sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Pirastro Chromcor"






Finalmente criei coragem e adquiri um conjunto de cordas importadas. (as duas postagens de cordas são de amigos leitores). Bom, como estava dizendo, finalmente adquiri um conjunto de cordas importadas. Trata-se das cordas Pirastro Chromcor.










As corda vem cada uma em um envelope, com um pedaço de algodão. Esse algodão, salvo engano, é para colocar nas bolinhas que vão ficar no estandarte (caso no use micro afinador), evitando eventuais ruídos ou som metalizados que as bolinhas podem causar:





Comecei pela corda C - Dó. Logo notei a leveza da corda. Muito macia. Muito leve. Incrível. Rápidamente afinei e ela segurou a afinação no mesmo momento, outro ponto incrível, mas, ficou com o som metalizado.

Consequentemente, instalei a corda G - Sol; D - Ré e A - Lá. A mesma situação ocorreu conforme relatado acima.  Logo, percebi a leveza das cordas ao tocar. Entretanto, o som estava metalizado, porém, o cello completamente afinado, apenas com pequenas variações de afinação que acredito ter ocorrido devido o desafinar das outras cordas, pois, a corda A (ultima a ser instalada) não desafinou.

No primeiro dia, as cordas com bom som. Altas, muito timbre, com certa facilidade ao passar o arco. Entretanto, o som estava muito metalizado. Toquei pouco devido ao horário.


Já no segundo dia, após o dia de trabalho, fui tocar o cello e, para minha surpresa, muito afinado. Não ouve se quer variação de afinação. Som muito doce, as notas muito definidas. A digitação muito leve. Para tirar as som com o arco, sem dificuldade alguma, ótima resposta. Som muito bonito mesmo.


As referidas cordas realmente são boas, facilitando muito a digitação, afinação, arcadas, vibrato. As cordas são tão leves que é possível tocar sem o dedão de apoio. Muito bom mesmo.

A leveza ao tocar é tanta a facilidade em tocar também que, quando estava tocando, com aquele som aveludado, misto entre o grave e o agudo (fala sério, som de Violoncelo), minha esposa chamou-me; quase que tive um infarto,lol, quando a voz dela apareceu no meio das notas espetaculares do cello.

De fato, como dizem, vale cada centavo investido no encordoamento de qualidade.  Devido as características acima relatadas. As cordas anteriores, Mauro Calixto, sim, são boas, mas, as características aqui relatadas são inerentes as Pirastro Chromcor. Agora, conhecendo outro encordoamento, até posso fazer um postagem sobre elas.


Conclusão:

- Cordas macias
- Fácil resposta do arco (não precisa forçar)
- Timbre espetacular
- Ótima sonoridade (volume)
- Afinação imediata (mesmo)
- Som metalizado no primeiro dia e pouquíssimo no segundo;
- E, será difícil, mas não impossível, usar outras cordas de qualidade inferior.


Estou feliz com a aquisição. Não tenham medo de adquirir. O preço é válido, sim, média entre R$ 280,00 a R$ 450,00, variando de acordo com a loja. Se observarmos, gastamos esse valor com outras coisas que não nos trará tanta alegria e satisfação. Sem falar na qualidade de vida, pois, o esforço manual será muito menor.

Estou encantado com as cordas, com seu timbre, com a qualidade da digitação, das arcadas, do timbre... Muito bom mesmo. Cordas ideais para quem já toca o instrumento e quer melhorar a afinação, o som...

Claro, se já no inicio usar essas cordas, coisa boa é, mas... Para quem toca a pelo menos 1 ano, sem dúvida, é uma boa aquisição. Será evidente a melhoria do som do seu instrumento.

Fica ai a dica. Caso tenha experiencia no assunto, compartilhe


Daniel

12 comentários:

  1. O investimento sem dúvidas Daniel é incomparavel. Fico feliz que seu Cello correspondeu ao novo jogo de cordas. Logo estará dando um UP em novas cordas (larsen Magnacore ou uma Jargar heheh Spirocore).

    A qualidade sonora proporcionada através de um bom de jogo de cordas de renome nos faz refletir quão importante é investir em nossa carreira como musicista.

    Acredito que com este post muitas dúvidas serão sanadas para os demais leitores do blog que desejam investir em cordas iguais ou com características semelhantes a está citada.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Investir em algo que vai nos trazer maior valor posteriormente, é a essência de uma vida saudável e mais feliz. Realmente, 500$ para muitos é muito mais relevante fazer um churrasco ao FDS, ou comprar um novo jogo de banco para o seu carro. Confesso que tinha esse pensamento a 6 meses atrás, antes de ouvir poucas palavras de musicos que tocam com a Alma. Sou Clarinetista desde os 08 anos, e somente agora, com 19 anos, nao vejo a hora de comprar meu clarinete em madeira, no valor de $3.000,00. Caro?? Para mim a 6 meses atrás, hoje digo que lutarei para conquistá-lo..

    Parabéns pelo investimento Daniel, continue assim, pois teu sentimento musical irá longe!!

    Saudações,

    Rodrigo Batista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rodrigo.


      Acredito que é possível tocar com qualquer instrumento, não descarto essa possibilidade. Mas confesso que, se existe instrumentos melhores, certamente nos ajudará na tocabilidade.

      Realmente estou satisfeito com o conjunto. O som do meu instrumento está lindo, muito me alegrou isso.

      Agora, no aguado de um clarinete de ébano!!!


      Daniel

      Excluir
  3. comprei 2 jargar e 2 thomastik spiricore estou muito feliz meu cello e de luthier ajustadinho se fosse para mim vender ele menos de 7 mil nao vendo chega ate a tremer o banco da igreja meu cello.

    ResponderExcluir
  4. se alguem quiser comprar um cello de qualidade falo isso de luthier me manda um e-mail que passarei todas as informação e preço maravilhoso para celista273@bol.com.br que responderei e passarei orçamento de cello para leitores do blog ou futuros musicos interessados fica ai a dica

    ResponderExcluir
  5. Daniel, faz quanto tempo que você está usando esse encordoamento? não estorou nenhuma corda?

    ResponderExcluir
  6. Daniel, o que você acha de arcos de cello com crina preta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio.

      Nunca usei. Sei que é para contra baixo. Se não me engano, elas seguram mais breu e não quebram tanto (eu não tenho problemas em quebrar crina, mas tem pessoas que sim).

      Seria interessante como um segundo arco, ou se aventurar e nos dizer como que fica. está pensando em pegar um com crina preta ?

      Excluir
  7. Estou sim, dizem que e o atrito com as cordas fica maior e isso ajuda a dar mais volume de som. Porém tenho medo de comprometer o timbre, mas vou fazer um teste, qualquer coisa eu te falo.

    ResponderExcluir
  8. PIRASTRO CHROMCOR VIOLONCELO - Gente vale a pena pagar por R$ 1.199,00???

    ResponderExcluir
  9. Olá, iniciei meus estudos agora. Adquiri um Eagle CE200 e as cordas atuais são Calixto. O arco é o que veio junto. Como viajarei para a Africa do Sul, gostaria de saber a indicação de cordas e arco para comprar por lá (provavelmente em uma loja online). O conjunto de cordas Pirastro Piranito Cello são boas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.