sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Exercício de Arco | Som Filê"

Celistas


Vou repassar um exercício de técnica de arco. Trata-se de um exercício simples, porém, o resultado é muito bom. Esse exercício ajudará o controle de arco, sensibilidade da arcada, tocar perto do cavalete, entre outras melhorias na arcada de um modo geral!

Além de ser um exercício simples o qual não exige técnicas específicas, pode ser feito a noite, de madrugada… por se tratar de um exercício que não sai som.

Primeiro você deve colocar o arco em cima do cavalete. Em cima mesmo, aonde não sairá som e tocar durante 120 segundos (2 minutos), arrastando o arco levemente. Veja o pequeno vídeo demonstrando (apenas arcada para baixo):





Esse exercício deve ser feito, também, com arcadas para cima. 

Entre cada 120 segundos, uma pausa de 30 segundos com a mão para baixo, depois levante ela para o sangue circular. O importante é não forçar de forma que a dor seja insuportável e uma pequena pausa para relaxar os músculos, procurando eliminar a tensão.

No começo é complicado conseguir 120 segundos, principalmente quando passa do primeiro minuto. No final parece que estamos segurando um um sado de arroz, mas com o tempo o exercício se torna mais fácil. 

O segundo é com o arco suspenso, ou seja, quase dois dedos acima do cavalete. Veja o vídeo:





Quando ele estiver chegando na ponta você perceberá que antebraço deve girar, mais ou menos esse movimento aqui:



O indicador deve pressionar o arco para baixo, sendo que essa pressão deve ter o apoio do antebraço para obter mais força, quando fazer esse movimento no instrumento, evitar que os demais dedos se movam muito, apesar de estar movendo no vídeo, é mais para exemplificar o movimento do antebraço. 

Pressionando o indicador, automaticamente o antebraço faz o movimento.

Assim, em linhas gerais, a arcada quando está no talão não há necessidade de fazer esse movimento, quando vai chegando mais para o meio e ponta, esse movimento se faz necessário para que o som seja continuo e forte e alto como no talão.

Não que no talão ele não aconteça, mas não há tanta necessidade.

Façam esse exercício. Não é um dos mais legais, mas ajuda bastante. Sem falar na possibilidade de fazer a noite sem incomodar ninguém.


O ideal é fazer esse exercício todos os dias, ou toda vez que for tocar/estudar. Pelo menos um de cada. O controle de arcada (o som) mudará certamente após uma série desses exercícios. 

O legal é a ansiedade (pelo menos em mim) que temos que controlar, além da dificuldade quando o arco vai chegando na ponta. 


Outro ponto positivo é: quando fazemos o som filê, a vontade de tocar parece que aumenta, assim, quando tocamos para tirar um som… hum… coisa linda.

Seja seu próprio termômetro observando se está evoluindo ou não, bem como se há pontos que podem ser melhorado, e, se for o caso, adaptando o exercício as suas características pessoais. A forma que demonstrei no vídeo que tenho certeza que ajudará muito.

Fica ai dica, espero que ajude! Caso tenha sugestões,  críticas, comentário ou dúvidas, o blog está de portas abertas!


Daniel

6 comentários:

  1. Daniel, seu blog é excelente. Comprei um cello Rolim preto em Abril e por não ter professor em minha cidade estava parado. Resolvi me virar sozinho, o que não é fácil. Seus textos de motivação são uma grande verdade e me ajudou muito.Estou agora iniciando esta jornada pelo seu blog, poi sempre quis ter um cello mas nao tinha coragem para aprender. Vou precisar de sua ajuda irmão. Existe problema se eu estudar diretamente a clave de Fá? abraço e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. r vaz. tamo junto, pode contar comigo. No que for possível lhe ajudarei.

      Olha, o único problema é deixar de estudar. Esse sim é um problema, e dos grandes. Quase todas as musicas para cello são escritas na crave de Fá. Não vejo problemas práticos em estudar apenas a clave de Fá.

      Seu instrumento é legal. Apesar do preconceito dos instrumentos da Rolim, ele tem um bom desempenho.

      Aproveite o seu conhecimento em violão e aplique no cello.

      No que puder. estarei por aqui.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  2. Daniel, o seu blog e show. Muito bom e cheio de informações importantíssimas. Estudei Violonce 2 anos e meio e por certas circunstâncias tive que parar. Mas se Deus quiser vou voltar a tocar este maravilhoso instrumento musical. E com certeza o seu blog vai ser de muita ajuda. Que Deus te abençõe Daniel, e poste mais informações e detalhes...
    Ahh sou fã do Yo Yo Ma, este é o cara do Violoncelo. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, gostaria de saber se o ponto de contato do arco com o cavalete no exercício é sempre o mesmo!!!!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Paz!estou aprendendo também estudando as escalas,sei que com a sua ajuda e a fé em Deus vou chegar lá!!!um abraço!

    ResponderExcluir
  5. A Paz de Deus!!!!
    prezado vc por acaso tem algum grupo de Whats voltado para a pratica do Violoncelo...se tiver por favor me adicione pois sou iniciante e tenho muito desejo de aprender e aperfeiçoar mais ok, Deus abençoe!!! 64 - 981280699

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.