terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Arco bom | Na prática"

Prezados, 

Faz muito tempo que não posto nada. A faculdade está tomando todo o meu tempo. Quero postar algumas dicas de como segurar o arco, como segurar o cello, exercícios para deixar a mão mais leve, como fazer o vibrato, mas estou sem tempo, pois quero fazer alguns videos. Mas brevemente, vou postar.

A postagem de hoje é sobre a minha impressão sobre um bom arco.

Por um caminho especial, consegui um arco de Pau Brasil... em fim, um ótimo arco. Bonito e tudo mais...

Agora e na prática:

Bom, nas primeiras arcadas, confesso que não senti muita diferença, pois o breu ainda estava chegando nas crinas. Mas... quando pequei o arco antigo.. nossa, ai sim senti a diferença.

No primeiro dia, senti que o som o cello ficava mais quente e redondo (tal como dizem). Para poder explicar melhor: 

Sabe quanto tocamos o instrumento por algumas horas e ele esquenta e fica com o som gostoso, melhor que o normal ? sim, a minha impressão foi essa: Parecia que o instrumento, com o arco de Pau Brasil, já estava quente. Quanto ao de Ipê, parecia que o instrumento estava frio. Com o arco antigo parece que o som fica estourado. Voz rouca, e o arco de Pau Brasil, voz limpa. Quase isso.

Mas já estava sentindo que o arco era bom mesmo.

E nos outros dias? 

Bom. Quando o instrumento ficou quente, para ser sincero, ouvi o meu cello como nunca tinha ouvido antes. Som alto, aveludado, redondo. Mais facilidade para segura o arco, para tirar o som. De fato o som é constante no talão, meio e ponta. E se forçar, ficava mais alto ainda. Como tenho a personalidade tímida, apesar de não parecer, tiro o som tímido também. (acredito). 

Estou satisfeito com a compra. Uma boa pedida depois de ter um cello intermediário.

Digo que compensa e vale a pena investir, de acordo com as suas condições, é claro. 

Voltar para trás vai ser complicado. Agora, ou um arco do mesmo nível, ou melhor. Pois quanto temos contato com o que é bom, para voltar para trás fica complicado. Mas, melhor ter um arco simples, do que nenhum. Sempre tendo em mente aquela humildade.

É possível tocar com todo arco, com arcos melhores, mais ainda. OK?!

Bom essa foi minha impressão sobre arco de Pau Brasil, na pratica. 

Espero em breve postar como segurar o arco e dar arcadas, já que estou "evoluído"  para ensinar isso. kkkkkkkkkkkkkkk. Parece piada!! Mas o que eu sei, quero passar para ajudar.

Grande Abraço.
Espero que tenha contribuído.

Deixe seu comentário, isso é importante para os demais estudantes.

Saudações!
Daniel

3 comentários:

  1. Ótimo comentário Daniel, estou pesquisando justamente sobre arcos de Pau Brasil e pelo que escreveu me convenceu a investir nesse arco, não que precise de convencimento para isso, mas de informação sobre...

    Obrigado!

    Jael Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jael.


      Muito bom!! Não se esqueça de deixar a sua impressão ao trocar de arco!!


      Saudações

      Daniel

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Me ajudaram muito! Estou nessa de escolher arcos mas é muito confuso não faço ideia de qual comprar. O que acha do Pau brasil Antonni Marsalle ? Conhece alguém que já usou? Obrigada

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.