segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Calejando os Dedos | Tarefa Lenta"


Prezados,

O que é calejar os dedos ?

Trata-se de um endurecimento da carne das pontada dos dedos da mão esquerda. Com os dedos calejados é possível tocar mais tempo o instrumento, arrastar os dedos de forma rápida em cima das cordas sem sentir dor ou cortar os dedos. Processo similar acontecia com as antigas costureiras, as quais com as agulhas, furavam as pontas dos dedos. Com o tempo, pequenas agulhadas não mais faziam furos. 

Quanto tempo demora ?


Os dedos demoram um pouco para calejar mesmo. Depende muito da quantidade de dias e horas que você estuda. Logo nos primeiros dias, não tem jeito, é muito desconfortável. Logo no inicio não tem como estudar muito tempo, pois a dor é grande. Quando estiver assim, não force, deixe para o dia seguinte. 


Todos dias os dedos vão calejando mais um pouco e você vai pegando mais resistência e agilidade, afinação, sempre isso não acaba...

Nos primeiros meses, a pele vai ficando branca e quer sair. Tente não retirar essa pele quanto estiver assim. É meio feio, mas é o calejado. Logo mais ela volta ao normal, mesmo calejada. E os seus dedos ficam normais com o tempo. 
Lembro-me de um amigo que tirou pele "morta" por que era feio. Apenas teve que passar pelo processo de calejar novamente. Pior que já tocava, tinja agilidade, mas a dor não permitia que ele estudasse, kkkk..
Essa pele geralmente quer sair quando tomamos banho quente. A pele fica ainda mais branca. Procure deixa-lá cair naturalmente.

O processo de calejar os dedos é tarefa longa e demanda paciência. Procure não utilizar nenhuma técnica maluca para calejar, tipo, ficar batendo o dedo em ponta de faca. Ou até faça isso, vai ter que ficar uns meses sem tocar.

Procure às vezes dar um descaso para o dedo, para ele dar uma respirada. Quando ver que está doendo, não force, deixe para o dia seguinte, como já dito.

Quanto toco muito além do normal, sinto meus dedos calejando mais. Se deixar de tocar por alguns meses, o calejado vai sumir. Mas desta vez metade do processo (ou quase) já passou, mas vai ter que calejar novamente.

E como foi o seu processo de calejar os dedos, demorou muito ?

O meu para ficou uns 3 meses para ficar mais ou menos. Com 5 meses médio, agora com quase 1 ano está legal. Mas como dito, se tocar muito mais tempo que o normal, o dedo sente o tranco... hehehe.

Não deixe de comentar/compartilhar
Grande abraço.

Daniel

11 comentários:

  1. Olá Daniel,

    saudações companheiro. O post é muito interessante, e seria de suma importância os comentários dos demais músicos, para mensurar/analisar o comportamento dos estudantes e apreciadores dos instrumentos de corda em especial o Cello.
    Vejo, que o ato de "calejar" as pontas dos (4) dedos utilizados nos instrumentos de cordas parte do princípio da força empregada ao estar em contato com o braço/espelho do instrumento. Estudantes iniciantes que não prezam pela atenção corporal e/ou arco tendem a sofrerem no início com dores musculares e cortes transversais nos dedos, famosas “formas”. A falta de atenção quanto a isso transforma a mão esquerda em uma verdadeira ferramenta (posição alicate) que engessa a forma de tocar com naturalidade e destreza. Porém, há vários exercícios que facilitam no início a diminuir esses fatores bem como alongamentos (yoga, pilates entre outros) que proporciona movimentos mais suaves e promovem a saúde do músico.
    A tensão da corda pode acarretar um esforço maior no dedilhar do instrumento e consequentemente prolongar este 1º estágio dos estudos do Cello, que por motivos do corpo não estar acostumado com aquela posição/movimento causa dores e muitas vezes desistências de alunos que por não receberem instruções corretas e por não terem um olhar crítico para si próprio. O espelho neste momento é essencial :). Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rui,

      Sempre com boas orientações, e ótimos comentários.

      Saudações "Manolo"
      Daniel

      Excluir
    2. apdds irmao daniel ,´possuo um cello da eagle c300 vale apena mandar harmonizar ou isso nao vai mudar em nada o son do violoncelo..aguardo resposta Deus abençoe

      Excluir
    3. Amém querido.

      olha, nunca vi um cello assim, não tenho com opinar profundamente, sei que dizem que é bem fazer, dizem que não é.

      Por esses dias encontrei um irmão que fez no cello dele, inclusive um CE300, disse que ficou quase strad.. rsrsrsr. Mas ele gostou muito do serviço do luthier...

      é um risco, então a decisão deve ser tomada...

      vai fazer ?

      Excluir
  2. Olá,
    fiquei um bom tempo sem tocar nenhum instrumento de corda e agora que voltei percebi que perdi meus velhos calos, e pelo que vi aqui não tem como fazer nada, uma pena ter que passar pelo processo todo novamente =/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, encontro aqui sempre ótimo conteúdo.

    Tenho uma dúvida sobre o que seria o Capotraste, seria uma forma de tocar como se por exemplo pressionamos todas as cordas com as costas do dedo indicador? Sou iniciante e sempre encontro ajuda aqui. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo. Corretíssimo.

      Isso mesmo. Trata-se da possibilidade de usar o dedão não como apoio, mais sim para ter uma nota. Geralmente é usado nas posições altas no violoncelo, ou seja, obter a sonoridade aguda do instrumento.

      Mas nada impede de usar nas primeiras posições, o que fará uma extensão sem igual.

      Fico feliz em estar ajudando, pode me escrever: limeira.daniel@gmail.com

      Excluir
  4. OBRIGADO IRMÃO ESCLARECEU ALGUMAS DUVIDAS QUE EU TINHA, POIS SOU INICIANTE NO VIOLÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas não é "violão".... "violão" tem 6 cordas...
      O Brasil é o único país do mundo em que a guitarra acústica é chamada de "violão"...
      O cello ou Violoncelo é tocado com arco... E nós temos que parar de propagar os termos errados...
      Grato.

      Excluir
  5. a Paz de Deus a todos.

    graças a Deus já tocava violão antes de começar a estudar cello, então na mão esquerda quase não senti incomodo, meu problema maior é o ombro direito, movimentar o arco e equilibrar força e movimento é mais dificil,

    otimo seu blog Daniel.

    Deus abençoe, ajuda muito.

    William

    ResponderExcluir
  6. Max
    Levamos também em conta que umas das maiores causas de traumas e calos nos dedos são causados devido a distancia entre as cordas do violoncelo e o espelho,regulagem do cavalete,Pestana etc...
    Seria bom levar o instrumento novo a um bom profissional(luthier)para fazer alguns ajustes necessários pois os violoncelos quando saem das fabricas nunca saem como queremos.
    O ajuste no instrumento não evitam os famosos calos de iniciantes mas diminui bastante a dor e os traumas; facilita também em muito o aprendizado para os iniciantes do cello.

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.