O que é ?
Trata-se de uma deficiência que ocorre em uma nota nos instrumentos de arco. Ocorre mais em violoncelos, mas nada impede de ocorrer em violinos, violas e contra baixos acústicos.
Trata-se de uma deficiência que ocorre em uma nota nos instrumentos de arco. Ocorre mais em violoncelos, mas nada impede de ocorrer em violinos, violas e contra baixos acústicos.
Não sei explicar cientificamente o que é o efeito lobo, mas é um conflito de sons, ou seja, duas notas querem soar ao mesmo tempo. São duas notas soando ao mesmo tempo e no mesmo lugar, por analogia, é como tentar colocar duas chaves na mesma fechadura. Lembra muito o som de um vibrato, mas um vibrato muito intenso, lonnngoo. É como fazer um vibrato entre tons, ou seja, entre Dó e Ré com apenas um dedo. Escute aqui. Ou no vídeo abaixo.
O efeito lobo não necessariamente nasce com a criação do instrumento. Este efeito pode aparecer em determinada época da vida do instrumento ou sumir. No meu caso ele apareceu.
O som de lobo não é agradável e pode atrapalhar um solo, por exemplo.
Notas que podem ter lobo:
Em minhas pesquisas, ficou concluído que geralmente as nota lobo fica entre Mi (E) e Fá (F), mas pode ser que há em outras notas. No meu caso a nota lobo era na nota Mi (E). Em todas as notas Mi (E) aparecia o lobo. No Mi mais grave ele não aparecia, mas nos mais agudos, lá estava ele uivando.
As vezes o som não aparece, depende da arcada. Portanto, há uma forma de se tocar com o arco que a nota lobo não aparece. Mas sinceramente não sei como. Sei que as vezes a nota lobo não parece no início da arcada ou no fim, no meio da arcada ele aparece. Legal, quando se toca notas curtas ele não aparece, mas em notas longas sempre aparece. Em notas curtas rápidas também aparece.
Tirando o efeito lobo ou apenas diminuindo:
Quando informei ao meu lutier que havia som de lobo, ele reservou umas horas para matarmos o lobo, a caça ao lobo.
1º Tentativa: Trocar a alma
Primeiramente ele olhou a alma para saber se estava deslocada, mas estava no mesmo lugar que ele mesmo havia colocado. Ele trocou a alma, colocou uma alma mais grossa, passou de 11 mm para 12 mm.
Ao trocar a alma o som abriu mais, ficou mais alto e aberto, porém o lobo continuou.
2º Tentativa: Coloca um estandarte com micro mais pesado
O violoncelo estava com o estandarte de plastico com micro afinadores embutidos. Ele colocou um em ébano com micro afinadores de metal.
O lobo sumiu. Mas não morreu. Correu meio tom, foi para nota seguinte, para nota Fá (F).
3º Tentativa: Tira lobo:
O que é tira lobo:
Trata-se de uma peça de metal que por dentro é envolvida de borracha para não quebrar a corda, que é colocada na corda entre o estandarte e o cavalete. Ele faz peso e diminui a vibração. Assim, deve ir tocando e mudando de posição o Tira Lobo até que o lobo não apareça mais ou soe raramente.
Voltamos para o estandarte original e colocamos o Tira Lobo na corda Ré (D) (o engraçado é que o lobo no outro dia foi parar na nota Fá (F) - acredito que por causa da alma mais grossa), e o lobo nesta corda diminuiu muito. As vezes eu mudo de posição o tira lobo para ir melhorando. No meu caso está muito próximo ao cavalete.
Conclusão:
O som de lobo pode variar um pouco. Depende de arcada, do clima, e do tempo que se toca. No meu caso, quanto mais se toca, mais o lobo aparece facilmente. Por enquanto, ele está por aqui. Espero que um dia ele não aparece mais. Mas este processo está sendo positivo, pois estou conhecendo mais o som do meu instrumento, e o som do Violoncelo.
Deixe sua experiência ou comentário.
Saudações
Daniel
O nome se dá porque o som se assimila com o ruivo de um lobo. Existe até uma historia de que um musico tocava o seu instrumento para chamar os lobos, mas eles não viam. Porém, descobriu a nota lobo e quanto tocou os lobos apareceram.
O efeito lobo não necessariamente nasce com a criação do instrumento. Este efeito pode aparecer em determinada época da vida do instrumento ou sumir. No meu caso ele apareceu.
O som de lobo não é agradável e pode atrapalhar um solo, por exemplo.
Notas que podem ter lobo:
Em minhas pesquisas, ficou concluído que geralmente as nota lobo fica entre Mi (E) e Fá (F), mas pode ser que há em outras notas. No meu caso a nota lobo era na nota Mi (E). Em todas as notas Mi (E) aparecia o lobo. No Mi mais grave ele não aparecia, mas nos mais agudos, lá estava ele uivando.
As vezes o som não aparece, depende da arcada. Portanto, há uma forma de se tocar com o arco que a nota lobo não aparece. Mas sinceramente não sei como. Sei que as vezes a nota lobo não parece no início da arcada ou no fim, no meio da arcada ele aparece. Legal, quando se toca notas curtas ele não aparece, mas em notas longas sempre aparece. Em notas curtas rápidas também aparece.
Tirando o efeito lobo ou apenas diminuindo:
Quando informei ao meu lutier que havia som de lobo, ele reservou umas horas para matarmos o lobo, a caça ao lobo.
1º Tentativa: Trocar a alma
Primeiramente ele olhou a alma para saber se estava deslocada, mas estava no mesmo lugar que ele mesmo havia colocado. Ele trocou a alma, colocou uma alma mais grossa, passou de 11 mm para 12 mm.
Ao trocar a alma o som abriu mais, ficou mais alto e aberto, porém o lobo continuou.
2º Tentativa: Coloca um estandarte com micro mais pesado
O violoncelo estava com o estandarte de plastico com micro afinadores embutidos. Ele colocou um em ébano com micro afinadores de metal.
O lobo sumiu. Mas não morreu. Correu meio tom, foi para nota seguinte, para nota Fá (F).
3º Tentativa: Tira lobo:
O que é tira lobo:
Trata-se de uma peça de metal que por dentro é envolvida de borracha para não quebrar a corda, que é colocada na corda entre o estandarte e o cavalete. Ele faz peso e diminui a vibração. Assim, deve ir tocando e mudando de posição o Tira Lobo até que o lobo não apareça mais ou soe raramente.
Voltamos para o estandarte original e colocamos o Tira Lobo na corda Ré (D) (o engraçado é que o lobo no outro dia foi parar na nota Fá (F) - acredito que por causa da alma mais grossa), e o lobo nesta corda diminuiu muito. As vezes eu mudo de posição o tira lobo para ir melhorando. No meu caso está muito próximo ao cavalete.
Conclusão:
O som de lobo pode variar um pouco. Depende de arcada, do clima, e do tempo que se toca. No meu caso, quanto mais se toca, mais o lobo aparece facilmente. Por enquanto, ele está por aqui. Espero que um dia ele não aparece mais. Mas este processo está sendo positivo, pois estou conhecendo mais o som do meu instrumento, e o som do Violoncelo.
Deixe sua experiência ou comentário.
Saudações
Daniel
Estava lendo no seu blog sobre o efeito "lobo", estou estudando cello e no meu existe um na F e F#, tenho usado o tira-lobo na corda ré, mas sem sucesso, ele continua la uivando, e hoje vendo um video no youtube, vi q o rapaz tinha um tira-lobo tbm, mas na corda sol, entaum tentei colocar meu tira-lobo na corda sol na mesma posição que vi o dele, e naum eh q o lobo sumiu...tenta fazer issu, talvez de certo tbm. abraços
ResponderExcluirObrigado Amigo pela Dica. Vou fazer o teste.
ExcluirNo meu caso, o lobo é no Mí bemol, principalmente na corda Sol (G); não uso o tira-lobo, mas ao colocar o dedo nesta nota, o deixo um pouco deitado e inclinado, ou seja, não digito a nota com a ponta do dedo e isso faz o lobo desaparecer. No meu caso deu certo, mas não sei se se aplicado à todos. Um abraço!
ExcluirDaniel,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
O meu cello está com lobo na nota MI, principalmente na 4ª posição.
E andei pesquisando sobre "Tira Lobos" e vi que existem modelos com vários pesos, de 7 à 30 gramas.
Você sabe como escolher o peso certo para o tipo do lobo?
Abs!
Tarcisio.
ExcluirEita. O lobo do meu cello está na nota, mi, principalmente na 4º posição. Mas o segredo é não forçar muito na arcada quando for tocar na nota que o lobo está. Isso ajudará a minimizar o som dele.
Sobre os peso e modelos, será testes mesmo. Quanto mais alto (vibrações) for o som do lobo, mais peso. Sem falar o posicionamento dele na corda, ou seja, dependo do local o lobo poderá sumir. Não tem jeito. Testes e mais testes até eliminar.
Por esses dias, coloquei dois micro afinadores (não usava) o lobo sumiu. Incrível. Ainda vou postar algo nesse sentido.
Seu cello é novo ?
Se preferir, me mande um e-mail: limeira.daniel@gmail.com ai te passo melhor as informações (modelo, foto, local de compra) desse micro afinador que eliminou o lobo, enquanto não faço a postagem sobre.
Saudações
Daniel
Então Dnaiel, meu cello é novo, foi feito por um Luthier chamado Thiago Paulino Oliveira.
ResponderExcluirEstou usando estandarte de carbono com afinadores fixos direto nele.
Percebi mesmo que se eu tocar baixo, o lobo aparece menos...
Estou usando Mauro Calixto, mas já comprei Evah Pirazzi, e assim que chegarem irei colocar.
Estou pensando seriamente em trocar este estandarte de carbono por um de ébano ou jacarandá.
Obrigado.
abs.
Tarcisio.
ExcluirSeu cello ainda está, e vai passar, por um período de amaciamento (secagem da madeira), bem como a madeira irá se "acostumar" a ser um instrumento.
Durante este prazo, o lobo poderá sair, sumir, ou não. Mas se não quiser esperar o tempo passar, coloque um tira lobo que resolve o problema de imediato.
Esse estandarte, particularmente, não gosto. Sinto que ele faz com que as vibrações sejam perdidas, consequentemente, o som poder ter pequenas variações.
Gosto do estandarte de jacarandá, apesar de ainda usar o de ébano. Os dois são muito bom, com os afinadores de boa qualidade, será ótimo.
Talvez o lobo poderá até sumir, devido o peso do próprio micro afinador. Veja essa postagem: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/06/standarte-sua-importancia-oculta.html
Na questão das cordas, muito bom. Depois me diz como é som delas.
Estamos ai! Essa troca de informação é muito importante para nós!!!
Saudações
Daniel
Daniel,
ResponderExcluirO Luthier me disse sobre este tempo de "secagem" da madeira.
O som já está maravilhoso, pois após envernizado, o cello ficou um mês na estufa secando...
Tomara que o Lobo desapareça! rs
Quanto ao estandarte, coloquei este de carbono, pois não consegui achar em nenhum lugar aqui no Brasil o conjunto de estandarte e cravelhas de jacarandá... por incrível que pareça, terei que importar... Vou aproveitar e trazer afinadores da witner, que são os melhores.
No meu cello antigo, eu usava Pirastro Chromcor Plus na A e D e Pirastro Aricore na G e C. O som era maravilhoso!
Quando eu colocar a Evah Pirazzi, eu te falo o que eu achei.
Muito bom trocar informações...
abs!
Tarcisio.
ExcluirNossa. Deve ser bala seu instrumento. Cara, faça uma postagem sobre essa Pirastro para nós, se possível. Vai ser muito bom.
Serio mesmo que não encontrou ? poxa, Jacarandá é Brasileira!!!!
Sobre os micro afinadores, veja esse aqui:
http://www.bcbows.com/index.php?cPath=119_124_290
Cara, o que há de melhor: Super leve, Não deixa o som metalizado, não faz perder vibrações. Muito bom. Foi esse micro que tirou o lobo do meu cello.
Tem um modelo em jacarandá, que um conhecido comprou, já vem com eles instalados. Muito bom. Incrível. Se estiver afim, vejo como foi que ele comprou, ou passo o contato dele para você. Sei que ele comprou primeiramente os micros. Gostou, mas preferiu comprar o jogo completo já instalado.
Muito bom mesmo. O que há de mais novo e inovador do mercado (acredito) Vale apena!!!
Saudações.
Daniel
Daniel, será um prazer escrever sobre esta corda para você!
ResponderExcluirNossa, o afinador é bem pequeno e bonito!
Por favor, se puder me dizer onde ele comprou esse kit de jacarandá com afinadores iria me ajudar muito. É este mesmo que eu quero!
Abs!
Tarcisio.
ExcluirRecebeu meu e-mail ? me envie um limeira.daniel@gmail.com
estou com as informações de compra do estandarte.
Nossa como rendeu nossa essa "história" de lobo , rss
ExcluirMas aprendi muito com vcs , meu cello é um roma para estudante mas tenho um certo "carinho" por ele.
este blog é "terrivel" de bom, tiro várias duvidas.
Aliás já até estou arrumando meu cello pelo luthier mencionado em um dos comentários, que inclusive é meu irmão na fé.
Daniel , muito bom este blog , ja até mencionei com meu professor pois temos algumas duvidas e estamos tirando através do blog.
abraços
Clayton
ExcluirQue bom que está ajudando. Fico muito feliz por isso.
Saudações
Daniel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirtempos atrás comentei aqui no seu blog a respeito da marca do meu violoncelo e que estava pensando em voltar a fazer aulas!
bem, voltei a fazer aulas \o/ um progresso hahahaha e o meu pré-conceito a respeito da marca do meu violoncelo caiu por terra, pois meu professor me garantiu que ele tem um som excelente, o que me deixou muito satisfeita, uma vez que a marca dele não é lá muito querida pelos violoncelistas hahahaha
enfim ... sobre o lobo,
justamente na aula de hoje meu professor detectou lobo na nota MI, logo lembrei deste post que tinha lido tempos atras, e ele me indicou o tira lobo!
na aula de hoje troquei as cordas do cello, por um conjunto Mauro Calixto, teria alguma influência a troca de cordas com o aparecimento do lobo? (sou totalmente ignorante a respeito disso)
desde já, obrigada!
Priscila.
ExcluirBoa. Sugiro que faça uma postagem sobre esse modelo para quebrar esse mito/preconceito que existe, me envie. Créditos todos seus..
O fato de ter um lobo no seu instrumento, já evidência que ele tem uma boa harmonização (digo, som bonito de cello).
Lobo é terrível. afff... Quase todo celista sofre com isso. Gosto nem de pensar.
O Fato de trocar as cordas, pode sim, ter influenciado no aparecimento do lobo. Já teve um caso do lobo ficar com o som diminuído. Veja essa postagem, inclusive, sobre cordas:
http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2013/05/prezados.html
Agora é tentar eliminar o lobo, ou viver com ele.
Daniel
apdd
ResponderExcluiro meu violoncelo tbm tem efeito lobo nas notas MI e FA ou E e F.
eu discubri esse som irritante nakele hinoagora é 8 398....ai chega nakela parte que fica....FA FA FA FA fA Fa FA...cv sabe qual é .. pois então é a unica parte dakele hino que eu não gosto.....mas por favor me recomenda um tira lobo ai...
Amém..
Excluirsugiro esse: http://ecorde.com.br/8594-cello/tira-lobo-cello-mberg-lupx-p-1585.html
se bem que teria que testar para ter certeza que estaria eliminando por completo. Mas na impede de comprar e testar no dia que chegar. Certamente ira diminuir muito..
Eu ainda não uso nenhum... espero que um dia ele vá embora....kkkkkkkkkkk
Abraços!!!
Daniel
Boa noite! Um amigo luthier, de muita confiança, disse-me que lobo na corda sol é até aceitável, inclusive nos mais conceituados cellos (até mesmo Stradivarius...), e colocando-se um tira lobo haverá uma "transferência" aceitável do lobo. Segundo ele o lobo nunca some ele é transferido. Agora, segundo ele, se o lobo for na corda Ré não haverá jeito mesmo, e quem sofrerá será o músico porque o som nunca será coeso e fica muito evidente o tal do lobo. Enfim, obtive esta informação e aproveito o espaço para compartilhar. Abs a todos.
ResponderExcluirZayb, obrigado.
ExcluirOlá, sou leigo ainda em Cellos, mas entendo um pouco sobre vibração e só para explicar o que ocorre quando acontece esse som de lobos, é uma ressonância que tem a ver com a forma e com a massa do instrumento. Pode se repetir em outras notas por conta da geração de harmônicas. Não vou poder ajudar com a solução, mas se quiserem saber mais sobre o efeito, que é o mesmo que quebra copos de cristal e coloca pontes a baixo é só pesquisar por essas duas palavras chaves: ressonância e harmônicas.
ResponderExcluirObrigado Obata.
ExcluirDaniel a paz de Deus eu mais uma vez agradeço o seu contato e para mim que não entendo nada ainda de cellovou dizer assim como um irmão disse aqui no seu blog graças a Deus que eziste pessoas que se preocupa como proximo e explica tira as duvidas emesmo não tendoserteza busca a verdade para tirar algumas duvidas eu gostaria de saber se o breu em que eu uso no violino e o mesmo do cello ou não e qual é a melhor e mais enconta marca para cello
ResponderExcluirAmém, Cosme. Obrigado.
ExcluirVeja, há breus que podem ser utilizados em todos os instrumentos de arco. Mas, existem breus que são mais específicos a cada instrumento. Depende do seu breu, pode ser sim utilizado no cello. Mas os breus mais pegajosos são recomendados para o cello.
Veja essa postagem: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/search/label/Breu
Fala sobre a importancia do breu...
Saudações
Daniel
ei daniel as cordas evah pirazzi sao boas so q ela dxa o som muito alto e otima para questao de volume e ataques mas a larsen e bem melhor ela e suave na vdd ela e a mais top do mundo p cellos tanto e q um jogo e 900 reais ja os da evah pirazzi sao 700 reais
ResponderExcluirLeandro.
ExcluirObrigado pela dica. Neste caso, qual corda vai valorizar os graves do instrumento ?
Daniel
ApdD"
ResponderExcluirVeja este video sobre tira lobos... esta em inglês mas olha q interresante:
http://m.youtube.com/watch?v=l0cD_TGwmUU
Marlon.
ExcluirMuito bom que encontrou esse link. Inclusive já tenho esse modelo de tira lobo e, confesso, é algo extremamente incrível.
A postagem está no forno, logo sairá!!!
Saudações
Daniel
ApdD! Meu Eagle Ce300 esta com lobo na nota fá#... na corda dó, sol e ré... o q faço? Vou tentar vender ele....
ResponderExcluirMarlon, compre um modelo de tira lobo!!! se quiser eliminar de uma vez por todas, compre esse modelo que vc citou no vídeo. Muito bom!!
ExcluirO meu esta com lobo no Mi ( primeira posição corda Ré e 4° posição corda Sol) idêntico ao do vídeo, atrapalha demais kkk
ResponderExcluirAPDD A TODOS.
ResponderExcluirEstou com lobo na MIb da corda RE.
Cello novo de LUTHIER, apenas 3 meses de vida.
Vou comprar o TIRA LOBO http://ecorde.com.br/tira-lobo-cello-mberg-lupx/item/1585
Quando chegar posto aqui o resultado.
ABRACOS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho um standart de ebano olho paris, veio no CE 300, está novo, gostaria de trocar por um de fibra de carbono, alguem se interessa?
ResponderExcluirPessoal uma coisa só resolve esse problema e esse problema se chama CORDA isso mesmo existem cordas que se adaptam melhor em cada marca de instrumento essa vibraçao ocorre pq ?pq ela não é continua em determinada nota primeiro troca de corda depois standart depois. Alma
ResponderExcluirApdD meu queridos! Tudo na paz?! Queria deixar o meu relato também a respeito do lobo. No meu caso aparece nas notas mi e fá, sendo na nota mi mais aparente. Curiosamente quando eu coloco a minha surdina de borracha (marca Paganini), o lobo muda para o ré da corda solta e some totalmente do mi e fa. Coisa de louco kkk
ResponderExcluirApdD, algumas vezes tocando meu Cello, da um som muito feio, mas na nota Lá(A), geralmente na corda solta, isso é o efeito lobo, ou a forma que eu pressiono o arco?
ResponderExcluir