quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Cordas Spirocore"



Para aqueles que estão querendo investir em um ótimo jogo de cordas, neste post falaremos um pouco sobre a marca Thomastik Spirocore. Está corda é uma ótima opção custo/benefício. Mas, há aqueles que possam dizer “uall pagar R$ 600 \ R$ 800 \ R$ 850 em um jogo de cordas (Claro, depende da loja de sua preferência)... preço de um instrumento chinêsA resposta é sim. É um investimento que sem duvida lhe trará avanços, tanto na questão de estudos como destaque na orquestra.





Desde já, não é objetivo do post influenciar ao leitor a escolher está ou aquela loja, e muitos menos a escolha da corda Thomastik Spirocore como único modelo. Aqui é apenas um relato de nossa experiência na utilização dessa corda (mas se quiser saber de boas lojas... BARATEIRAS! Fale conosco hehehe).
A Spirocore é fabricada pela empresa Thomastik, é muito utilizada em instrumentos de arco como Cello e Contrabaixo. Este último a utiliza no jazz e outros gêneros devido sua tensão e timbre, favorita entre os músicos desse instrumento. Quanto ao Cello é muito utilizada em combinação com outros jogos (Larsen, Pirastro, Jagar entre outros). Em nosso caso, foi testada o jogo completo da Spirocore em um Cello novo (poucos meses de uso), e a princípio as cordas corresponderam às expectativas.

Há três modelos de Spirocore para Cello, (baixa, média e alta tensão) isso significa o calibre das cordas. Além das tensões que deve ser levado em consideração no momento da aquisição, outro parâmetro é o material a qual é construída. Neste sentido temos três configurações (chrome, prata e tungstênio).

Nos testes realizados, o modelo escolhido foi Thomastik Spirocore Tungstênio (Com A/D em Chrome e C/G em tungstênio) com tensão média. 

As cordas são excelentes para estudos da técnica de pizzicato, devido sua sensibilidade e maciez. Nos testes realizados com o arco as cordas se demonstraram o porque são as cordas mais utilizadas no mundo por diversos musicistas (cello). As cordas C e G são fantásticas. Possuem bom timbre e som contínuo entre cada arcada, seja forte fraco ou arcadas moderadas o som se manteve sempre estável quanto à entonação.

Quando se executa instrumentos de cordas (friccionados) geralmente há pontos de contatos onde o som se destaca. Em nossos testes fizemos a execução próximo ao espelho (som aveludado - suave), no meio das cordas (espaço estabelecido entre o cavalete e o espelho) som normal e, por último próximo ao cavalete. Os resultados foram os melhores. As cordas responderam bem as arcadas, com destaque ao resultado próximo ao cavalete. O som produzido foi marcante e brilhante o que já era de se esperar.
Nesse ponto, quero, Daniel, fazer um comentário: As Cordas Mauro Calixto, quando tocado próximo ao Cavalete, não mantém o timbre normal dela, ou seja, fica quase sem timbre.
Outro ponto a destacar neste jogo de cordas, é o fator estabilidade. A Spirocore tem afinação quase que instantânea. Grande diferencial, pois geralmente as cordas com núcleo sintético tende a demorar (2 a 3 dias) para estabilizar a afinação.

Bom, foi testado o jogo completo. Mas o princípio da produção deste post é pesquisar o porque da utilização das cordas Larsen (A e D) em combinação com a Spirocore (C e G). Em parte já sabemos que a Spirocore possui ótimo timbre e boa resposta das arcadas.

Mas, e a Larsen (é brilhante? é macia? possui melhor resposta nas arcadas nas mais diferentes posições? etc). Com o lançamento recente da Larsen Magnacore em Tungstenio, vai ficar ainda mais difícil a escolha das combinações. Se você possui experiências acerca, contribuía com o blog e demais leitores. 

Deixe seu comentário.

Daniel e Rui

25 comentários:

  1. Ola, Bom Dia ! Gostaria, se possivel informasse onde adquirir avulso a corda Jagar A ? Qual o fornecedor com bom preço. Grat.Rosa . Meu email: amadameire@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom site para comprar cordas.
      http://www.concordmusic.com/dynamic_str.asp?pagelabel=Eudoxa

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel,

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa do Blog, pode contar comigo nos comentários. Sempre que tiver um tempo disponível estarei por aqui.

    Respondendo a sua dúvida sobre a cordas Larsen, realmente são uma boa escolha. A corda se adapta ao seu estado de humor. É a combinação perfeita A e D Larsen e G e C Spirocore.
    As cordas G e C Larsen não são tão boas quanto a Spirocore, por isso a Larsen lançou a Magnacore, que no momento é meu sonho de consumo por já possuir a D e A.

    Recomendo a edição solista, simplesmente por terem um som mais limpo, brilhante e serem ligeiramente mais macias que as Larsen comum. (o preço não varia muito para a edição comum)

    São cordas com grande projeção tonal, respostas absurdamente rápidas e um som, combinado a um cello bem ajustado, maravilhoso.
    Utilizando a A e D não terá uma grande diferença de timbre na mudança de cordas.
    Nas posições avançadas soam com uma projeção impressionante e a maciez da corda promove um conforto grande ao tocar, principalmente utilizando o dedo polegar.
    A afinação é imediata e não varia muito com as mudanças climáticas.

    Mas vale uma dica, utilize-as com um cavalete modelo belga, pois com um francês vc não terá 100% de aproveitamento do brilhantismo dessas cordas.

    Espero ter ajudado.

    Saudações.
    Thales.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales. ótimas dicas. Ajudou sim. Continue nos ajudando. Se tiver alguma ideia sobre postagens, por gentileza, não exite em me enviar limeira.daniel@gmail.com

      Todo caso, dicas registradas!!!!

      Saudações.
      Daniel

      Excluir
  4. A paz de Deus meu irmão, olha, quero comprar uma corda avulsa Dó(C) de tungstenio da marca corelli e não estou encontrando na internet quem venda somente ela. Voce conhece algum site ???


    e vlw pelo Blog muito instrutivo estou curtindo muito


    Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  5. Amém. Fico feliz!


    Acredito que, sem fazer propaganda e percentual em indicação com vendas, no site: http://ecorde.com.br/ você deve encontrar essa corda avulsa. Se não tiver, Ebay. Vai ter que importar direto.

    Saudações!
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Oláá, parabéns e obrigado pela postagem ajudou muito ...Então estou interessado na corda Thomastik Spirocore (o conjunto todo ) vc tem alguma indicação de loja ? (Onde fique mais barato rsrs,se caso não tiver indicação de loja por não ser do mesmo estado algum site confiável e talz ) ....Sou de sp :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas. Obrigado.

      Site local para compra de cordas é: ecorde.com.br - existem outros, mais ainda não comprei corda por eles, por exemplo: andamentto.com

      Abraço!
      Daniel

      Excluir
  7. A Paz de Deus irmão Daniel tenho uma pessoa que pode me mandar cordas para meu violoncelo da Suíça,gostaria de saber sobre especificação para cordas thomastik spirocore para indicar a esta pessoa meu email everlonrenato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Nos violinos Tavares encontrei as cordas thomastik spirocore por 450 reais o jogo qcho que esta na faixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul,
      Não seria o jogo e sim a unidade da mesma. Mas valeu pela pesquisa.

      Att.,

      Rui Mauricio

      Excluir
  9. Gostaria de saber se o jogo de cordas Jarguar é bom?
    Gostaria de saber qual encordoamento combina com o modelo CE 300 da eagle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim gustavo. São cordas boas. Estamos elaborando uma postarem sobre ela. Se acompanhe o blog que logo ela saíra. Mas, trata-se de uma corda boa sim e certamente será boa para o CE 300.

      Excluir
  10. Olá Daniel,

    Quero deixar uma dica aqui: compro cordas, breus e outros acessórios para o meu violoncelo no ebay, na loja yourdealscenter. Ele tem outras lojas que vende itens OEM também. Por exemplo, comprei recentemente um jogo de cordas D'addario Helicore por 76 dólares! Saiu por coisa de 170 reais, já contando o frete. Aqui você não encontra um jogo desses por menos de R$ 400. Vendedor super de confiança, manda sempre com rastreamento e chega relativamente rápido.

    ResponderExcluir
  11. Paz de Deus! Uma coisa que gostaria de saber, meus irmãos: Quanto tempo de vida útil em média tem essas coisas? Muito obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.

      Com ótimo sonoridade, cerca de 1 ano. Porém, há possibilidade de utilizá-la por mais tempo. Varia de seu bolso (Essa é a realidade).

      Excluir
  12. Olá pessoal, parabéns pelo blog, tem me ajudado muito como inciante!
    Queria saber se alguem ja tocou ou conhece alguem que usa ou ja usou as cordas D’Addario Kaplan?
    Hoje gira em torno de R$ 1.500,00 eu vi uma pessoa tocando com ela no youtube e achei bem legal mais eu não tenho esse conhecimento e como é um investimento caro, eu queria ver a opinião de quem manja do assunto!

    vlw!
    Abraço
    Fernando França

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,
      Independente da corda que você pretende comprar, aconselho a procurar no ebay. Eu sempre compro com esse vendedor aqui:
      http://www.ebay.com/sch/m.html?_odkw=&_ssn=yourdealscenter&_armrs=1&_osacat=0&_from=R40&_trksid=m570.l1313&_nkw=cello+string&_sacat=0

      Meus colegas de quarteto também. Sai muito mais em conta. Eu estive usando um jogo de D'addario Helicore, mas cheguei a perder duas cordas do jogo que "estouraram" na bolinha. Então fiquei um pouco ressabiado. Estou agora com um jogo de Charm, que possui boa sonoridade, som quente, e estou gostando.
      Você pode comprar daqueles jogos mistos de Larsen + eva pirazzi, ou Jargar. Esse vendedor tem também. Até tenho vontade de experimentar, mas acho um pouco caro.

      Excluir
  13. Hey Daniel, como vários já disseram, parabéns pelo blog! Virou uma referência pra mim!

    Bom, eu utilizo as cordas Mauro Calixto, mas quero investir em cordas um pouco melhores. Encontrei um bom preço para as Thomastik Spirocore Chrome, tensão média. Vc testou a de Tungstênio. Há muita diferença?

    Abraços,
    Christian

    ResponderExcluir
  14. Olá,boa noite! estou começando aprender a tocar violoncelo, consegui um emprestado, mas tenho q fazer alguns ajustes nele. Você poderia me recomentar alguma marca de cordas que sejam de boa qualidade e barata ?!!!

    ResponderExcluir
  15. APDD estou querendo comprar um set de cordas da Evah Solist ou Evah Gold... qual você me aconselha?

    ResponderExcluir
  16. APDD, tenho uma dúvida sobre quanto e quando será tarifado uma corda solta ou jogo no ebay!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde
    Estou querendo invetir em um jogo de cordas jagar red . foi recomendação de um luthier , oque voce me diz sobre essas cordas

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.