
  9. Caro Daniel ,
    Sou apaixonado por tchelo , ganhei um recentemente.. Parabens por compartilhar seu conhecimento com os demais. Acabei de iniciar uma compra do metodo Nelso gama pela internet e quando vejo , voce esta passando para os demais de graça , voce esta de parabens!
    O metodo Suzuki nao estou conseguindo visualizar , se voce puder passar ele dinovo eu vou ficar muito mais agradecido..
    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi.


      Está atualizado. Agora é só estudar...


      Bons estudos. Se precisar estamos ai!!!!


      Saudações
      Daniel

      Excluir
  10. Olá, Daniel.

    Estou decidida a aprender Cello. A música sempre esteve presente na minha vida, aos 6 anos eu tive aulas de piano e eu dizia que seria pianista quando crescesse, mas por dificuldades logísticas eu parei.

    Toco um pouco (bem pouco) de violão também. Sou apaixonada por música! Instrumentos de corda, de sopro, percussão, tudo que faça boa música, mas o Cello é especial... Pra mim, o som do cello tem cor, cheiro e gosto!

    Tô muito animada pra começar, espero aprender direitinho e conseguir tocar bem. Quero tocar jazz! Obrigada pelas dicas, já favoritei o blog aqui.

    Abraços,

    Lize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lize.

      Obrigo. Pelo jeito, tu gosta muito de música. Certamente terá facilidade para tocar o Cello.


      Cello tem um som muito especial. Muito melódico, muito sentimental. Mas também pode tocar qualquer tipo de música, qualquer estilo. Alcança diversas alturas. Sou uma apaixonado pelo som dele. Tanto com o arco, como sem o arco.

      Se precisar de algo, pode me avisar.


      Daniel

      Excluir
  11. Excelente... eu to aprendendo cello a pouco tempo (3 meses), e realmente o Nelson Gama é muito bom tenho os 2volumes e do suzuki tenho os 10 todos em pdf rsrsrs. Amei o blog, meus professores sempre dizem para pesquisar na internet mas nunca achei muita coisa sobre este instrumento divino e quando acho na maioria das vezes é em outro idioma. Então vou ficar com certeza acompanhando o blog!!! Valeu Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela.

      Obrigado. Caso tenha alguma sugestão de postagem, por favor, fique à vontade.

      Excluir
  12. Olha...só tenho a agradecer pelo site cara...comprei meu cello antiontem e graaaaças a Deus encontrei este site,parabéns pra vc q Deus te abençoe grandemente!! Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Sucesso nos estudos. Se precisar, estamos à disposição.
      Daniel

      Excluir
  13. Olá Daniel... Obrigado pelo site, muito bom mesmo... E os comentários também tem ajudado muito...
    Sei tocar algumas musicas no violão, nunca me dediquei para tocar profissionalmente, mas ultimamente criei vontade de aprender cello, estou pesquisando e já aprendendo a parte teorica, mas eu ainda não tenho o cello, pretendo comprar daqui pro fim do ano, e apesar de ser muito caro estou vendo se consigo comprar um da marca Eagle CE300, sabe dizer alguma coisa a respeito dele e alguma dica na hora de comprar? Aqui na minha cidade não tem, vou ter q comprar em outra cidade ou pela internet....

    obrigado ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato. Boa escolha esse instrumento é muito recomendado por muitos. Geralmente quem tem gosta e ficará um instrumento para a "vida inteira". No geral, na hora da compra, veja essa postagem:

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/07/violoncelo-chines-como-escolher.html

      acredito que possa dar um norte. Qualquer coisa, estamos ai.

      Daniel

      Excluir
  14. Oi Daniel, e galera que acompanha o blog. rsrsrs
    Você sabe de algum DVD, ou videoaula para ajudar...
    Eu estou aprendendo ha uns 2 anos, mas passei por alguns periodos de desanimo, onde fiquei ate meses sem pegar no cello. terminei os dois livros do nelson gama, fui ate o 5 do suzuki, e o 1 do dotzauer, mas nao sinto que aprendi (rsrsrs não sei explicar)
    baixei umas aulas de técnicas de arco em inglês, fiz uma apostila só sobre arco juntando o que encontrei, e consegui melhorar um pouquinho (de péssimo para ruim rsrs) então parece que vendo, e ouvindo fica bem mais fácil.
    Então dai a minha vontade de encontrar qualquer material que ajude.
    Valeu abç.

    ResponderExcluir
  15. Aeeeê... pouco depois que postei aqui a pergunta pra saber sobre videoaulas e dvds, achei no youtube um canal, que tem algumas videoaulas e em português, provavelmente alguns já conhecem, mas pra quem não conhece ainda eis o link:
    http://www.youtube.com/user/cesar4475/videos

    Eu não assisti ainda, vou assisti em casa, mas espero que seja de grande ajuda, pra mim e pra todos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Comecei estudando o Suzuki, e é muito bom! No início olhando apenas as partituras pode parecer difícil, e as figuras podem dar um tantinho de medo pra quem ta inciando rs , mas ouvindo fica mais fácil.
    Acho importante também tocar corda solta para observar o dominio do arco, e escalas são importantíssimas também. Fazer escalas em diferentes arcadas e ritmos ajuda bastante! Afinal, escala é a base né.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam.

      Verdade. muito bom seu comentário.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ola bpa noite a todos. Estou iniciando no cello. Baixei alguns metodos e li algjmas dicas. Estou muito aggradecido pela iniciativa do blog e que bom que esta na ativa ate hoje. Desejo muito mais anoos de vida! Os amantes da boa musica agradecem! Bom ... A minha duvida é sobre o metronomo e a bpm mais adequada para iniciar os estudos. Estou começando com 60 bpm... Sera que ta legal?? Mais uma vez obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Também espero poder continuar!!!!

      Sim, 60 bpm é sim.... talvez pouco mais pouco menos.. mas é uma boa sim.

      Se precisar, pode perguntar.

      Excluir
  19. Estou instigadissimo nos estudos!! :D
    As Liçoes 24 e 25 cordas soltas do nelson gama estao pegando!! Ficando mais rapido e mais complexo, mas vmos em frente! Vou manter 60bpm, acho q quando conseguir executar bem neste tempo, ficara mais facil la na frente. Eestou certo ou devo diminuir diante da dificuldade? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está bom!!! Mas nada te impede de fazer com outras velocidades.. ok ?!

      Excluir
  20. Sou violinista a 9 anos, agora irei mudar para o Cello, Me ajudem a escolher uma marca boa, e com dicas de dedilhados pois meus dedos são pequenos e o dedilhado do Cello o espaço é maior com suas dicas consiguerei ir bem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Rolim: Veja essa postagem. http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2014/06/rolim-milor-44-sombreado-relato-pessoal.html


      Sobre o tamanho das mãos, isso não é problema.

      Excluir
  21. Suas dicas foram ótimas e se consolidaram em meu estudo. Toco há quatro meses e estou finalizando o Nelson Gama vol.1. Baixei o Suzuki junto com os mp3 e em três dias já toquei quase o método todo. O Nelson facilitou muito a degustação do Suzuki que é complementar e muito mais agradável, já que tem várias músicas fáceis para tocar. Isso incentiva muito o aprendizado, já que o do Nelson Gama é realmente mais seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André. Esses comentários realmente são muito bons para todos. Sinta-se à vontade parar elaborar postagens e postar no blog. Será de muito proveito para muitos.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  22. Tenho estudado e evoluido bem. Cada video, cada apresentaçao me fazem continuar. O Gama foi otimo! Estou começando o suzuki. Estou gostando muito, pois como foi dito anteriormente, as musicas contidas no metodo sao muito estimulantes. Sobre a postura: nao sou muito de seguir as regras e deixo o cello em local de favil acesso, onde da p sentar e tocar rapidamente. Tenho sentido incomodo na linha da cintura, virilha,... Gostaria de saber se alguem tbm sente ou sentiu, se tem alguma relaçao com a postura e com o local de assento. Grato.

    ResponderExcluir
  23. Uhuuu! Finalmente!! Consegui tocar bem a minha primeira musica no cello!! Depois de estudar os exercicios toquei French Folk Song e ficou mto legal!! Claro que sem vibrato, sem muita tecnica, mas tanto a postura quanto a sonoridade ficaram bem legais. To feliz e mto motivado pa continuar e tocar todas do vol. 1 . Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  24. Prezado.

    A questão de não seguir as regras, tudo bem. Porém, muita das vezes não é uma regra sem fundamento qualquer, ou seja, a regra justamente serve para eliminar possíveis dores no corpo ao tocar.

    Talvez vc esteja tocando com a cadeira baixa, o fazer sentir essas dores. No geral, tente sentar em cadeiras altas (de cozinha) e deixar o espigão solto, sendo ele deve ficar na vertical.

    Mas, cada um tem uma postura.

    Se quiser conversar mais sobre, me envie um e-mail:

    limeira.daniel@gmail.com

    Saudações

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.