quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Notas do Violoncelo | Primeira Posição Natural"


Prezados,

Na hora de iniciar os estudos da mão esquerda, não sabemos aonde estão as notas do violoncelo. Neste artigo vou mostrar aonde estão as notas da primeira posição. Mas primeiramente, segue duas pequenas legendas muito utilizadas:


Polegar
ø
Indicador
1
Médio
2
Anular
3
Mínimo
4
Aqui são os dedos da mão esquerda. Os métodos utilizam muito dedo 1, 2, em cima das notas que devem ser tocadas. Isso ajuda muito no começo. Essa tabela é fácil de decorar.




Legenda
C
D
Mi
E
F
Sol
G
A
Si
B
Sustenido
#
Bemol
Bequadro

Isso é para decorar. Não temos como fugir. Trata-se de cifras. Muito utilizadas para se tocar violão. A maioria dos métodos utilizam essa linguagem que agiliza a leitura. Importante essa tabela. 


Bequadro, para quem não sabe, é voltar a nota ao seu estado anterior de uma nota sustenida (#) ou bemol (♭). Simples assim.






Deixando essa micro-teoria (é mais gosto tocar não é?!). Vamos a parte que interessa. As notas do Violoncelo, descritas na tabela abaixo:


Corda C
 CordaG
Corda D
 CordaA




D (1)
A (1)
E (1)
B (1)


F (2)
C (2)
E (3)
B (3)


F (4)
C (4)
G (4)
D (4)
Essa é a primeira posição natural, ou seja, não tem nenhum acidente. Faça assim: Coloque os seus 4 no inicio do espelho, mais ou menos no término do 4 dedo, que o primeiro vai começar. (vide video simples).



Quando o video começar ele vai ficar reto. Fiz isso para pegar o espelho quase inteiro. A posição do corpo esta incorreta a antre-braço, é mais para olhar aonde estão as notas ( distancia entre uma e outra). Meu 4 dedo é torto (pois é sofro um pouco com ele), fazer o que...

No inicio é muito normal tocar a nota desafinada. Mas como é Dó - Ré, fica mais fácil de achar a nota e as demais.  Imagine: Dóoooo - Réeeee. Seja persistente, é complicado no começo. O espaço entre o Dedo 1 e o dedo 3 é de quase 4 dedos. Entre o dedo 3 e 4 é mais ou menos um dedo. Tudo vai depender do tamanho do dedo da pessoa, é claro. Mas fica uma dica para ter uma noção de espaço. 

Lembre-se que ter mão grande ajuda, não tenho dúvida, mas ter a mão pequena também se pode tocar. Eu tenho a mão média. Consigo tocar numa boa. Além de a mão esticar com os estudos. Sim ela ficar maior. Não muito, mas um pouco. (fica mais elástica).

Outro ponto fundamental: o dedão deve estar na altura do segundo dedo. Ele é meio rebelde no começo. Mas logo ele fica no lugar. Ele é para marcar a posição. Ele pode dar pequenas mexidas. Não há problemas nisso. Apenas tome cuidado para ele não ficar se mexendo muito. 

Veja na foto como ele deve estar. Veja que ele fica na linha do 2 dedo. Ele pode ficar apontado um pouco para cima, ou em linha reta. Tente deixa-lo relaxado.




Ele serve para guiar a mão. É possível tocar sem ele, não muito, mas é. Tente eliminar a tensão dele com os dias.

A força deve estar na ponta dos dedos. Tente programar o seu cérebro para jogar a força lá. Procure usar a parte do dedo em que tiver mais carne. Mas lembre-se de um detalhe muito importante: Não é muita força, é jeito. É mais jeito do que força. Procure não forçar e diminuir com o tempo a tensão (isso é complicado mesmo).

Estude bastante sem o arco. (pizzicato) isso ajuda a afinar, ter a posição e calejar os dedos. Sem contar que podemos estudar à noite dessa forma. Mas estude com o arco também.

Segue agora um guia com todas as variações da mão esquerda na primeira posição. ótimo guia de todas as variações. ajuda a memorizar. espero que gostem. Usem.


Bom fica ai a dica. Espero que este artigo possa ajudar. Caso tenha dúvidas, entre em contato, terei a honra em ajudar.

Caso tenha experiência, não deixe de nos ajudar, pois quanto mais informações disponíveis, melhor...

Saudações
Daniel

29 comentários:

  1. ótimo blog, me ajudou mt!!

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando muito do blog ;D
    A respeito da posição do dedão.. eu vi instrução de professores (em masterclass) orientarem para não ficar tão preocupado assim com a posição dele... era para deixar "ele ficar no lugar que ele quer" hahahaha claro, não vai colocar num lugar absurdo.. mas como ele funciona como um contraponto / contrapeso, era mais indicado deixá-lo se acomodar aonde fosse melhor dependendo do tamanho da mão e tals.... agora não sei hehe ;) sucesso com o blog, tá excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Você tem razão, por esses dias li algo sobre isso, ou seja, o dedão deve ficar realmente livre e o professor foi mais afundo, se possível tire ele do braço. Mas acredito que é para quem tem mais experiência ao tocar. Muito bom seu comentário. Obrigado

      Daniel

      Excluir
    2. ApdD! Comprei meu instrumento, Eagle CE300 (seminovo e ajustado,particamente novo sem ricos...)
      Eu já treinava essa escala no violão afinado em 5s!, ele apoiado entre as pernas (igual a cello barroco sem espigão...rs) Muito loucura mas pareceu dar resutado...rs

      A minha dúvida quanto a primeira posição é: posso usar o dedo 2 como apoio para o dedo 3 (na corda c e G)? ou tem que deixar levantado/ dobrado igual no vídeo?

      Excluir
    3. Amém. Que loucura.. rsrsrs. Fiz algo semelhante também.

      Marlon, veja: a certos momentos que ele pode sim ficar preso na corda, por exemplo, para fazer vibrações. Eu não uso assim, mas já vi que o use.

      Ele pode ficar preso, no caso da próxima nota ser a mesma do segundo dedo, assim, não há necessidade de tirar ele.

      Para fazer escalas, sugiro que ele fique preso. Com o tempo vc vai notar quando ele deve ficar e quando deve tirar.
      OK ?

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. alguem poderia fazer um video ensinando as posições de sustenidos e bemois no cello?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=xbl7VI_HN5OPgwSrqoQQ&url=http://translate.google.com.br/translate%3Fhl%3Dpt-BR%26sl%3Den%26u%3Dhttp://www.kuzara.com/%26prev%3Dsearch&ved=0CDMQ7gEwBQ&usg=AFQjCNFjTMTY47LxZFAHAckw0bgR7vwvJw

      Excluir
  4. ae vlw to pensando em comessar a aprender cello e esse blog me ajudou por nesse momento estou sem professor por tempo indeterminado e eu ja toco um instrumento k eh a batera toco numa orquestra eajudou muito porque foi como um 1° dia de aula k o professor da as dicas muito obg se puder me dar uma dica de metodo para baixar agradeceria.Obg e boa sorte k deus te abençoe cara vlw mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calebe. Obrigado.

      Método legal para você que está sem professor eu indico o Nelson Gama. Trata-se de um método simplificado que ajuda muito a entender o estudo do cello, pois além de ser facilitado, está em português.

      Veja essa postagem, aqui tem um remudo detalhado dos principais métodos para iniciantes: (se o link não funcionar vai na ABA DICAS DE ESTUDO:

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20de%20Estudo

      sucesso hermano!!

      Daniel

      Excluir
  5. muito boa essas dicas!Amei,pra mim que ficou sem professor,me ajudou muito,mas tambem gostaria de ver um vídeo com estudos sobre bemóis e sustenidos....

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas! Parabéns!
    Uma dúvida: Um amigo meu disse-me que, por ser violinista, afinou o Cello com a mesma afinação do violino, ou seja : E-A-D-G ( debaixo para cima).
    Isso é possível sem perder as características do som do Cello?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo.


      Veja bem, certamente a dinâmica do instrumento não será a mesma. O instrumento foi projetado para ser usado na forma que se encontra. O som será, praticamente, outro. Acredito que não será o mesmo timbre forte que o cello tem. Talvez o som fique próximo ao original, teria que fazer os testes para ter certeza.


      Aproveitando:

      se for fazer isso, apenas cuidado para não abalar com a estrutura do instrumento (quebrar cordas, quebrar tampo....).

      Se for para facilitar os estudos, talvez será mais complicado, considerando que todos os métodos e partituras estão escritas para o instrumento original, a não ser que você vai tocar de ouvido. Neste caso, as músicas próprias de cello, certamente, não serão possíveis de ser executadas, uma vez que as cordas não são as originais.

      Abraço!
      Daniel







      Excluir
  7. Daniel,

    Suas dicas são muito boas e aproveitáveis.
    Estudo violoncelo e a primeira etapa da primeira posição já está quase concluída, e agora vou começar a estudar a segunda posição, tem alguma dica para a segunda posição? E aproveito para pedir dicas de como fazer o vibrato!

    Muito obrigado,

    Lucas

    ResponderExcluir
  8. Lucas.


    Após a primeira posição, via de regra, estuda-se a quarta posição. A quarta posição inicia-se na nota sol ( na corda Dó). Assim o primeiro dedo será a nota sol na corda dó, a mesma o mesmo som da corda sol solta. Ai vai, sol, lá, si, ré, mi, fá.....

    Se quiser podemos noas falar mais limeira.daniel@gmail.com


    Ando meio sem tempo este final de ano, mas espero em breve poder postar as outras posições..


    um abraço..

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Valew. kk PARENDI UM POUCO MAIs PELO VIDEO haha
    Thanks

    ResponderExcluir
  10. Daniel!
    Grato pelas dicas, estou começaondo e estava com muitas dúvidas,
    não tenho professor e estou tentando aprender sozinho, é bem difícil, sou canhoto
    complica um pouco......
    seu blog é ótimo parabéns!

    ResponderExcluir
  11. obrigado pela dica me ajudou muito !!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.
    Quero aprender celo e gostaria de esclarecer uma dúvida:
    A corda dó está representada em qual lugar da partitura (clave fá)? Na segunda linha complementar inferior?
    Estou perguntando porque esse dó é obtido na corda si (grossa) do contrabaixo de 5 cordas pressionada na primeira casa. Ou seja, a corda dó do violoncelo é mais grave que a corda mi do contrabaixo e quase tão grave quando a corda si do contrabaixo elétrico de 5 cordas. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cephey.


      Isso mesmo, a corda dó do cello inicia-se na segunda linha complementar inferior. Depois segue-se a escala. O cello é grave, podes crer, é médio, podes crer, também é agúdo. kkkkkk.. De fato a extensão do violoncelo não brincadeira.

      veja essa postagem para ter ideia da dimensão da extensão das notas do violoncelo:

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2013/07/extensao-completa-das-notas-do.html

      Ah, aprenda violoncelo, você não vai se arrepender.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  13. AppD!
    Daniel, tem dica para treinar recuo do primeiro dedo na primeira posição?
    Estou sofrendo um pouco, faco um certo esforço depois de tempo cança...
    O polegar recua tb?
    Posso usar o dedo 2 por cima do 1 como apoio no recuo?
    As cordas (mauro calixto) não estão altas... pelo menos não na pestana... entao acho q o prob sou eu..rs. assim como o si(b) msm mi(b) é tão mais confortável na terceira e quarta posiçao... mas tenho q ficar bom na primeira posição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon,

      Não sou perito em recuro e extensões, mas vou dizer o que sei:


      Primeiro:

      Evite recuos e extensões, use-as quando necessárias. São recursos extras que devem ser usados com moderação, e não como regra. Entende ?!

      Outra dica, quando usá-las, relaxe em seguida. Elas são complicadas de fazer mesmo (principalmente na primeira posição e se for muito criterioso com a regra do dedão fixo.

      Segundo:

      Você pode, desde que devidamente usado, relaxar o dedão para fazer um recuo. Apesar de perder a referência, ajuda um pouco a ter mais facilidade para fazer o recuo. Mais uma vez, use recuo somente quando necessário.

      Aprenda a meia posição, melhor do que ficar sofrendo com esses recuos!!

      Espero ter ajudado

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  14. Meus caros! Estou usando a mão esquerda há um mês mais ou menos. Percebo que estou fazendo tudo conforme o texto. Mas as dores no musculo abaixo do polegar e nas juntas de todos os dedos estão judiando de mim. Preciso saber se isso é normal, e se for, quanto tempo mais ou menos vai passar. Obrigada!!! E super abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, com vai ?


      Então, ainda sente dores ? Dores por muito tempo significa que algo está errado, tente relaxar o máximo possível. Lembre-se que a força para tocar vem das pontas dos dedos. O dedão serve de apoio e não deve ficar pressionando o braço do cello como se fosse uma braçadeira.

      Aperte seu braço direito com a ponta dos dedos sem o apoio do dedão, é mais ou menos essa presão que vc deve aplicar.

      Por fim lembre-se, não é força é jeito. é mais jeito do que força. Ok ?

      Excluir
  15. A paz de Deus irmão Daniel, a minha dúvida é, quando eu sei a hora de mudar de posições?

    ResponderExcluir
  16. oi daniel tudo bom
    vejo em alguns videos que os musicos usando o dedao para formar notas tambem como faço isso, e voce poderia me passar algumas tecnicas para o vibrato? segue o email caso vc possa me orientar por la. desde ja muito obg
    luizachaves1602@gmail.com
    luizachaves1602@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou aprendendo e logo que peguei meu violoncelo no luthier que tinha trocado uma corda rebentada e alinhou o cavalete, fui dar um grau de afinação arrebentou de novo, agora a corda Dó, tem alguma dica pra me dar?

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.