segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Como Segurar o Arco | Noções Básicas"

Prezados.

Faz um tempo que não posto algo. Sabem como é: a vida é um pouco corrida. Mas Vamos começar o ano com uma postagem, ao meu ver, muito boa para iniciantes de violoncelo, ou até mesmo para aqueles que tem dúvida de como segurar o arco de forma correta.

Importante dizer que pela arcada é possível tirar uma gama de sons das mais variadas em nosso instrumento, como por exemplo, Reggae, Rock, Jazz, além de um ótimo som em qualquer estilo o musica a ser tocada. A arcada é muito importante.

Vamos lá, primeiramente, não existe posição certa, nem errada. Existe a posição que lhe trará dores, tendinite e todas as suas doenças relacionadas, portanto, essa posição não será boa para sua saúde. Não existe técnica, ou escola de arco, melhor que a outra. Cada uma terá a sua parte benéfica em relação a outra. O mais impontante, primeiramente, é não ter dores e prejudicar a saúde, depois, não menos importante, o som: a música.

É sabido que existem diversas escolas de como segurar o arco, como passar o arco nas cordas. Para falar a verdade, não conheço muito do assunto, ou teoricamente, mas pelo que andei lendo, aprendendo e analisando  vou registar aqui para compartilhar.

Essa posição que vou compartilhar é a que eu mais gostei de tocar, devido a leveza que ela trás ao tocar. 

Vamos lá:

Segure o arco na ponta com a mão esquerda e deixe a mão direita cair suavemente na região do talão, será mais ou menos nessa leveza e posição que os dedos devem ficar:

Depois de feito o procedimento anterior, para sentir a leveza que a mão direita deve ter ao segurar o arco, bem como para ver os dedos sendo colocados no talão de forma natural, vamos a alguns procedimentos básico. 

1º Passo: Começamos pelo dedão. Ele que vai ser o "cara".  Vejamos aonde o dedão fica:




2º Passo: Os dedos 2 e 3 devem ficar, mais ou menos nessa posição do talão (veja nas fotos acima também). O 1 dedo fica em cima da parte de borracha do arco que serve para não escorrega 1 dedo. O 4 dedo deve ficar relaxado. Evitar que ele, o 4 dedo, fique atrás do arco. Vejamos:



Agora é acostumar a segurar o arco. No começo é muito complicado mesmo.  Tendemos a sentir dores,   tensão, arco pesado. Com o tempo elas devem ser eliminadas. Com o tempo sem dores e sem tensão e sentindo leveza ao segurar o arco, ao tocar. 

Como diz o chavão de drogas lícitas populares, o remédio, se persistirem os sintomas o médico deverá ser procurado, no nosso caso, um professor. 

Todo caso, fico à disposição. Faça sua perguntar por meio de comentários (lembrando que quando eu respondo o blog não lhe avisará por meio de um e-mail que respondi a sua pergunta, ou seja, você deverá voltar por aqui) ou me mande um e-mail: limeira.daniel@gmail.com no que puder, ajudarei.

Quando estiver no serviço, na escola, ou em outro lugar, segure um lápis ou caneta, isso ajudará um pouco a relaxar os dedos, lembrando sempre dessa posição e movimentando os dedos, exceto o dedão.

Segue um pequeno video mostrando o procedimento de como segurar o arco:


Deixe seu comentário; Sua dica; Sua dúvida.
Saudações Celisticas.
Daniel

10 comentários:

  1. Mais uma vez... ótimo post Daniel. Você mencionou algo interessante quanto a continuidade das dores. Geralmente as dores persistem entre 1 mês (máximo) para aqueles que estão com todo gás iniciante e o aluno nesta fase deve se ater a correta postura para sentir progresso nos estudos. Não há nada pior que tocar com dores. Fica como se o instrumento tivesse algo espinhoso. Bons estudos a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Òtimo blog Daniel! Comecei a estudar o cello há 1 mês e cara, é demais! Mesmo tendo um material razoavelmente grande na net, é tudo muito espalhado em comparação aos instrumentos populares (violao, cuica, reco reco, enfim...rs). Seu blog contribui imensamente para quem está iniciando. Assim como eu, como para o aprimoramento de quem já "devora" o instrumento.
    Parabéns pela iniciativa brother! Abraços Will

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will. Obrigado! caso necessite de alguma ajuda, não exite em perguntar.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  3. Olá Daniel. Parabéns pela iniciativa, seu blog está literalmente uma mão na roda.
    Sou guitarrista e sempre tive vontade de aprender violoncelo. Adquiri o meu na semana passada e estou a todo vapor nos estudos, a princípio, auto-didata mesmo.
    Gostaria se possível que você me tranquilizasse na seguinte dúvida... nos primeiros dias é difícil mesmo tirar o som do instrumento? (Às vezes sai forte, as vezes bem fraquinho...), penso que minha ansiedade possa estar me atrapalhando, ou sei lá, talvez meu arco ainda não tenha pêgo a resina direito...

    Valeu pela força!!!

    ResponderExcluir
  4. Normal. Pode ser a falta de resina mesmo. Pode ser a temperatura, ou seja, no meu caso, se está muito quente (abafado) o som estranho. Se está meio frio, o som fica mais leve. Muito frio, apesar de se complicado tocar, o som fica uma beleza. (isso devido a madeira gostar do frio rsrs)

    Esses instrumentos mudam o som (relativamente) com o clima.

    Além do clima:

    Há dias que tocar esse instrumento é complicado mesmo, o som parece que é um horror.

    Mas há dias que o som vai que vai...

    Já tive diversas conversas com outros violoncelistas que tem, igual a você, esse sentimento.

    Normal, com o tempo pega o jeitão da coisa.

    Quando perceber que o instrumento está com o som ruim, não desanime é normal. Procure estudar sem o arco, ou outro tipo de lição, tentar tocar algo alternativo. Mas, não desanime.

    Se precisar, à disposição.

    Daniel


    ResponderExcluir
  5. ApdD...
    Já um mês com meu cello aqui... o solar no violão ficou até meio sem graça...rs sem comparação o volume de som...

    O problema é a mão direita, astá doendo cada vez menos...rs mas msm assim o ARCO ainda QUICA E TREME (tocando cordas soltas rápido ou devagar principalmente NA CORDA LÁ)... seria o jeito de segurar o arco ou a forma de dar a arcada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon. talvez a crina esteja muito apertada. Tente deixar mais frouxo. Se não der certo, me avise.

      Excluir
  6. já faz um tempo que toco cello e ainda não consigo deixar de sentir a sensação de que o arco vai cair
    sera que estou segurando corretamente
    tentei segurar o arco como você indicou porém em vez de colocar o dedão na ponta bem em cima coloquei ele encaixado na curvinha um pouco em baixo do local que você colocou
    mais já me disseram que essa sensação é normal.
    o que eu quero realmente saber é se o único mal em apertar um pouco seria a caimbra por que pra falar a verdade não consigo perceber alterações no som.

    ResponderExcluir
  7. Estou iniciando agora,mas ajudou muito, valeu!
    Por certo terei que consultar dinovo. Kkk

    ResponderExcluir
  8. O polegar fica curvado para cima ou para baixo, na sua demonstração ele ficou momento para cima e momento para baixo.
    Qual é o certo

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.