segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

"Cordas D'Addario Helicore para Violoncelo"

Prezados Celistas.

Mais um post sobre cordas, a corda desta vez é a D'Addario helicore. Conheço muito bem as cordas dessa marca para violão de aço, que são muito boas, umas das mais top do mercado. Porém, não conhecia a sua versão para cello e também nunca tinha ouvido comentários à respeito.

Mas, graças ao Thiago, que adquiriu as cordas, temos um review em português para podemos colocar na nossa lista de desejos. Pelo que ele disse, vale a compra. Segue o relato:



Depois de muita pesquisa e conversas com outros cellistas sobre os modelos de encordoamento para Cello, Deus me preparou exatamente as cordas que desejava ter no meu Cello, um CE300: As cordas D’addario Helicore.

Segue a composição das cordas:

A-La aço encalhado / Titanium

D-Ré aço encalhado / Titanium
G-Sol aço encalhado / Tungstênio Prata
C-Do aço encalhado / Tungstênio Prata

(Obs. Descrição do site D’addario)

Pois bem, quando comecei a trocar as cordas, ao apertar a cravelha, já percebi a leveza de cada corda, muito diferente quando comparada com as da Mauro. Depois de tudo no seu devido lugar, e da afinação, comecei a tocar. O som ficou muito alto, e um pouco metalizado,  mesmo tocando na região fraca. Minha noiva ficou impressionada com a diferença de som e disse que em outro cômodo da casa com a porta fechada o som aparecia forte e constante.

Toquei por apenas uma hora, mas nesta primeira impressão já percebi que o som saiu extremamente limpo, sem chiado algum. As notas correspondiam imediatamente quando se passava o arco e a leveza das cordas no dedilhado foi impressionante. Me chamou à atenção a vibração das cordas Sol e Dó, acho que vibram mais por serem em tungstênio. 

No segundo e no terceiro dia o som permanecia com as mesmas descrições, porém o metalizado havia diminuindo.

A partir do quarto dia percebi o som mais aveludado e seguro, um resultado maravilhoso. Comecei a testar as notas que saíam o Lobo e percebi uma diminuição de 80% ao ponto de aparecer somente quando tocava a nota Fá na quarta posição.

Em outras análises, verifiquei que é possível tocar com o arco bem lento, quase parando, e a nota continuará saindo normalmente, o que eu não conseguia fazer com as corda da Mauro. O Pizzicato é sensacional, a nota não some de imediato e continua ecoando por um tempo considerável.

Por fim, o mais impressionante foi que o som do cello está mais acústico, mais preenchido, mais encorpado. Está muito lindo. Fique extremamente satisfeito.



 Conclusão:

·  As cordas são excelentes, vibram muito e o som é espetacular;

·  O Lobo diminui muito;

·  As notas saem limpas e a resposta do arco é imediata;

·  Harmônicos claros e suaves;

·  Som mais firme e encorpado.





É isso amigos, recomendo sem medo. Fiquei muito satisfeito.

Fiquem a vontade para me encaminhar e-mail thiagobrandaocello@gmail.com

Grande abraços,
Deus vos abençoe.

_______

Particularmente, acredito que realmente se considerar o conhecimento da D'Addario em encordoamentos de guitarra e esse relatado, levando-se em conta, ainda, o custo benefício, essas cordas é uma das melhores opções do mercado.

Ainda conforme relatos do próprio Thiago, essa corda foi indicada por um violoncelista que já usou Larsen, Eva... as Top do mercado e disse que as da D'Addario não deixa a desejar....

Confesso que fiquei surpreso...

Saudações

10 comentários:

  1. Olá Daniel, parabéns pelo blog, acompanho todas as suas postagens, muito bom,

    Gostaria de uma ajuda se possível, sou novo no violoncelo, por padrão a clave do cello e ém FA, mais tem momentos que aparece a clave de DO na 4 Linha, gostaria de saber como eu interpreto a clave de DO, em que posição eu começo a tocar, tem alguma posição central pra eu saber se estou achando a nota na altura correta, pode me dar umas dicas, onde coloco os dedos ou se tem algum método que explica isso claramente, pois não achei nada, e pra piorar tem músicas que aparece a clave de SOL também, fico perdido, Se puder me ajudar, ficarei grato.. Um grande Abraço..... Rafael..

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    O dó central do violoncelo é o dó na corda lá ( 2º dedo) esse é o dó da clave de dó na quarta linha.
    Já na clave de sol é o 4º dedo na corda lá na 4ª posição do violoncelo.
    Essa imagem deve ajudar, para achar a 4ª posição procure o harmônico ( exemplo: o mi na corda lá) espero ter ajudado.

    http://www.kuzara.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/VioloncelloReferenceChart.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas Julia, ajudou sim, vou dar uma pesquisada.

      Excluir
  3. Quanto custo o jogo de este jogo de cordas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como comprar fora do pais recomendo esse site:
      http://www.concordmusic.com/
      http://ecorde.com.br/jogo-de-cordas-para-cello-helicore/item/48

      Excluir
  4. Violoncelo ou cello, qual é sua opinião sobre a Jagar tensão média?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo! Você pode encontrar algumas informações a respeito desta marca no site da eCorde (ecorde.com.br). Espero ter ajudado...

      Excluir
  5. Eu tenho um CE300 com essas cordas, é magnifico. Pena ser tão caro aqui no Brasil, vale a pena pedir pra alguém trazer dos EUA, lá custa US$ 120,00 aqui no Brasil custa mais de R$ 1300,00

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.