quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Espigão de Fibra de Carbono | Muito Bom"

Prezados,

Atualmente, existem alguns acessórios em fibra de carbono. Trata-de de material leve e resistente. Portanto, pode ser utilizado como espigão do nosso cello.

O meu espigão antigo, que era normal, de aço, quando estava tocando ele ficava vibrando de mais. Fazia um som que me incomodava muito. Era muito chato aquele som.

Até minha esposa tinha notado o bicho gritando dentro do meu cello. Em pesquisas, procurei espigão de madeira, mas encontrei o de fibra de carbono. Opa!!! uma opção.

Apesar do meu Luthier ter apertado para que ele não ficasse solto, mesmo assim tinha dias que ele vibrava de mais. 

Vejam como é:



Para minha felicidade, a sua colocação é muito simples. Basta apenas puxar que ele sai inteiro, e é apenas colocar o outro (tem que tirar as cordas do estandarte).   Isso você mesmo pode fazer. Esporadicamente a alma pode cair com esse processo. Mas isso não é regra. A regra é: quando as cordas forem totalmente desafinadas, a alma deve permanecer no lugar. 

A não ser que você tenha feito algum ajuste delicado com seu Luthier, para alcançar um timbre. Como foi o meu caso: pedi um timbre morno, quente, aveludado no máximo. Ele fez. e ficou. Mas quando as cordas foram soltas. Páaaa. a alma caiu. Mas, reitero, isso não é regra. Já desafinei o cello e a alma não caiu.

Legal, o som saiu... aquele som chato não me incomoda mais. 

Agora o som está até melhor. Acreditem, o som do meu cello melhorou com o espigão de fibra de carbono. 

Tinha sentido isso. Mas como tenho essa loucura de tudo melhora o som... fiquei na minha, mas, um "hermanito" me disse: "nossa! com esse espigão o seu cello melhorou o som". 
'
Sim, está mais gostoso tocar. Parece que o som fica mais tempo dentro do cello. Parece que o espigão de aço suga o som. Sei lá. Uma impressão. 

Do ponto de vista da estética, gostei também.

Ele é algumas gramas mais leve... isso é bom na hora de levar o cello nas costas.. ahã ? sim.

Todo caso, fica ai uma dica e caso escute um som de vibrações de aço, talvez não seja os micro afinadores ( o que pode ser se eles estiverem com folga).

É isso ai. Caso tenham espigão de fibra e tenha sentido essa diferença, ou de aço e sente que ele suga o som, deixem seu comentário.

Daniel

5 comentários:

  1. Excelente dica Daniel.

    Realmente um cello com espigão de fibra tende a ter um som melhor.
    Ocorre devido ao aço "segurar" as vibrações emitidas pelo corpo do cello, O aço é mais pesado, como as vibrações tem uma frequência delicada necessitamos de um material que tenha menos peso. A fibra de carbono foi uma excelente escolha. Elá é mais leve e consegue transferir as vibrações com mais facilidade. Proporcionando um timbre mais claro e sem contar que não causa ruídos desagradáveis.

    "Quanto mais leve o instrumento, mais ele se projeta".

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Daniel pela escolha do espigão.
    O meu cello o Luthier que o constuiu já colocou de fibra.
    Mas já toquei em cello com esp de aço. Percebi muita diferença também.

    abçs.

    ResponderExcluir
  3. Este apoio para espigão violoncelo é perfeito.
    Obrigado pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pessoal pela dica ,estava pesquisando para saber se procede ou é coisa de vendedor.Vou colocar no meu.Valeu.

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.