quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Cavalete | Importância | Modelos e Características"

Cavalete ?

O cavalete é uma peça de madeira feito de acero, maple, entre outras madeiras. O cavalete é um pouco frágil e por isso há necessidade de um cuidado especial para que não venha a perder sua funcionalidade de maneira prematura.

Trata-se de uma peça muito importante nos instrumentos de arco, ou seja, de corda friccionada (Cello, Violino, Viola e Baixo). Essa peça não pode ser simplesmente ignorada por nós como uma peça que serve para fazer a divisão das cordas, bem como mantê-las esticadas de forma que não fiquem coladas no espelho.

Importância:

O cavalete é a peça principal que irá transferir o som das cordas ao corpo do instrumento. O cavalete será o  principal condutor do som para que haja a devida transferência das cordas ao tampo do instrumento, e consequentemente, ao fundo do instrumento.

Vejam, conforme a qualidade do cavalete, melhor a transferência das vibrações, ondas sonoras, sons, ao instrumento como o todo. Portanto, quanto melhor o cavalete, melhor será a qualidade do som, logo a escolha de um bom cavalete (madeira dura e antiga) melhor será a resposta do instrumento como um todo.

Cuidados Básicos:

Conforme a afinação que é feita no instrumento através das cordas que passam sobre a superfície do cavalete, este costuma a empenar para frente ou levemente para trás dependendo do ângulo que é ajustado, fazendo com que seus pés perca o contato com o tampo do instrumento. Para isso não acontecer é fundamental que o músico fique atento ao afinar seu instrumento, verificando a posição (reta da parte de trás) do cavalete e a simetria de seus pés junto ao tampo. Pode ser verificado com uma régua ou a olho nu para os mais experientes. Caso o cavalete esteja desconfigurado de sua posição original basta puxa-lo para trás (e/ou frente) com cuidado, lembrando que as cordas devem estar levemente afrouxadas para que possa diminuir a pressão do cavalete no tampo do instrumento. 
Para ajudar as cordas a diminuírem o atrito, pode passar grafite, lápis, lapiseira, no local aonde as cordas ficam. Isso ajuda a lubrificar. Esse procedimento pode ser feito na pestana também.
Outro detalhe interessante do cavalete é sua espessura. O cavalete não pode ser tão “grosso”, e muito menos ser colocado no instrumento com as configurações de fábrica (jamais). Por isso, sempre que precisar de um ajuste leve a um luthier para ajusta-lo por completo (pés, encurvatura, espessura).

Modelos e Características:

Quanto ao modelo dos cavaletes e sua relação com o timbre do instrumento é uma questão de estilo de cada musicista. 

Modelo Francês:



Muito utilizado pelo celistas possui uma características mais harmoniosa com timbres menos brilhante.

Já o modelo Belga:




Possui em sua característica a produção de timbres mais brilhantes, melhor resposta e com grande explosão sonora. Muito utilizado entre celistas solos pela rápida resposta que este tipo de cavalete produz com as arcadas.

Entre os menos utilizado, temos o cavalete barroco:



Em seu próprio nome já nos dá pistas sobre sua utilização. É utilizado em Cellos barrocos, característica marcante está em seu formato e timbre mais dolce. Mas há aqueles que o utiliza em instrumentos modernos em busca de um som mais aveludado. Claro que todos os modelos supracitados devem levar em conta as cordas a serem utilizadas e principalmente o timbre que mais agrada o musicista para que o conjunto se corresponda.

Prezados, aqui foi uma postagem em conjunto, Daniel e Rui. Esperamos contribuir. Todo caso, aguardamos os comentários sobre os modelos citados para poder florescer mais a postagem, bem como de conhecimento de outros modelos não citados nesta postagem.

Forte abraço!

Daniel e Rui

13 comentários:

  1. A Paz de Deus! Sou estudante de cello a quase um ano (mas mulher rsrsrsrs me apaixonei pelo instrumento, decidi estudar e não parei mais). Recentemente tive problemas com meu cavalete, tenho um cello Eagle C200 e não troquei a peça. Há alguns meses troquei as cordas, comprei um jogo pirastro e no outro dia a corda lá rompeu, difícil dimensionar a minha frustração! Meu professor lixou a peça para mim, mas ainda considero a troca da peça. Sou apaixonada por música barroca e tenho muita vontade de saber tocar um dia, é possível tocar um bom barroco com um cavalete comum sem distanciar muito da qualidade do cavalete barroco?
    Parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! agradeço. Fique à vontade para propor postagens e correções. Sobre a quebra da corda, nossa, realmente, deve ter sido muito ruim mesmo. Tive uma experiência similar, mas foi no segundo dia da compra do cello. Só assim vi importância de levar em um luthier.

      Sobre a música barroca, olha, vou ser sincero, não entendo muito. Em minhas pesquisas, encontrei o Dimos Goudaraoulis, ele toca barroco de uma maneira surpreendente, ele não usa espigão, usa arco barroco, cordas de tripa e estuda o período barroco. Veja essa entrevista, https://www.youtube.com/watch?v=OgagkHnD4vo ele começa a tocar 3:56; nunca vi igual. Tente encontrar o e-mail dele, quem sabe ele lhe dá algumas dicas. Há outros videos dele na net.

      Agora, com um instrumento normal, acho que dá para tocar música barroca, veja esse video: https://www.youtube.com/watch?v=q2ZHjSA8mkY não parece ser cordas de tripa, o arco é moderno, posição moderna...

      Bom, espero ter ajudado e fique à vontade para fazer perguntas...

      Saudações!
      Daniel

      Excluir
  2. Estou achando o meu cavalete muito alto, será que é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo.


      Acho que sim. Se você está achando que está alto, certamente estará. Não tenho as medidas para te passar para você conferir, inclusive queria postar algo assim, mas não tive tempo de estudar.


      No geral, se as cordas tiverem muito duras e for visualmente que estão altas, o cavalete não está devidamente ajustado.


      Mas se você acredita que esteja, certamente estará.

      Daniel

      Excluir
    2. Oi Daniel.Estou com mesmo problema, achando o cavalete alto, pois as cordas na hora de pressionar está exigindo um esforço de força por parte dos dedos e marcando, machucando os dedos. Estou pensando em lixar, como já fiz anteriormente com um violino, mas estou na dúvida se poderia fazer também com o cello.

      Excluir
  3. Recomendo a todos sobre esse assunto que levem a um atelier de confiança...

    ResponderExcluir
  4. A paz de deus, Deus te abencoe atraves de seu blog tive novamente a alegria em tocar cello novamente, eu ja tinha decido q ia trocar de instrumento, mas com ajuda de seu blog fiz alguns ajustes e meu cello virou outro, desempenei meu cavalete, troquei minhas cordas por 1 jg jargar media e agora vou comprar 1 arco novo + 1 breu que Deus te abencoe e continue passando suas dicas e conhecimento deste instrumento,

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, amigo!

    Acabei de comprar um cavalete (Josef Teller 4/4 Belga)

    Aqui está o link com suas devidas especificações: http://www.hpgmusical.com.br/produtos_descricao.asp?

    lang=pt_BR&codigo_produto=343

    O que poderia me dizer sobre ele? O que significaria essas duas estrelas(**)? Estariam relacionadas a qualidade da madeira? Pelo preço imposto supostamente seria um bom cavalete?

    Obrigado e perdoe-me pela quantidade de perguntas, hahaha. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Qual é o melhor cavalete para cello?

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel, você pode postar marcas de cavaletes? Qual a marca do Belga que vc considera melhor?

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniel, você pode postar marcas de cavaletes? Qual a marca do Belga que vc considera melhor?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Daniel e amigos cellistas.
    Entre Aubert Merecourt (Belga) e Despiau Superieur- classe C 1 árvore (Belga), qual a melhor opção?

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.