segunda-feira, 10 de março de 2014

"Cavalete Belga | Análise na Prática"

Prezados Celistas.



Hoje vamos comentar sobre o cavalete belga. Trata-se desse modelo da fato acima. Este modelo, em relação ao francês, modelo que via de regra vem nos instrumentos de fabrica, tem suas penas maiores e ele é pouco mais fino. Em fim, a diferença estética não é muita. 




Vejam o francês:



Bom, a diferença estética e dimensional por meio de fotos é possível notar. Mas o som, o que difere?

Infelizmente, não fiz uma gravação antes da troca do cavalete, pois não estava em meus planos a troca, mas devido a uma rachadura no cello, tive que levar correndo e ele fez a troca. Assim, não deu para fazer os testes por gravação. Infelizmente.

Entretanto, vamos as percepções naturais.

Logo nos primeiros dias, já senti a diferença, entretanto, devido a mudança o cello ainda estava se "recuperando". Mas mesmo assim, já notei as seguintes diferenças:

- Som mais explosivo;
- Som mais alto;
- Graves mais definidos;
- Melhor resposta nas arcadas;
- Mais facilidade para "tirar" o som do instrumento.

Agora o instrumento está já se recuperou e as impressões são as mesmas, adicionando:

- Som mais estabilizado;
- Som encorpado;
- Melhoria no lobo, ou seja, ele está muito, mas muito diminuído. Mas não sei se foi pelo cavalete, presumo que sim.

Em conjunto (orquestra) o instrumento se comporta melhor ainda, destacando-se a sonoridade. Foi notório o aumento de volume sonoro no instrumento. 

O cavalete belga, de fato, aumenta o som do instrumento equilibrando com a qualidade de som. 

Mesmo ele sendo mais explosivo, ainda há qualidade sonora.


Belga vs Francês:


Sinceramente, não sei... Notei que o francês é uma pouco mais harmônico, romântico,  melódico... 

O belga tira um pouco dessa característica. Entretanto, não é o suficiente para tirar essa característica marcante do violoncelo. 

Pelo contrário, mantém e adiciona volume sonoro e boa resposta na arcada, o que faz ele ser positivo.

Sinceramente, gostaria mesmo é de ter dois violoncelos, um com o modelo belga e o outro com o francês, mas... não preciso nem comentar :)


Celistas, essas são as minhas impressões sobre esse modelo, que recomendo.

Agora, vamos aguardar comentários sobre ele para adicionais cada vez mais. Aguardamos comentários e dúvidas, se for o caso.

Daniel

8 comentários:

  1. Saudações Daniel,


    Quando comprei meu violoncelo, ele veio de fábrica com um modelo francês bem mediano, levei para o primeiro ajuste e comprei um Teller Germany 2 estrelas, e... Outro instrumento. Ainda não tive a oportunidade de comprar o modelo belga, porém meu luthier disse que prefere o francês justamente pelo fato do som ser mais romântico e melódico, optei por ele então, e não me arrependi.

    Pretendo colocar de fato o belga quando estiver tocando com frequência nas orquestras. Por enquanto toco em pequenos conjuntos e "forever alone".


    Saudações querido irmão.

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    1. Ricardo.

      Acredito que vale a troca. Apesar do belga ser mais explosivo, essa característica de romântica não some no cello.

      No momento estou satisfeito com o belga...

      Caso faça a troca, por por favor, envie seus comentários..


      Saudações. hermano!!

      Daniel

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  2. ApdD tdo bem? Comprei meu cav Belga, mas qdo fui trocar pelo q está ainda no cello, percebi q o Belga é muito mais alto... Então não troquei... com vc aconteceu o mesmo? Acho q é qse 1cm mais alto do q o atual. Tem alguma idéia de vomo faço pra abaixar a altura dele? Na minha cidade não encontrei luthier...
    Deus Abençoe

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    1. Amém. Adelson. Infelizmente não sei as medidas dos cavaletes. Está em minha lista de potagens, mas ainda não tive como postar por falta de conhecimento. Entre em contato no meu e-mail: limeira.daniel@gmail.com vou te indicar um hermano que poderá te ajudar nessa empreiteira.

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  3. ApdD. Daniel, seu Cello é da marca Eagle modelo CE 300?

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  4. Tenho dois violoncelos de estudo, são diferentes em 'concepção'. Em um deles coloquei o cavalete Belga. No outro eu coloquei um francês. A percepção que tenho é que o "belga" tira a 'maciez' do som... digamos que o som fica menos 'anasalado'. Posso comparar os dois porque as cordas são iguais.

    No caso do outro, com cavalete 'Francês', a característica da 'maciez' é marcante! Não se perde volume sonoro... apenas se ganha mais 'estágios' de som (o pianíssimo sai naturalmente - e o fortíssimo requer que o arco caminhe para próximo ao cavalete, ficando tão agressivo quanto se deseja).

    No caso do 'Belga', o pianíssimo sai também, mas com uma suave 'aridez'... um som levemente 'arenoso', porém, firme e estável (no 'francês' o veludo é mais nídito).

    São impressões... espero ter colaborado!

    PS: O que realmente eu recomendo é os violoncelistas terem pelo menos 2 instrumentos com regulagens diferentes. Se der certo, tenha um instrumento barato para ocasiões onde há riscos ou onde não se exige qualidade extrema. Conheço uma violoncelista que tem uns 5 instrumentos, todos de alta qualidade (já acho exagero)... 2 bons e 1 de estepe está excelente! Todos regulados de forma diferente!

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  5. Olá!

    Qual a marca do cavalete belga que você testou?

    Manteve o mesmo padrão (de estrelas) do cavalete francês?

    Abraços, Deus te abençoe!

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