domingo, 22 de abril de 2012

"Violoncelo Chinês"

Tema que gera muitas dúvidas para aqueles que querem iniciar os estudos no violoncelo, ou seja, qual é o melhor custo beneficio para um violoncelo para iniciantes ? Essa resposta é complicada e para cada violoncelista que você fazer  essa pergunta poderá obter uma resposta diferente. Mas tenho uma experiência a ser compartilhada.

Há muito tempo tive vontade de ter um violoncelo para estudar. Com a ajuda da internet, pesquisei muito, muito, muito. Acredito que, talvez, esse foi o meu problema em demorar muito tempo para comprar um violoncelo. Fiquei 03 anos para poder comprar um.

Nas minhas pesquisas, sempre escutei (ou melhor li) violoncelistas dizendo que um violoncelo chinês atrapalha no aprendizado do aluno. Foi diante disto que nunca tive coragem de comprar um violoncelo chinês, o que o meu dinheiro poderia comprar na época que seria um violoncelo de R$ 700,00, mais ou menos por ai. Mas o tempo passou, parei de estudar a música, e nunca que conseguia juntar um dinheiro para comprar um violoncelo de autor avaliado, na maioria das vezes, em R$ 4.500,00 a R$ 30.000,00.


Mas tive a minha experiência e digo, o pior violoncelo é aquele que você não tem. O violoncelo que atrapalha no aprendizado é aquele que você não tem. Não ter um violoncelo é não ter como estudar, portanto, é nunca progredir na vida musical. Não ter um violoncelo, ou o seu instrumento de preferencia, é pior que o pior instrumento da terra.


Como disse acima, 03 anos para ter o meu violoncelo. E quando tive, não foi o melhor. Sai de casa com o objetivo de pegar o violoncelo mais simples da Teodoro Sampaio, e foi assim que Deus cumpriu.


Foi com o meu primeiro violoncelo que dei as primeiras arcadas, que toquei as primeiras notas. Foi ele, o meu violoncelo Alan que diga-se, o cara é duro, feito de compensado, e as cordas tem quase um metro de distancia do espelho, que comecei a tocar. Sem ele não teria tocado, não teria mesmo. Portanto, amigo, se você não tem dinheiro para comprar um violoncelo de autor, vá e compre um violoncelo chinês e comece a tocar para você descobrir mais sobre este lindo instrumento.


Agora, é uma verdade que deve ser dita, mas antes quero deixar claro que é com o seu violoncelo que você vai aprender a tocar, seja ele feito por qualquer lutier de qualquer ano e de qualquer fama, ou seja ele feito por uma industria que visa apenas o lucro e não está nem ai para a qualidade, e neste que você vai aprender a tocar. Mas a verdade é que um bom violoncelo ajuda no aprendizado, bem como anima os nosso ouvido.


Amigo, se você quer um violoncelo chines, vou dar uma dica mais prática, ou sejam vou dar nomes:


- Violoncelo Alan: 


Custa R$ 600,00 a R$ 800,00 


Toquei neste violoncelo, por 07 meses. O cara é duro, feito de compensado. Coloquei  um jogo de corda novos e no primeiro dia ela estouro. Coloquei culpa no violoncelo, mas acho que foi eu mesmo que afinei de mais. Mais tudo caso, na pestana dele tinha uma deficiência que ajudou a quebrar as cordas. 


Levei ao lutier para trocar a alma, cordas, cavalete e ajustar as cravelhas. Tudo isso fez com que ele ficasse com um som ou pouco melhor. Coloquei um estandarte em ébano e tirei todos os micros afinadores. O som ficou pouca coisa melhor. Melhorou um pouco.


Mas ele é duro, para tirar uma nota tinha que aperta muito, com o quarto dedo quase que não era possível. Vibrar, nossa, muito complicado.


Mas veja: Paguei R$ 650,00 + R$ 350,00 de ajustes + R$ 200,00 em arco novo, breu bom e estandarte em ébano = R$ 1.200,00.


Certo que foi tudo dentro de 04 meses. O Violoncelo foi parcelado, e o resto foi a vista, sendo um a cada mês.


Conclusão, o violoncelo, na real, saiu o preço de um Violoncelo da marca Eagle, CE 200, que foi falar a seguir.


Amigo, apenas compre o Alan, se estiver com muita vontade de ter um violoncelo e não consegue esperar mais para comprar um na faixa de R$ 1.000,00 a R$ 1.200,00.


- Violoncelo Eagle CE 200


Custa na média R$ 1.200,00


Já toquei nele. Tem as cordas leves, tem uma sonoridade bem melhor que a do Alan. Um irmão me disse que a sonoridade dele é melhor que um Rolin ( vou falar abaixo). Acho que ele está certo, apesar de gostar do som do Rolin. 


Acredito que este violoncelo é legal para se começar a tocar. Tenho um irmão que toca ele há um tempo e esta contente. Claro, tem as sua limitações, mas, pelo menos você não tem que ter a mão de alicate para conseguir tirar uma nota, como disse acima no Alan. Acho que da para tocar com ele no começo sem ajustes de lutier. Depois levar para um ajuste básico, e juntar  uma grana para comprar um melhor. Assim, você já vai conhecer sobre violoncelo e saber como escolher um violoncelo. 


- Violoncelo Rolin


Custa na média R$ 1.300,00


Trata-de de violoncelo feito no Brasil com madeiras brasileiras. Foi tocando em um Rolin que percebi que o meu violoncelo Alan era duro e tinha a sonoridade muito fraca. O Rolin não tem uma harmonia em todas as notas, apenas em algumas. Mas todo caso, é um instrumento muito bem feito. Diariamente vejo um de perto e a qualidade dele é muito superior ao Alan e até ao CE 200, mas veja, ele é feito com madeiras brasileiras o que deixa o seu som a desejar. Mas para um instrumento para iniciantes é uma boa. Mas o dono prefere o som do CE 200, e de fato, o som do CE 200 é mais alto mesmo e mais bonito. Mas fica ai a dica para quem quer um instrumento muito bem feito é está dando oportunidade as madeiras brasileiras que são as primas das madeiras originais e não será de madeira compensada. Na dúvida entre outra marca desconhecida, fique com o Rolin.


Todo caso, eles fazem sob encomenda com madeiras corretas, verniz correto e com ótimos preços. Nunca toquei, mas já ouvir falar bem. Posso dizer que o feito com madeiras brasileiras é muito bem feito e tem o som até que agradável.


Conclusão


Pelo que parece, o CE 200 ainda é uma boa para aqueles que querem iniciar os estudos. Até esta data (23/04/2012), é a dica que posso dar. Assim que possível, caso descubra outra marca dentre esses preços que tenha um ótimo violoncelo, postarei aqui. 


Mas lembre-se, muito pior é não ter um violoncelo para começar a tocar. Depois de um tempo, podemos ter um violoncelo melhor para aprimorar o nosso aprendizado, pois de fato, um bom instrumento ajuda no aprendizado.


Brevemente tentarei postar para instrumento de estudantes avançados.


Um grande abraço, deixe seu comentário. Deixa a sua experiência. E criticas também.

69 comentários:

  1. Realmente Daniel,
    não ter o instrumento é pior do que te-lo, mesmo que o danado não esteja nos seus ajustes e dimensões apropriadas. Tenho um violino e uma viola e estou fechando negócio em um Cello. Dou aulas na igreja há alguns anos e vejo que por mais que falo para o hermanos que ajustes são necessários, cordas precisam ser trocadas ainda existe a resistência de dizer que está bom daquele jeito e tal... Infelizmente há aquele negócio que se Deus "preparou" esse instrumento tem que ficar assim. Como está escrito na palavra "...Tocai e Cantar bem", ou seja, não pode ser de qualquer maneira, arcadas simétricas, vibratos ordenados tudo isso faz parte da beleza musical... Enfim, o som que Cello proporciona ainda esta longe de ser totalmente explorado na igreja. Mas, vamos estudando de vagar, chegará um momento que a mudança ocorrerá. Parabéns pela iniciativa ... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, obrigado.

      Também concordo. Deve ser a junção das duas coisas. Assim está escrito em 1 Coríntios:

      Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
      1 Coríntios 14:15

      Sobre a Cello, ele de fato tem um som lindo e é bem completo. Mas acredito que teria que ter mais violoncelistas para ter mais proveito na igreja.


      Sobre o Cello que você está fechando negocio, se quiser ajuda, quem sabe eu possa ajudar.

      Mas mesmo assim, quando adquirir, deixei um comentário aqui para registrar para as demais pessoas.


      um abraço!

      Excluir
  2. Olá Daniel!

    E o CE 300 da Eagle, o que vc me diz a respeito?
    Entre o CE 200 e CE 300, qual vc me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel.

      Toquei pouco em o CE 300, entretanto gostei dele. Ele tem bastante volume de som. É alto. Mas perde um pouco em timbre. No geral é um ótimo violoncelo. Sem falar que ele é muito bonito.

      Ele é melhor que o CE 200. Tem madeiras mais selecionadas e o verniz é melhor.

      Fico com o CE 300 em relação ao CE 200.

      Todo caso, esses modelos da Eagle é uma ótima escolha, pois futuramente, caso queira trocar, vai conseguir mais mercado de venda.

      Duas dicas:

      Testar instrumentos de cordas em loja não é muito possível, principalmente por causa das cordas de fabrica. As cordas de fabrica tem um nível baixo de qualidade. Portanto, se for comprar na loja física e tiver dois ou três modelos, procure o que tiver madeiras mais rajadas (na frente em vertical e atrás em horizontal) e procure se já defeitos no espelho (braço). Olhe mesmo. Procure. O vendedor vai ficar meio ansioso, mas parte do negócio.

      Se for possível, já inclua no seu orçamento um possível ajuste de lutier, em média por R$ 300,00, incluindo troca de cordas, cavalete e alma. Isso fará com que seu instrumento fique ótimo por meses para se tocar. Todo caso, se for possível apenas trocar as cordas, coloque as Mauro Calixto. Depois delas somente as importadas que são $$$$$. Mauro Calixto você encontra por R$ 50,00, 70,00 a R$ 100,00.


      No demais, se puder ajudar, ficarei feliz. Fique à vontade para entrar em contato.

      Abs
      Daniel

      Excluir
  3. Daniel, gostei muito do que você escreveu. Eu comprei um Eagle CE 200 e estou perdido quanto aos ajustes que devem ser feitos, comprei o meu na Teodoro, não sou de São Paulo, só vim pra comprar pois onde moro não há lugar para comprar.
    Ele está zerado, o cavalete não está colocado, as cordas são de fábrica, tudo. O que você acha que eu devo fazer e quanto tempo demora para fazer estas modificações? Preciso voltar para a minha cidade mas gostaria que ele estivesse pronto para começar a apreder a tocar. Além disso, você recomenda algum luthier? Que faça um bom trabalho por um preço justo?
    Muito obrigado!

    Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo,

      Coisa boa. CE 200 é uma boa para iniciar os estudos e tocar também, porque não.

      Na própria Teodoro tem um lutier, Lutier Gabriel, fica quase no final, em uma galeria, no fundo. Ele faz ajustes básicos por um bom preço.

      O lutier que eu levo, para falar a verdade, cobra pouco caro, mas o serviço dele é bom e justo, usa ótimos produtos.

      Mas seja qual for o lutier, não aceite cordas que não forem Mauro Calixto. São ótimas manolo, boas mesmo... Veja no blog algumas dicas.

      Entre em contato como Jayme http://jaymelandim.musicblog.com.br/

      e-mail: "Jayme Landim" jaymelandim@yahoo.com.br

      Uns 3 dias para ajustar. Explique a sua situação, ai eles fazem mais rápido. eles demoram mesmo, para não dar aquela ideia de dinheiro rápido, tipo chaveiro que cobra R$ 300,00 por uma chave de carro...kkkkk

      ótima escolha. Cello é lindo cara, vc não vai se arrepender.

      Fico aqui, pode perguntar à vontade..

      grande abraço

      Daniel

      Excluir
  4. Olá Daniel, gostei muito do seu artigo. Concordo em gênero e grau com você.

    Interessante sobre o que você falou das cordas Calixto, porque eu também percebi que são muito boas. No meu caso, aconteceu que ganhei um jogo de cordas Pirastro, mas percebi que o som de um jogo Calixto fica tão bom quanto (e no caso na corda Lá, ficou melhor, pra minha surpresa).

    Claro, meu luthier explicou que as Pirastro que ganhei são realmente muito boas, mas era necessário que eu reajustasse o timbre do instrumento também.

    Tenho um CE 200, e toco em uma igreja chamada Congregação Cristã. Os irmãos me presentiaram com ele quando terminei de estudar a teoria musical.

    Logo no início consegui fazer uma pequena reforma com um bom luthier aqui da minha cidade. Troquei cordas, cavalete, estandarte, alma e, principalmente, o espelho, este último colocando uma madeira brasileira, a caviúna.

    Em resumo, estou muito contente, mas pretendo encomendar um quando tiver condições.


    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Deus.

      Nossa, deve ter sido muito bom..

      Me conte mais sobre essa troca de espelho. Fiquei muito curioso...

      Meu sonho, encomendar um. Qual é o seu Estado ? Cidade ?

      Saudações, Hermano.

      Daniel

      Excluir
  5. o eagle ce 300 é muito bom para iniciantes, feitos os devidos ajustes por um luthier. madeiras brasileiras não são muito indicadas por não abrirem o som. quanto aos chineses, o próprio ce300 é chinês: a eagle só empresta o nome. APDD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o CE 300 é uma boa pedia de instrumento. Com os devidos ajustes e um arco bom...

      Apenas, aproveitando o seu comentário sobre madeiras brasileiras, também tinha essa imagem. Pelo que parece, elas são muito boas sim para fazer instrumentos. É claro, existe uma gama muito extensa de madeiras, cada uma com a sua qualidade. Mas já ouvi instrumentos com madeiras brasileiras que o som era muito lindo, muito lindo mesmo.

      Conheço um músico do blog que ele tem um cello com madeiras brasileiras que tem o som muito potente, grave, aveludado. Realmente é uma boa pedida para iniciantes. Claro, talvez ser quiser tocar profissionalmente, nada igual ao Abeto... Mas um instrumento feito à mão com madeiras brasileiras, quais ainda não sei, é uma boa pedia.

      Para finalizar, existe uma madeira brasileira, Jacarandá, essa madeira é chama a Rainha das madeiras para fazer violão clássico, sendo usada para as laterais e fundo. Essa opinião e majoritária.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  6. Olá Daniel, gostei muito do seu blog, está me ajudando muito... Estudo violino há 2 anos, mas devido a um problema na articulação da mandíbula, terei que parar por um tempo. E como não vou conseguir ficar longe da música, e como gosto muito do cello também... Estou tentando vender o meu violino para comprar um cello, e me parece que o ce200 é uma boa opção mesmo. Você poderia me esclarecer umas dúvidas? Você acha que se daqui a um tempo, eu mandasse o luthier tirar o verniz do ce200 e envelhecê-lo, ele chegaria a ter uma qualidade parecida com a do ce300? O meu luthier fez isso no meu violino e ficou muito bom o som, e muito mais bonito também... Estou tocando em um Alan, e nossa, ele é muito duro mesmo... O ce200 é mesmo mais macio, (o toque das cordas) com as cordas mauro calixto? Porque o Alan que estou tocando está com a calixto, mas é duro demais... Se você puder me responder, eu agradeço muito...
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia. De fato, o Alan é bem simples mesmo.


      CE 200 é mais macio e tem melhor som que o Alan. Com cordas MC fica muito bom.

      O CE 300 vem com madeiras melhores e talvez um verniz melhor. Instrumento bom, grande volume de som.

      Sobre retirar o verniz: Tecnicamente, retirar o verniz não é aconselhado, considerando que a madeira tem poros. Quando se aplica o verniz, os poros enchem de verniz. Dessa forma, apenas a camada superior poderá ser retirada. Por isso existe seladora para madeiras, antes de aplicar o verniz. Cada luthier terá uma técnica, geralmente, Goma Laca ( deixa o instrumento leve, possibilitando melhores vibrações)

      Dizem que esse procedimento (retirar o verniz) é uma loteria, pode ter bons resultados e resultados ruins. Mas de fato, o instrumento terá melhores vibrações e poderá ajudar no som, bem como escolher o fato estético.

      Certamente não se retira o verniz com lixa. Existe uma massa para isso, ou até um tipo de "espatula"...

      O CE 200 por ser um instrumento relativamente barato, e se a mão de obra do luthier não for muito cara para fazer esse procedimento, poderia arriscar trocar o verniz de fabrica por Goma Laca, lembrando que os poros estão com o verniz de fabrica, apenas a camada superior que ficará com o novo verniz. Sendo o verniz mais leve, o instrumento poderá vibrar mais e melhorar o som...


      Particularmente, faria esse procedimento apenas se tivesse dois instrumentos, ou se o luthier me desse confiança desse procedimento...


      Para concluir. o CE 200 com cordas novas, ajuste de alma, troca de cavalete e até um arco melhor, será de bom agrado para tocar. Uma boa pedida para que não tem como investir muito no instrumento.

      Certamente será melhor que o Alan, talvez, não podendo comparar. CE 200 vai ter som melhor, será melhor de tocar...

      Nessa escala, CE 300 idem.. Ai vai.. até os instrumento de 30..00000 kkkkkkkkk longe da nossa realidade.


      Mas o CE 200 é uma boa sim!!!

      Bons estudos. Se precisar: limeira.daniel@gmail.com

      Saudações
      Daniel








      Excluir
    2. Obrigada Daniel, me esclareceu bastante...
      Meu luthier é muito bom, posso confiar tranquilamente. O violino que estou vendendo restaurado por ele) está com uma ótima sonoridade. Agora já posso ponderar melhor a minha escolha, quando conseguir vender meu violino...

      Mais uma vez, obrigada pela atenção!!!
      Vânia

      Excluir
    3. Vânia.

      Me envie algumas fotos do seu violino: limeira.daniel@gmail.com

      Grato
      Daniel

      Excluir
  7. Que tipo de cavalete comprar para substituir? Qual o melhor para melhorar a sonoridade? Não há lutier confiável na cidade onde moro, portanto, trocarei as cordas e cavalete apenas. Sou um feliz possuidor de um CE 200.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado;

      Veja essa postagem: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/11/cavalete-importancia-modelos-e.html

      Quase todas as informações estão lá...

      Essas alterações no instrumento de fabrica já fará uma diferença.


      Abraços.

      Excluir
  8. Bom dia. ApdD. Daniel, toco violino e devido a necessidade na orquestra da minha cidade e gosto próprio, vou mudar de instrumento para um violoncelo. Gostaria de uma indicação no qual instrumento comprar.Pela pesquisa que eu fiz e pelos comentários que eu vi, o violoncelo eagle ce 300 parece ter uma qualidade sonora muito boa. não conheço e nem ouvi o som. Dessas series que são industrializados, existem outros modelos melhores ? ou esse realmente é bom ?, lembrando que meu interesse é devido a essa faixa de preço desse modelo. Desde ja, Grato. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém hermano.

      O CE 300 é uma boa sim. Mesmo vindo de fábrica, já é excelente para tocar. Exceto as cordas que devem ser trocadas. As cordas de fábrica é apenas para dizer que vem.

      Depois, um ajuste básico fará o instrumento ficar ótimo para se tocar: vide esse post: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/09/ajustes-basicos-p2-tecnico-de.html


      Caso queira, pode pesquisar com alguém que importe instrumento da china. São ótimos instrumentos, com preço um pouco acima do CE 300, mas instrumentos ótimos. Vide esse post:

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/06/violoncelo-para-estudantes-avancados-ou.html

      Se for o caso, podemo falar mais a respeito.

      Conclusão: CE 300 + ajustes = ótimo instrumento!!!

      Sem falar que, quanto mais se tocar, melhor o som vai ficar. Ainda não tive a oportunidade de tocar em um CE 300 "amadurecido", mas deve ser muito bom.

      Qualquer dúvida, estamos ai!!!


      qual sua região ?

      Saudações
      Daniel


      Excluir
    2. Ok, estou pensando em comprar ele mesmo, esse eagle ce 300, te perguntar, existe muita diferença entre o modelo ce 200 e o ce 300? moro na cidade Morrinhos - Goias perto de Goiania.
      Grato pela Atenção.

      Excluir
    3. Madeira.

      A madeira do CE 300 é bem melhor que a do CE 200. Visualmente é notório os rajados (veios da madeira.

      O verniz aparentemente é melhor também, pelo menos não é aquela camada grossa, o que pesaria a madeira do instrumento, consequentemente, o som seria menor devido a pouca vibração (via de regra)

      A montagem também é boa. Em suma, a Eagle provavelmente não dá nó nessa questão de modelos de Cello. São apenas dois: o CE 300 com madeiras melhores que o CE 200. Isso não ocorre com os violinos que entres os dois melhores modelos, cada um tem sua característica sonora devido a configuração da montagem. Ai vai do gosto do instrumentista.

      Sinceramente, acredito que o CE 300 seja melhor mesmo que o CE 200.


      Geralmente o que acontece é volume de som. Alguns instrumentos tem muito volume de som, porém, pouco timbre. às vezes é só potência sonora, altura, volume e não qualidade.


      Para exemplificar: o meu instrumento não tem muito volume perto de um CE 300. Normalmente o CE 300 terá som mais alto, porém, o timbre do meu instrumento é mais bonito.


      Ah, tem a questão de "secagem" da madeira ou "abrir" o som. Por esses dias percebi que meu instrumento "abriu" o som. Mesmo apertando o arco ele não está perdendo o timbre. Isso devido as madeiras. Quando solto o arco, ai o som sai alto e com qualidade.

      Iria de CE 300 acreditando nas madeiras, lembrando que o som iria "abrir" com o tempo. o Tampo do instrumento é feito de abeto. Abeto é uma madeira incrível. Há boatos que ela sempre irá mudar o som. O som sempre ficará melhor com o tempo. Por isso dizem: quanto mais velho o instrumento, melhor o som.


      Bom, acredito que é isso. Espero ter ajudado.

      Estamos ai!!!


      Saudações.

      Daniel





      Excluir
  9. Daniel, comprei um violoncelo PAROT, queira saber quais modificações devo fazer nele para melhorar o som, qual marca e modelo de arco devo compra????

    Desde já agradeço.

    Jonathan

    Jonathan.protte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniel,

    Uma nova dúvida como vc sempre fala o pior cello é o que vc não tem...comecei minhas aulas semana passada e como não tenho um cello (ainda), não tenho como estudar em casa , ( esta semana meu professor liberou a sala da escola pela manhã as sextas para eu estudar Deus é muito bom e sempre me abre portas. Mas voltando a dúvida meu orçamento agora só me pérmite compra um cello até R$ 1.000,00, e aqui em Salvador só estou encontrando o da marca 4/4 PARROT - posso comprar? o rapaz da loja falou que para estidantes é bom porém da dúvida preferiri falar com vc antes.( estranho ma smeu professor preferiu n]ao opinar, pq na escola vende, porém lá é muito caro !!!!) rita gomes eitachagas@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel,

    Estava procurando onde comprar um Eagle CE300 e achei seu blog. Gostei muito de seu blog. Informações objetivas
    Pretendo começar a estudar e até já consegui um professor na cidade de Uberlândia-MG, onde moro. Minha família mora em São Paulo e venho com muita frequência.

    Você tem alguma dica de onde encontrar um instrumento para pronta entrega? Gostaria muito de poder ^escolher^ o instrumento, pois como você mesmo recomendou, um madeira com mais veios seria recomendada...

    grande abraço,
    Stella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella. Rua Teodoro Sampaio. Apesar de ter muitas guitarras e violões, será um local que vai ter muitas lojas de musicas com alguns cellos à venda. Talvez seja um dos melhores lugares em Sampa para compra de instrumentos. Ainda não conheço outro.

      Excluir
  12. Oi Daniel, quero iniciar meus estudos e já tenho uma orquestra certa para tocar. Estou procurando um violoncelo para comprar mas não consegui achar na minha cidade. Vc conhece algum site para comprar? Ou vc acha q eu deveria esperar chegar em alguma loja onde moro? Ps: Não saberia analisar direito na loja '-'

    Att. Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, me envie um e-mail: limeira.daniel@gmail.com, ai posso te passar algumas informações.

      Excluir
  13. Olá, Daniel! Gostei muito do seu blog. Iniciei hoje um Curso de Iniciação ao Violoncelo na Universidade que estudo e gostaria de comprar um instrumento, mas não consegui achar na minha cidade. Por favor, você poderia me ajudar?

    Obrigada desde já pela disposição e informações já prestadas.

    ResponderExcluir
  14. Ola Daniel,
    Tenho um CE300 e gosto muito do meu instrumento,
    Outro dia levei meu instruemnto ao luthier, que fez alguns ajustes,
    Sendo eles, trocou o cavalete por um de ebano alemao R$70,00
    Ajustou a alma, pois ela estava um pouco fora
    E abaixou um pouco mais a pestana.
    Vou te dizer, o servico saiu 180 reais
    E em relacao ao som, eu nao esperava tamanha melhoria
    Um som q eu julgava bonito ficou ainda melhor
    Deu muito mais animo ouvir a nova sonoridade dele

    Hoje, coloquei cordas spicore de revestimento de titanio, e estou esperando meu arco e estandarte de fibra de carbono chegarem.

    Vale tbm lembra, que o instrumento deve sempre ser bem limpo, para que tenha uma longa durabilidade, tanto das cordas, veniz, e tals

    A 1 ano e meio iniciei meus estudos na igreja, logo adquiri um amor pela musica e comecei conservatorio, espero evoluir mais!

    PS: gostei muito do seu blog, ja favoritei ele aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor. Obrigado pela contribuição. Realmente, a música é algo que vicia. Fique à vontade para propor postagens, dicas. Será muito bom!!!

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  15. ApdD Daniel, irmão estou pretendendo trocar de violoncelo (Tenho um Allan made china), e gostaria de adquirir um instrumento de melhor categoria, não queria de nível estudante e também não gostaria de um nível muito superior (quero desembolsar 2.500,00), estou há um bom tempo fazendo pesquisas e confesso que quanto mais eu pesquiso mais confuso fico, uns falam que o Nhureson é bom outros o Roma dai vem Rolim, Romanini e por fim o Eagle, enfim irmão o que faço hein , qual o irmão me indicaria para não me arrepender.

    Forte abraço!

    A propósito ótimo blog.

    Henry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Henry.

      Realmente, como deve ter percebido, cada vez mais que for pesquisando subirá de nível de valor de instrumento. Terrível.

      Olha, com certeza posso lhe indicar dois modelos:

      Rolim Orquestra. Pesquisa do Google que você encontra ele. Na média de uns R$ 1.700,00. Isso devido a postagem de uma violoncelista conhecida do blog a cerca do Rolim. O modelo dela é o Rolim Millor, um pouco mais simples. Ela gosta muito desse modelo. Veja essa postagem:

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2014/06/rolim-milor-44-sombreado-relato-pessoal.html


      Outro modelo que posso indicar, segundo vários comentário positivos, é:

      Eagle CE 300. Trata-se de um modelo muito bom também. Porém, não temos um relato dele, apesar de ter pedido para um irmão que tem fazer para deixar o relato dessa marca.

      Olha, leia a postagem sobre o Rolim, se sentir, pegue o modelo orquestra, caso contrário, vá de Eagle CE 300.

      Se quiser, podemos nos falar por e-mail:

      limeira.daniel@gmail.com

      Saudações!!!
      Daniel


      Excluir
  16. Amigo, sou iniciante, comecei o curso há 2 meses.
    Vou comprar meu cello em breve, mas no momento só para estudo. Penso em trocar futuramente por um melhor.
    Não tenho como gastar muito agora, então encontrei o MAVIS MC6011. Gostaria de saber oque acha desse modelo.
    E se conhece os cellos MICHAEL e BLAVER.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Mavis está sendo muito recomendado. Inclusive se tudo der certo, vou no sábado próximo ver um modelo. Se quiser saber como foi, me envie um e-mail (limeira.daniel@gmail.com).


      Blaver também dá para tocar por um tempo. Tem muito volume de som (pelo menos no que eu toquei).

      Esses modelos estão inseridos para instrumento de inicio de estudos o ideal para quem não quer/pode investir em instrumentos mais de valores mais elevados 3 mil >>.

      Todo caso, será o instrumento ideal para vc aprender, melhor com ele, do que sem ele.

      Saudações
      Daniel.

      Excluir
  17. Daniel, você poderia me contar alguma coisa sobre o MAVIS MC6011? Estou quase comprando este instrumento e gostaria de saber sua opinião (sou iniciante).
    Abraços,
    Rafael.

    ResponderExcluir
  18. Olha, conheço o Mavis 6019 (muito bom). Esse Mavis 6011 não tive, infelizmente, a oportunidade de tocar. Mas deve se um bom instrumento par inicio.

    ResponderExcluir
  19. Olá! A paz do Senhor. Devido a muitas pesquisas e leituras em seu blog, acabei adquirindo um CE300. e futuramente quero um de luthier. Tenho algumas dúvidas:
    - Qual a diferença de um Cello com verniz e sem verniz?
    - Depois de quanto tempo de estudo eu levo para um Luthier?
    - Onde tem um Luthier na Teodoro Sampaio de confiança?
    - As capas Bag são mais recomendas para guardar o Cello?
    - Sempre devo deixar um jogo de cordas reservas da Mauro Calixto comigo, uma vez que elas são boas?

    Um grande abraço!
    P.S.: Seu blog já está na minha barra de favoritos! Obrigada me ajudou e muito! Continue postando novidades!

    ResponderExcluir
  20. a paz de Deus meu irmão, eihn seu e-mail está ativo ainda? esto tentando entrar em contato contigo mas nao obtive resposta! é que o encarregado da minha comum me autrizou tocar celli porem tenho algmas duvidas!! seu blog ja me ajudou muito mas ainda tenho algumas! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor, gostaria de saber se voce conhece algo sobre o celo da Hofma hce100 4/4? se tem um som bom? Comecei a fazer aula de musica numa orquestra evangélica, e decidir logo de inicio tocar o celo pois me apaixonei pelo som..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Junior.

      Olha, esse cello é muito parecido com o meu antigo Alan.. Dá para iniciar, porém, se tiver condições, invista em um melhor.. Pode ser o Rolim Milor.. boa recomendação.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela dica, vou ver o que posso estar fazendo a respeito... Agradeço.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniel, estou pensando em comprar um violoncelo da mavis, mas estou em dúvida entre o MC6017 e o MC6019. Qual você me recomendaria?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Devouvir o cello da hofma pois veio sem alma. Tou querendo comprar o eagle ce300, mas a loja me avisou que o cavelete nao vem instalado. E perguntei como a alma pode vir no lugar sendo que o cavalete nao vem posicionado. A loja me avisou que a alma vem fixa por dentro. O que faco a respeito? Compro ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      A alma vem colocada, porém sem ajuste. Mas ela fica lá presa sim. Por isso, é necessário levar ao luthier, assim que possível para ele ajustar a alma que vem colocada de fabrica

      De fabrica ela vem muito mal colocada para que ela não caia. Isso pode estragar o tampo do violoncelo com o tempo.

      Mas é o procedimento... pode comprar...

      Excluir
  25. Paz de Deus e boa noite. Gostaria de suscitar uma polêmica reflexão que venho pensando há alguns anos e com base em fatos reais: reconheço que o Eagle CE300, por suas qualidades, só não é top porque não tem um autor identificado, se a Eagle assinasse o nome do luthier chinês esse violoncelo triplicaria em preço de mercado; O CE300 é tipo um filho sem pai, ou melhor, a procura de um pai: basta levá-lo para uma revisão geral e ele encontra um pai e um autor, um luthier para lhe colocar o nome; o CE300, vem quase pronto e ao passar pela mão de um bom luthier ele se torna uma espécie de híbrido de alta qualidade, isto é, uma excelente peça satisfatoriamente fabricada que em mãos de luthier experiente se torna tão bom quanto um cello assinado de R$ 5,000,00 ou R$ 6,000,00. Por exemplo, as madeiras dos violoncelos Eagle CE300 e Mavis MC6016a Antique são as corretas, iguais aos profissionais e as medidas dessas madeiras juntamente com a colagem são geralmente muito satisfatórias - nesse caso, um luthier profissional lhe daria uma feição definitiva de violoncelo avançado, semi-profissional ou mesmo “profissional” (desculpe tal sacrilégio), dependendo da subjetividade do proprietário e dos resultados do luthier, é claro. Existe uma tendência muito forte hoje no comércio de usados; veja sua lógica: Compra-se geralmente um CE300 novo, harmoniza-o e ele se torna obviamente um “violoncelo chinês harmonizado por luthier”, de longe melhor que qualquer excelente violoncelo chinês. Pense bem: a mácula e preconceito se dão pelo nome chinês, mas, com o trabalho do luthier já o coloca a um nível muito aproximado dos assinados de preço similares; um “violoncelo chinês harmonizado por luthier”; e a expressão que “pegou” na linguagem de venda que muitos estão falando hoje. Assim, ao tocar nesses cellos luthierizados percebi que o lugar geográfico do violoncelo "China" é plenamente anulado pelas mãos brasileiras de um ótimo luthier que por sua vez qualifica o trabalho do luthies chinês desconhecido, que por assim dizer, nos concedeu espaço para uma coautoria sobre sua obra, o cello. Com efeito, vejo e compreendo o meu CE300 - após passagem por luthier -, outrora como um instrumento fabricado por luthier chinês, nas mãos de luthier torna-se outra coisa! O próprio luthier brasileiro tira-lhe o adesivo de origem e põe-lhe um outro adesivo diferenciado, citando a origem chinesa e acrescendo sua assinatura final, como produto agora concluído. É uma grande responsabilidade do luthier, mas ele sabe o faz quando aprova instrumento assinado sua revisão. Assim, repito: essa de “cello chinês pós-assinado por luthier” é uma tendência crescente hoje para todos aqueles que tocam num nível mais avançado, quase profissional, mas não pode comprar um 100% de luthier ou estão satisfeitos com seu híbrido, pois, devido a sua experiência, reconhece o seu potencial. Imaginem esses violoncelos mais tarde, depois de 10, 20, 50, 80 anos? Suas madeiras amaducerão, se tornarão melhores e subirão de preço no mercado, etc. Pense nisso! Por fim, temos hoje, em 2015, duas opções fortes para esse tipo de hibridação de autorias, ou coautoria sino-brasileira: o Eagle CE300 e o Mavis MC6016a Antique. Minha recomendação é, se você não pode comprar um assinado, mas tem dinheiro para comprar um desses cellos e investir na sua harmonização, recomendo que compre-o, pois eles se tornam-no muito acima de qualquer melhor violoncelo chinês e se aproximam muito, sem deixar nada a desejar, de um assinado construído com as mesmas madeiras e especificidades. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. A Paz irmãos! Alguém sabe quanto está custando um cello ce-200 na Teodoro Sampaio?
    E parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. com o dólar de hoje ? deve estar uns 500 mil reais... kkkk. Não sei mesmo, mas sei que está tudo caro.

      Excluir
  27. Paz de Deus, irmão. Um CE200 custa em torno de R$2,000,00 Recomendo comprar o CE300 que é um pouco mais caro. Há casos de pessoas vendendo tais violoncelos porque não conseguiram aprender nada nesse difícil instrumento; nesse caso eu compraria usado, mas antes avaliaria.

    ResponderExcluir
  28. A Paz de Deus.
    Estou comprando um Celo para meu filho e estou na dúvida entre o Blaver e Malvis os dois da linha estudante o Blaver custa RS 1.900,00 e o Malvis RS 1.500,00 e tem o Rolim por RS 2.400,00 que no caso fica fora do meu orçamento qual deles tem a madeira melhor?

    ResponderExcluir
  29. A Paz de Deus.
    Estou comprando um Celo para meu filho e estou na dúvida entre o Blaver e Malvis os dois da linha estudante o Blaver custa RS 1.900,00 e o Malvis RS 1.500,00 e tem o Rolim por RS 2.400,00 que no caso fica fora do meu orçamento qual deles tem a madeira melhor?

    ResponderExcluir
  30. A Paz de Deus.
    Estou comprando um Celo para meu filho e estou na dúvida entre o Blaver e Malvis os dois da linha estudante o Blaver custa RS 1.900,00 e o Malvis RS 1.500,00 e tem o Rolim por RS 2.400,00 que no caso fica fora do meu orçamento qual deles tem a madeira melhor?

    ResponderExcluir
  31. A Paz de Deus.
    Estou comprando um Celo para meu filho e estou na dúvida entre o Blaver e Malvis os dois da linha estudante o Blaver custa RS 1.900,00 e o Malvis RS 1.500,00 e tem o Rolim por RS 2.400,00 que no caso fica fora do meu orçamento qual deles tem a madeira melhor?

    ResponderExcluir
  32. Meu caro, boa tarde!
    Tenho um rolim orquestra e considero um excelente instrumento. Já é filetado, bem acabado, som aveludado, exatamente o que eu procurava. Quanto às notas graves, cordas C e G, de cara eu poderia dizer que soam de maneira uniforme, no que tange a volume, vibração e brilho. Já quanto às agudas, são igualmente brilhantes mas, em função do espigão metálico, tem uma ligeira metalização, corrigível no arco. No geral, mesmo com espelho e estandarte em Ypê, é um instrumento equilibrado, macio, de som aveludado, mesmo com cordas Mauro Calixto. A afinação é algo possível apenas nas tarraxas, sem uso de microafinadores, em função de o instrumento já vir ajustado de fábrica. Pretendo, mais pra frente, efetuar a troca do espigão para eliminar completamente o metal da estrutura. O arco é mediano, de acabamento relativamente ruim, mas para estudar serve plenamente. O custo hoje é um pouco fora da realidade dos iniciantes, isso é fato. Mas compensa mais comprá-lo do que ao CE300, por exemplo, que custa a mesma coisa, fora a infinidade de coisas a serem feitas antes de tocar. Tive um Hofma CE100 e um Mavis, que não lembro o modelo. O Rolim é muito melhor, mais confortável e de som limpo, de todos os outros que experimentei, incluindo o CE300.
    Bem era isso. Um excelente instrumento, tanto para iniciantes, como eu, quanto para intermediários.
    Por fim, gostaria de parabenizá-lo pelas ótimas matérias do seu blog. Aprendo mais por aqui do que por qualquer outro lugar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Você diz que Violoncelo Eagle CE 200, Custa na média R$ 1.200,00. Onde posso encontrar nesse preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kevin,

      Em 2012. rsrsrs. Brincadeiras a parte, tenho que atualizar o blog. Essa informação é de 2012. Acredito não encontrar mais nesse preço.

      abraço!

      Excluir
    2. http://www.extra.com.br/InstrumentosMusicais/Cordas/InstrumentosdeArco/Violoncelo-Eagle-CE200-4-4-com-Capa-Arco-e-Acessorios-4854149.html?IdProduto=2086914&recsource=btermo&rectype=p1_op_s2

      Excluir
  34. ApdD. Mas qual é o violoncelo melhor hoje? a gente encontra no ebay?
    Eu tenho um "Guarnieri" pesadíssimo. Nem dá pra segurar e tocar cansa. Os outros são metade do peso.
    O CE-300 nao acha nem usado pra comprar.
    Fico com o CE-200 mesmo?

    ResponderExcluir
  35. a paz de deus.. eu tenho um ce-300 e gostei muito, troquei as cordas de fabrica por pirastro o son ficou mais alto..mais quero trocar pelo um nilrison porque e mais grave o som

    ResponderExcluir
  36. a paz de deus.. eu tenho um ce-300 e gostei muito, troquei as cordas de fabrica por pirastro o son ficou mais alto..mais quero trocar pelo um nilrison porque e mais grave o som

    ResponderExcluir
  37. Ola, Tudo bem ?
    Cara preciso de uma ajuda! Toco saxofone tenor, mas estou passando para o cello, ou seja, n entendo nadica de nada do assunto!
    Enfim, estou querendo comprar um bom instrumento... e estou na duvida entre o eagle ce300 e nhureson... oq me diz ?
    O que sabem sobre o jahnke e schieffer ?
    Desde já eu agradeço !!!

    ResponderExcluir
  38. Ola euripedejr
    Sobre o nhureson e o eagle ce300
    Eagle sem duvida os outros 2 nao conheco
    Tenho um Alan desde 2011 ajustado por luthier cordas mauro calixto
    com arco de fibra de carbono
    recentemente troquei o rabicho e som ficou otimo espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  39. A Paz de Deus!

    Alguém conhece esse violoncelo

    VIOLONCELO 4/4 FRANZ HOFFMANN, ALLGOVIA HILL

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.