segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Cavalete Empenado | Desempenando"

Nesta postagem quero mostrar um exemplo de um cavalete empenado. Um leitor entrou em contato comigo dizendo que o seu cavalete estava, aparentemente, com defeito, pois o som poderia estar sendo prejudicado, principalmente por ele estar naquela situação. Vejam:


De fato o cavalete dele estava torto. O meu já esteve um pouco torto, mas, por sorte, levei ao luthier apenas para ele ver como que o som estava (na verdade  não tinha ido para ver nada do meu cello, mas aproveite). Quando ele olhou para o cavalete disse: "mais uns dias você teria que vim aqui comprar um novo"...

Com o cavalete tordo, além de o som não estar sendo devidamente sendo transferido ao tampo, conforme explicações básicas desta postagem, corre o risco do cavalete quebrar e ocorrer algum dano ao tampo do instrumento.

Alguns dias depois, ele me enviou essas fotos:



Mas para a alegria do músico, não ocorreu nenhum dano ao instrumento. Muito bom!! Apenas teve que tirar umas $$ do bolso.

Desempenando o Cavalete:

Para desempenar o cavalete, conforme o procedimento que o luthier fez no meu  foi esse:

- Encostou um pano úmido às costas do cavalete e deixou por alguns segundos/minutos;

- Repetiu esse procedimento;

- Depois com ajuda de um pedaço de madeira reta posta às costas do cavalete e com ajuda de alguns prendedores, fez com que o cavalete ficasse encostado na madeira reta, forçando ele ficar reto.

- Fui para casa e retirei algumas horas depois, os prendedores e a madeira;

- Tudo isso com o Cello afinado.

O cavalete voltou ao normal; legal, algumas $$ economizadas!!!

Cuidados Básicos:

Bom lembrar que sempre que as cordas forem completamente desafinadas, é interessante passar grafite, aquele de lápis, lapiseira. Isso fará com que o atrito entre corda e cavalete seja menor. Pode fazer sem medo. Esse procedimento é muito utilizado. 

Importante observar, diariamente, se o cavalete sempre está reto e procurar deixar ele sempre posicionado, puxando ele para frente o para trás, conforme o caso.

Procurar verificar se os pés estão junto ao tampo; se algum lado estiver solto do tampo, a pressão das cordas poderá empenar o cavalete. Neste caso, tentar deixar os pés juntos ao tampo.
Quando for afinar o Cello, nos casos em que todas as cordas forem soltas, deixar o cavalete 1 cm tombado para trás, assim, quando a afinação for completamente alcançada, ele estará completamente reto no tampo. Se ainda não ficou, ou a parte de trás que ficou alta. Desafine e repita. Com jeito e experiência ele ficará reto.
Bom, basicamente é isso. Se houver dúvidas, não exite em perguntar; Se houver experiência, não deixe de compartilhar.

Forte Abraço!
Daniel

12 comentários:

  1. A paz de DEUS Daniel! Legal a nova cara do blog parabens! os posts sobre cavaletes tbm ficaram muito bons! agora eu falando do meu novo cavalete é uma coisa excelente mesmo sendo iniciante no cello, e não tendo ainda um ouvido de musico, é inevitavel perceber o quanto o som melhorou a vibração aumentou, o som ficou mais forte, coisa linda msm! ah lembrando que o cavalete colocado no meu cello foi uma recomendação do Daniel, Foi um Aubert a Mirecourt Mod. Belga! muito bom msm! Parabens pelo blog Daniel! Deste Abençoe Forte Abraço!

    Att.: Emerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Emerson, que bom que deu para notar a diferença ao trocar o cavalete. Dizem mesmo que esse modelo belga da uma potência no som, mas não tive a oportunidade de experimentar na prática. Mas brevemente espero adquirir um modelo belga, hehehe. Sei que um bom cavalete dá um diferença mesmo no som, muito importante. Não poderia deixar de agradecer o Hermano Rui que me ajudou a lhe dar uma dica sobre o modelo! Como vê, estamos aprendendo juntos. abraços.

      Excluir
  2. Grande Daniel!!

    Seu blog tem me ajudado sempre! Tive que diminuir a altura das cordas do meu cello e não encontrei nenhum luthier aqui em Campo Grande. Comprei lixa para madeira da Norton 150 e 220 e consegui diminuir e ficou ótimo! usei seu post sobre cavaletes para retirar e colocar de volta!
    Abração!

    Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo.

      Que bom que o blog tem ajudado. Fico feliz. No seu comentário tive uma ideia de postagem: Como Regular o Cavalete. Assim que possível, irei fazer para deixar de "modelo" para quem necessitar. Fique à vontade para sugerir postagens ou enviar uma postagem propriamente dita.

      Abraços!
      Daniel

      Excluir
  3. ApdD estou com o meu cello e o cavaletesta enpenado com as dicas acima economizei uma grana deu certo kkkkkkkkkkkkk inacreditavél deus abençoe ......................

    ResponderExcluir
  4. A paz de Deus, queria comprar um arco e um cavelete, recomendaria algum? Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Daniel, esse procedimento é feito com o cavalete no violoncelo ou retiram ele?

    ResponderExcluir
  6. Daniel, esse procedimento é feito com o cavalete no violoncelo ou retiram ele?

    ResponderExcluir

  7. - Tudo isso com o Cello afinado.
    Isto está no começo do assunto.

    ResponderExcluir
  8. Olá vc tem contato eu queria conversar com vc no privado

    ResponderExcluir
  9. Olá, você usou esse método com pregadores de roupa ou algum diferente? A propósito, usar ferro de passar roupa também conserta cavalete empenado?

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as dicas! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.