quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"Som do Violoncelo Após 2 Anos Tocando"

Celistas.


Desculpe-me, pois não há mais postagem nesse blog devido à falta de tempo, pois estava no fim da faculdade com muita correria, juntamente com isso, o fim de ano. 
Este ano pretendo postar mais conteúdo didático que aprendi nessa pequena caminhada, em fim, logo mais...  E para iniciar, quero relatar sobre a melhoria do som do meu instrumento.



Quando o meu instrumento chegou, fiquei encantado com o som dele, com a maciez que era ao tocar (após ter tocado em um muito simples). Entretanto, logo apareceu o efeito lobo que deixou-me triste (nem tanto). Esse efeito lobo com quase dois anos tem sido uma pedra, pois a nota E e F às vezes não soam tão legais atrapalhando o som do instrumento.

Mas o instrumento tem me surpreendido com a sua sonoridade. Estava tocando ontem e percebi um som estável, encorpado e de timbre muito agradável. E o efeito lobo bem controlado, ou seja, não está mais gritando sempre. 

Após cerca de 2 anos ele tem a cada dia melhorado a sonoridade e a tendência é melhorar cada vez mais, devido a tampo do instrumento ser feito de abeto que, segundo andei pesquisando, sempre vai melhorando o som devido a secagem da madeira.

Outro ponto que percebi é a vibração do instrumento quando toco. Aparentemente ele está vibrando mais do que antes. 

Em suma, o som do cello está ficando muito bom. Adiciona a essa melhoria do instrumento ao tempo que tenho estudado. 

Apesar de esse anos ter estudado pouco, principalmente pela falta de tempo, percebo a melhoria de quando comecei a tocar. Isso é evidente de quando toco as lições iniciais do método. 

Junto com a melhoria do instrumento + essa pouca experiência, percebo que o tempo passou tão rápido que não pude perceber ao decorrer dos tempos essa mudança. Mas, tacando em casa na terça-feira (07.01.2014), percebi essa melhoria.

Conclusão: Vale a pena estudar, mesmo que pouco, que o resultado virá. O instrumento (feito pelo menos com o tampo em abeto) melhorará o som com o tempo, com outras madeiras provavelmente que também.

Esse tempo passou rápido, apesar de não ter sido fácil, como ainda não é. Mas mas registro aqui que, apesar da pouca força, apesar das arcadas erradas, apesar da posição errada, apesar de não conhecer todas as posições, apesar das desafinações, o som está saindo cada vez melhor e está sendo possível tocar o instrumento.

O que senti é, mais vale apena ir na pouca força do que desistir no meio do caminho ou pior, nunca tentar.

Seria interessante alguém postar a sua experiência, tanto com o instrumento como particular para registra para os demais celistas.

Saudações
Daniel


14 comentários:

  1. Daniel, a paz de Deus.

    Pesquisando algumas dicas sobre o instrumento, encontrei seu blog e estive lendo algumas de suas postagens e contribuições (muito boas por sinal).
    Estou interessado em reformar/ restaurar meu instrumento, tem alguma dica que possa dar sobre este assunto? Ou ainda, indicar alguns luthiers na região de sp?

    Deus o abençoe.
    Gerson Rios

    Se quiser me contatar por email: gerson_pimenta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Daniel, a Paz de Deus!! Primeiramente gostaria de lhe desejar um ótimo 2014, que Deus te abençoe meu irmão!!
    Vamos lá, prometi à você que iria publicar sobre minha evolução nos estudos e sobre meu cello e depois deste post chegou o momento ideal =)

    Completaram-se 1 ano e 6 meses de estudos, Deus me preparou um Eagle CE300 e acreditem, me sinto com um Cello de Autor (Luthier).
    Fiz os ajustes necessários no Cello (muitas ideias deste Blog), ajustei a pestana, alma, e cavalete... Logo depois ganhei as cordas da Mauro e um belo breu... após alguns meses Deus preparou um Cavalete modelo Belga e a diferença de som foi espetacular.
    Para fechar com as mudanças, comprei o Espigão de Fibra de Carbono e sim, ficou perfeito!!

    Depois de todos os ajustes relatados, muito estudo e tempo, hoje o som do meu Cello está ótimo pra mim. O som está bem aveludado, timbre potente e ótimo para tocar. Mais para frente quero trocar minhas cordas por um jogo importado =)

    Conclusão de tudo, recomendo o cavalete Belga e o espigão de fibra de carbono sem contar com um belo ajuste no instrumento por um Luthier confiável.

    Qualquer coisa me mandem e-mail: thiagobrandaocello@gmail.com

    Grande abraço Daniel.
    Deus o abençoe.

    Thiago Brandão

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel,
    A paz de Deus...
    Comecei meus estudos no cello no final de setembro, quando descobri seu blog foi ainda melhor as dicas são excelentes, ainda mais pra quem não tem muito tempo pra visitar lojas como eu. Logo no inicio mandei ajustar o instrumento e agora em janeiro Deus preparou e consegui trocar o cavalete por um belga Teller, cardas Calixto, breu pirastro, um ajuste melhor pra pestana e o instrumento, um eagle CE 300 se transformou, o som multiplicou, ele vibra mais...o som ficou mais limpo...
    Agora espero ainda trocar o espigão e o "arco" este inclusive se possivel de-nos uma dica sobre.
    Muito obrigado pelas dicas...
    Sempre indico o blog pros colegas, afinal conhecimento bom tem que ser passado adiante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Marcos. Coisa linda o seu relato. Agora realmente lhe falta um arco. Verás que ajuda muito no som.
      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/search/label/Arco

      veja essas postagens, talvez possa ajudar.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  4. A paz de Deus,

    seu blog foi crucial para minha animação em estudar a musica e o cello, já me vi aqui altas horas da madrugada estudando uma forma de melhorar o som de meu instrumento, e graças a Deus e a você estou satisfeito com meu instrumento, que apesar de não ser artesanal, pra mim está mais do que perfeito. Meus parabéns, continue sendo humilde granjeando o dom que o Senhor te emprestou com os que estão começando, pois tenho pra mim que assim como nós fomos um dia, existem muitos que estão começando a ser, ou seja, sedentos em tocar para o Senhor e dar o melhor de si.

    Estou contente e meu coração jubila de alegria por existir pessoas que na verdade são verdadeiros irmãos.

    A paz de Deus.


    ricardo_giordano@hotmail.com

    Ricardo Giordano Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado pelas palavras Ricardo. Confesso que fiquei emocionado. Saudações!

      Excluir
  5. Oi, Daniel :) Achei seu blog através de uma pesquisa que venho fazendo sobre Arcos.
    Sou cellista há três anos e meu instrumento - Michael - tem um som muito bom - principalmente, quando o foco é o grave - e não passou por modificações. Claro, levei a um luthier e ele deu seus ajustes (Cravelhas - que estavam frouxas, cavalete - com ângulo ruim, alma - fora do lugar, espigão...). O som voltou renovado. Mas agora sinto que o arco que é meu problema. Sinto que minha capacidade de execução diminui muito.
    Meu arco - também Michael- é muito leve. Se é leve faz-se uso de força, com isso vem a tensão ... Ou seja dor desnecessária e um som "arranhado".
    Obrigada pelas dicas e pela motivação no post.
    É verdade mesmo que quanto mais estudamos mais os nossos instrumentos vão se abrindo. Então, muito estudo e perseverança pra você!
    Um grande abraço.

    Ps: anotando as dicas dos comentários acima... Cavalete belga ajuda mesmo na mudança e melhoria do som? :) Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yanaêh. Realmente um bom arco faz a diferença. Ainda não tenho um BOM arco, mas o que tenho lá em casa já dá para tirar um som legal. Para você ter um ideia, o instrumento fica mais grave com bom arco, e ao mesmo tempo, mais agudo, ou seja, as notas ficam mais definidas. Esse som arranhado tende a diminuir e o som sai com mais facilidade.


      Sobre o belga, dizem que é muito bom.. Testei um outro cello, realmente dá muito mais som... Parece que ele fica vibrando.

      Semana passada tive que levar o cello no luithier, pedi para ele instalar um belga. Vou pegar essa semana. Vou ver como meu cello vai responder, certamente vou fazer uma postagem sobre..

      Mas todos comentam bem do belga. Vamos ver.

      Obrigado.

      Excluir
  6. Ola Daniel...apdD...sou celista CCB tb e toco cello a 14 anos, o que não significa que eu toque bem...rsrs
    Gostei MUITO do material do seu blog e da sua disposição pra atender as pessoas...DEUS te abençoe...( a caridade é o mais importante dos dons)...Coloquei um Teller belga no sabado com o Francisco Silva e a diferença de som é no minimo BOA!!! Gostaria só de saber se no seu jogo de cordas da Pirastro, vc colocou aquelas espumas no standart, pois assim como vc, eu tbm tirei os afinadores...outra duvida, para que serve aquelas capinhas de plastico preta que vem na parte verde das cordas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Fico feliz com seu comentário.

      Almofadas brancas servem para evitar vibrações indesejadas no estandarte, aqueles ruídos metalizados que eventualmente podem ter. OK ?

      As tiras sevem para evitar danos ao cavalete, bem como ajudar as cordas a deslizarem no mesmo. Sevem mais para evitar danos ao cavalete. OK ?


      Então o belga é melhor ?

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  7. Com CERTEZA Daniel...o belga tem maior resposta é o som mais encorpado...VC USA AS ALMOFADAS E AS CAPINHAS PRETA NO SEU CELLO???

    ResponderExcluir
  8. O Blog tornou a vida novamente :)

    Vamos aos posts.

    Deus abençoe Daniel.

    Saudações.
    Rui Mauricio

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Então... Comprei recentemente meu Eagle CE300 e de cara já o enviei ao Luthier. Fiz as regulagens da pestana, cavalete, alma, troca de verniz e cordas.
    Mas ele tem um som bem fraquinho e para dentro ainda. Com o tempo sera que ele melhora?

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.