terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"Como limpar o instrumento"

Primeiro gostaria de me desculpar pela ausência de post´s, pela ausência de reposta de comentários e-mails. Acabou por acontecer, mas... sem choros e desculpas. (inclusive tinha um post que era só apertar o botão Publicar, que vou fazer hoje).

Iniciamos este ano com uma dica rápida, simples e muito eficiente: Como devo limpar meu violoncelo ? Simples, com esse líquido aqui: Terebintina





Exceto se seu instrumento for feito por um luthier que pode ter utilizado a terebintina para fabricação de seu verniz, qualquer instrumento pode ser limpo com esse líquido que, além de cheiroso, remove todo o excesso de breu e demais gorduras do instrumento, inclusive o arco, deixando-os com brilho e com um cheiro de novo.

Pode usar sem medo, pois ele é muito utilizado nas luterias pelo mundo todo. Ele não vai danificar o verniz do instrumento muito menos a sua sonoridade, ou riscar.... Limpe-o com uma flanela ou uma meia de algodão velha.

Encontrei em lojas de corte e costura, artesanato, como podem ver na foto acima.

Aconselho tirar ele do pote original e coloca-ló em um de vidro para máxima durabilidade, pois um frasco desse dura por muito tempo.

Caso tenha uma forma de limpar o instrumento, compartilhe.





9 comentários:

  1. Olá. Desde já quero te parabenizar pelo blog. Os conhecimentos compartilhados conosco tem sido de grande ajuda para mim. Gostaria de saber se a terebentina pode ser utilizada para a limpeza das cordas também (aquele breu que com o tempo já não sai mais só com a flanela), já que você falou que ela remove breu e gordura. Caso não seja recomendável, tem algum outro produto que possa indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izaque. Pode utilizar sim. Existem produtos para limpar corda. Geralmente que toca contrabaixo utiliza. Mas não sei o nome.

      Porém a terebintina já ajuda, sem dúvida.
      Daniel

      Excluir
  2. Bem lembrado. A terebintina é muito útil e uma opção barata para quem deseja limpar o instrumento. Gosto do Polidor e Removedor de Breu Psarianos, pois além de remover o breu incrustado no verniz e manchas gordurosas deixadas pelo manuseio do instrumento ele faz a função de polidor. No entanto, deve-se utilizar com extrema cautela em instrumento que possuem verniz "fresco" pois podem sair uma quantidade de verniz junto a limpeza.

    ResponderExcluir
  3. Você disse: "Exceto se seu instrumento for feito por um luthier que pode ter utilizado a terebintina para fabricação de seu verniz, qualquer instrumento pode ser limpo com esse líquido..."

    Caso o meu instrumento se encaixe nesse quesito, como devo limpa-lo?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Posso utilizar em madeira fosca?

    ResponderExcluir
  5. No meu usei no espelho e acabou amolecendo a tinta , alem do cheiro forte q ela tem

    ResponderExcluir
  6. Eu uso a terebintina e realmente o resultado é ótimo, porém requer cuidados no manuseio e não deve ser inalada, pois é uma substância cancerígena (ou algum componente é) e isto está comprovado, tanto que o governo italiano proibiu sua venda, mas nada que uma luva e máscara de pintura não resolva, e claro deixar o instrumento ventilar antes de guardar no case/capa. Os substitutos da terebintina são: água raz mineral bidestilada e o limoneno. Para a limpeza das cordas, podem ser usados sim, o que não é recomendável é limpar as cordas com a flanela ou pano secos, isto danifica o enrolamento de acabamento das mesmas. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.
    Meu Cello é fosco o que devo passar na madeira pra limpar?
    Pode passar óleo de peroba?

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.