terça-feira, 29 de julho de 2014

"Alma do Violoncelo | Necessidade de Ajustes por Luthier"



Prezados Celistas.

Este post, consolida a nossa ideia de que, ao adquirir um instrumento, é necessário leva-lo ao luthier para ajustes básicos

Esse post foi elaborado por uma amigo do blog, Rui Mauricio. Na região onde ele mora, não há luthier, na verdade ele é o luthier, assim, ele está adquirindo as ferramentas necessárias, estudando e ajustando os instrumento de seus alunos/amigos. 

Além dos comentário sobre o som, as fotos mostram à posição da alma. Algo realmente que pode prejudicar o som do nosso instrumento. Infelizmente, alguns - se não todos - instrumentos vem assim de fabrica necessitando de uma revisão por um luthier, algo que não é possível em alguns caso. Segue a post.:


Vamos falar sobre uma experiência vivida no momento do ajuste de um cello da fabricante Parrot (chinês). Este cello é bem comum no Brasil não pela sua qualidade seja no quesito madeira e/ou acabamento, mas pelo baixo valor e por ser de nível estudante. Ao me deparar com o cello o proprietário me disse:

comprei o cello em tal lugar e ao chegar em casa a alma estava caida, voltei na loja para colocarem a alma [...] ao invés disso me deram outro instrumento, e desde então toco nele... [...] o som dele é roco e sem volume algum, sem brilho”.

Pois bem... vamos a análise do instrumento. O cavalete estava assustador de espesso e extremante baixo, sendo que a corda Dó não era possível de tocar pois ao dedilhar qualquer nota a corda encostava por completa no espelho. Até ai tudo bem, “é apenas uma troca de cavalete resolverá a questão ou mudará algum aspecto como um todo”, pensei.

Mas ao analisar internamente com ajudar de um espelho de inspeção, constatei que a coisa era grave. Retirei o espigão para registrar em fotos.


Observem o interior (acabamento) do instrumento. Faixas mal coladas e com madeiras nada especiais. A barra harmônica foi colada uma “ripa” e feito alguns cortes que ainda não consegui traduzir o que o artista quis fazer. Mas o interessante foi a ALMA.

Sim essa pequena peça cilindrica que além de sustentar a pressão das cordas, serve também para transmitir a sonoridade, principalmente dos agudos, para o fundo e consequentemente pra toda a caixa de amplificação.

Ela é feita da mesma madeira que o tampo (spruce). Ao se escolher uma alma, deve-se se atentar a quantidade de fibras/veias que a mesma tem. Quanto maior o número de fibras que a alma tiver de melhor qualidade a mesma apresentará.

Ela deve ter nas extremidades o mesmo ângulo que o tampo/fundo do cello para encaixar-se perfeitamente e encostando suas extremidades.

Se não encostar totalmente, não irá transmitir todas as vibrações e a sonoridade de um lado para o outro e o som ficará totalmente comprometido.

No caso em especifico, a alma se encontrava na diagonal e a pressão era tanta que a extremidade superior estava perfurando o tampo devido o mau encaixe/posição.


Ao retirar a alma, a mesma estava com as extremidades bem defeituosas, acredito pela má qualidade da madeira utilizada e pela falta de ajuste adequado no momento da montagem do instrumento.

Particularmente, não acredito que o instrumento tenha saído de fábrica assim, mas no momento da importação pode ter caído a alma no solavanco do transporte e o “carinha” (vendedor) colocado de qualquer maneira e passado para frente. Mas em todo o caso faltou o bom senso.

Feita a conferência do tamanho da alma percebi que a mesma estava com alguns milímetros a menos. A solução foi ajusta-la adequando a lateralidade do instrumento o que de certa forma não prejudicou a sonoridade.

No geral o instrumento após a redefinição da posição da alma, a troca de cavalete, e um refino na pestana notou-se uma mudança drástica em seu aspecto. Está com uma sonoridade presente, e com brilho que o proprietário buscava. Apesar estar com um jogo de cordas MC o instrumento tem correspondido as expectativas.

Fica a dica: na medida do possível ao adquirir um instrumento de fábrica independente da fabricante, país de origem entre outros fatores, façam uma revisão (alma, espelho, cavalete, pestanas, e nos piores casos barra harmônica e revisão das espessuras dos tampos) em um luthier confiável para que o mesmo avalie seu instrumento e possa lhe fazer as correções possíveis dentro claro de seu orçamento. Não comprem um instrumento e já saiam tocando isso prejudica e muito vossos estudos.


14 comentários:

  1. Olá, boa noite! Se vc for de São Paulo -SP, pode indicar bons luthiers e que não são caros? Acho que o espelho (ou braço) do meu cello empenou. Bem sutilmente mas empenou...queria arrumar. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestões:

      http://jaymelandim.musicblog.com.br/

      http://www.atelierstaccato.com/

      Excluir
  2. Boa noite, vc teria algum luthier pra indicar no Rio de Janeiro? não consegui achar nenhum! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. No Rio tem o Luthier Newton Rolla.
    LUTHIER - Newton Rolla - Restaurador de violino, viola e cello. Compra e venda.
    Rua das Marrecas, 40 / 803 - Centro - Tel.: 2240-1016

    muito bom, Ele ajustou meu Violoncelo e o instrument virou outro, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho uma um celo já toco a 5 ano tem alguma dica para ajustar o espigão do Celo

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho uma um celo já toco a 5 ano tem alguma dica para ajustar o espigão do Celo

    ResponderExcluir
  6. Ola boa tarde!! Alguém sabe me dizer a posição exata que ficara a alma do violoncello? Segundo informações a peca fica ha 6 cm do pé direito do cavalete seria isso mesmo? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  7. A paz de Deus irmão meu irmão tudo bem ?
    Irmão estou querendo trocar alguns acessórios do meu cello, como estandarte e cravelhas. Andei dando algumas pesquisadas e encontrei um estandarte modelo ROUND em Ébano ! O irmão já viu esse modelo de estandarte? E também encontrei cravelhas modelo Francês em Ébano também.

    ResponderExcluir
  8. Por favor... estou aguardando um celo e preciso de um luthier em Recife... você recomenda alguém?

    ResponderExcluir
  9. Qual seria uma distância "básica" entre cavalete e alma?
    Meu estado só tem 1 luthier Reconhecido, tenho que me virar...

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo vc sabe me dizer se a alma quanto maior for ela pode produzir um melhor som..

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.