sábado, 19 de abril de 2014

"Violoncelo vs Violão" | Diferenças Básicas"

Na postagem de hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença entre o Violoncelo e Violão. Acredito que posso falar sobre o assunto, principalmente por tocar violão e também tocar violoncelo. Meu primeiro instrumento foi o violão, posteriormente, após alguns anos, inicie os estudo do violoncelo. Recebi alguns e-mails me perguntado sobre a dificuldade de tocar, motivando mais ainda esta postagem.


Acredito que a principal dúvida, o principal medo ou receio é de quem migra do violão para o violoncelo é a questão dele não conter trastes que dividem o braço do instrumento, espelho no caso do violoncelo. Esse medo podem ter também para quem toca guitarra, baixo elétrico e quer migrar para violoncelo, violino, viola de arco e baixo elétrico (o vertical). Se você encontro essa postagem, chegou ao lugar certo.

Vamos falar do violão:

Para se tocar o violão o dedo deve ser pressionado na escala (claro). Essa escala contém uma divisão chamada traste. Cada violão tem a sua medida de traste, digo, violão modelo clássico (nylon) tem sua medida e violão folk (aço) tem sua medida.

Dentro do trastes, não importa a região que é tocada, sempre estará afinado, isto é, imagine que o traste tem 03 cm, dentro desses 03 cm a nota estará afinada, sendo praticamente impossível desafinar dentro do traste.

Claro, quem toca violão procura tocar no meio do traste. Mas, mesmo tocando muito próximo ao traste, a nota continuará afinada. 

Por fim, no violão tocamos em acordes e podemos fazer solos. Entretanto, o forte do violão e fazer acordes.

Vamos falar do violoncelo:

O violoncelo é um instrumento que não tem demarcação de notas. Isso causa pavor, pois como tocar afinado ?!

Apesar de não haver demarcação, existem métodos e técnicas que ajudam a tocar afinado. Sei que falando assim não ajudei em nada. Mas vamos lá.

O fato de não ter marcação, exige concentração maior na hora do início dos estudos. Quando iniciamos o violão, nos preocupamos com o calejar dos dedos, com a leveza que ele tem que ter, com a velocidade e com o ritmo (mão direita).

Quando iniciamos  o estudo do violoncelo a afinação é um dos ponto mais importantes que temos que levar em consideração em nossos estudos. Mas, o calejar dos dedos, leveza, velocidade e ritmo também são barreiras que o aluno encontra. Muito parecido com o estudo do violão. Logo, as dificuldades iniciais são muito parecidas.

Entretanto, a afinação é algo, de fato, de maior dificuldade no inicio,  falando em violoncelo. Mas isso, com o tempo é minimizado.

Agora, quem toca violão, como é essa migração ao violoncelo ?

Migrando do Violão para o Violoncelo:

Vamos considerar o músico que já toca o violão. Não precisar ser o profissional. O musico autodidata mesmo.

Há mais pontos positivos nessa mudança, do que pontos negativos pois:

- os seus dedos estão calejados para o violão, bastando apenas adaptações a corda do violoncelo (coisa pouca);
- os seus dedos estão leves e rápidos, o que ajudará, e muito, ao fazer escalas no violoncelo;
- você já tem noções musicas, tais como timbre, altura, afinação. Isso é muito bom, pois é um aluno diferenciado;
- você também tem noção de ritmo;
- você tem noção de qualidade de som.

Portanto, não há porque temer nesse mudança. Aprender outro instrumento será muito bom, desde que sua mente esteja aberta para mudanças, pois você sairá da zona de conforto que é saber tocar um instrumento, para aprender outro do inicio, do zero. Ressalto, por mais que seja do zero, você terá pontos favoráveis no seu aprendizado.

Evite querer alterar o instrumento, trocando cordas, mudando a afinação. Isso poderá ser mais complicado, pois para estudar o instrumento, há métodos e esses métodos são elaborados para o instrumento em sua forma original. Rapidamente você pegará o jeito do instrumento.

Importante dizer que você pode ter vícios do antigo instrumento que pode causar certo desconforto, mas isso é superado em poucos dias de estudo.

Ressalto que a principal dificuldade será se acostumar com a afinação, pois qualquer alteração mínima no dedo, o instrumento estará desafinado, diferente do violão que há marcação.

Mas, isso é superado. Como diz Antonio Menezes, o violoncelista Brasiliano que é um dos mais evidentes do mundo, toca violoncelo é semelhante ao dirigir um carro, no inicio, há medo e preocupação, depois, dirigir se torna tão simples.

Mais uma vez, há mais pontos positivos para quem toca violão, guitarra, baixo e aprender o violoncelo, do que para que não sabe nenhum instrumento em aprender.

Se querer aprender, não espere o tempo passar. Deixe ele passar com você estudando, o resultado virá certamente, e a afinação também.

Logo verá que o traste na verdade atrapalha.. rsrsrs.

Bom, se precisar, temos prazer em responder.







11 comentários:

  1. Olá. Eu toco um pouco de contrabaixo elétrico e violão e estou querendo muito aprender o violoncelo.
    Mas este instrumento utiliza as claves de fá, sol e dó. O cara tem que ser quase um gênio pra dominar as três claves, não?
    Isaias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada. Só a Clave de fá. a clave de dó e sol são para posições mais avançadas. As primeiras posições (04) todas em Fá. O que pode ter é uma partitura em Dó para diminuir as linhas suplementares. Quando há clave de sol é para posições muito avançadas (capotasto).

      Certo é que o cello tem essa tessitura, porém, os escritos são em sua maioria em Fá.


      Eu, por exemplo, sei ler Sol (com algumas atrapalhadas) e Fá de boas, pois em 90 % uso a clave de Fá.


      Excluir
    2. Ah, ta. Agora fico mais tranquilo.
      Outra coisa: Tenho planos de comprar meu violoncelo modelo estudo. O modelo que tenho em vista é este para estudo da marca Rolim:
      http://3.bp.blogspot.com/-HpU61DFG11w/TpSbMh7F2YI/AAAAAAAAAR0/QCoOXb73xAg/s1600/page.jpg
      Dizem que é uma boa marca nacional e que este modelo de estudo deles (que eu posso comprar) é comparável a um modelo chines CE300 da Eagle, também bom para principiante.
      Qual tua opinião, por favor?
      Isaias.

      Excluir
  2. Esse modelo é muito bom. Muito facil tirar um som desse instrumento. Dizem que é melhor que o CE 300, porém, dizem que é melhor. Os dois realmente que equivalem.


    Gosto dos dois. Porém, o CE 300 é feito na china com madeiras tradicionais, de baixa qualidade.
    O Rolim brasileiro com madeira brasileira, "bela" construção.

    Para estudo, vai de Rolim, considerando que mais para frente vc vai ter outro instrumento com as madeiras tradicionais. Assim, vc vai ter um com madeiras nacionais e outro com tradicionais.

    Todo caso, os dois são ótimos para estudo. Sinceramente, tenho dúvidas em qual seja melhor. Se quiser, me envie um e-mail limeira.daniel@gmail.com para conversarmos melhor sobre o assunto.

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Olá. O meu nome é Maria e sou de Portugal. Toco viola/violão e à bastante tempo que quero aprender a tocar violoncelo, mas nunca segui em frente, porque tinha medo de não conseguir. Aqui na minha cidade, é muito difícil encontrar um professor de violoncelo. A única maneira é mudar de escola e seguir carreira profissional como violoncelista, mas apenas quero aprender por puro prazer. Estava a pensar em aprender a tocar sozinha, mas mais uma vez, tenho medo de não conseguir! Alguma dica?
    Para além disso, os violoncelos são caros e não tenho posses para comprar um novo. Aconselha comprar um usado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) sei que a pergunta não foi pra mim, mas...
      Eu compraria um usado, muitas vezes os cellos usados são melhores que os cellos novos, (porque provavelmente já vai estar ajustado, você não precisara gastar mais dinheiro ajustando e o som vai estar melhor) mas você terá que ter uma oportunidade de ver e testar o instrumento antes da compra, pois ele pode estar com algum defeito que não dê para ver por fotos.
      Não tenha medo de aprender o violoncelo, só tenha em mente que você precisa ficar o mais relaxada possível, para não criar tensões e, consequentemente diversos outros problemas ao tocar.
      Aconselho que você tente ao máximo ter aulas com um professor, é bem importante, mas se não conseguir um professor e começar a aprender sozinha, tente ir ao máximo de masterclasses (são aulas, que o professor fala sobre tudo um pouco) que conseguir, pois assim eles podem te falar o que poderá fazer para melhorar e ajeitaram sua postura se algo estiver errado.
      Vou deixar aqui um link de um grande violoncelista aqui do Brasil, o Hugo Pilger ele fez 5 video-aulas muito boas que me ajudaram bastante!
      https://www.youtube.com/watch?v=PQwl8TkMhWg

      Boa sorte amiga! abraço

      Excluir
    2. Olá!
      Muito obrigada! Eu estava com medo de comprar um violoncelo usado pois não sabia se seria apropriado.
      Não sei se consigo arranjar um professor, mas vou tentar. Também vou assistir o video que me enviou.
      Muito obrigada pela resposta e pelo incentivo!

      Abraço!: Maria

      Excluir
    3. Muito bom Wesley,

      Realmente sobre o instrumento, vale pegar um usado por estar amaciado, ajustado... Vale mesmo... aqui no Brasil é dificil achar, pelo menos eu nunca encontrei facilmente.

      Veja esse post, dá uma noção de como comprar um cello sem saber tocar:
      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/07/violoncelo-chines-como-escolher.html

      Sobre aprender tocar sem professor, realmente o processo é mais lento, porém não impossível. Veja esse post que fala algo sobre:
      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2013/09/e-possivel-aprender-violoncelo-sem.html


      Ficamos disponíveis para ajudar no que for necessário....

      Wesley, caso queira, o blog fica aberto para posts de sua autoria.

      Saudações
      Daniel


      Excluir
    4. Olá. Muito obrigada pela resposta, Daniel. Os post's ajudaram bastante! Tentarei procurar um violoncelo usado com as dicas que li e começarei a aprender a tocar o mais rápido que conseguir (sozinha).
      Muito obrigada!
      Abraço,
      Maria

      Excluir
  4. Boa tarde :) Bem, eu estou procurando um violoncelo para começar os estudos, mas estou com dificuldades em saber se devo comprar o tamanho 3/4 ou 4/4 (eu tenho 1,62 de altura). Fui em uma loja e o vendedor me indicou um da marca Dominante num preço muito bom, mas não consigo achar informacoes sobre a marca. Você sabe me dizer se ela é boa e qual tamanho devo comprar? Agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
  5. Débora,

    Vá de 4/4 mesmo. Sobre como comprar, sugiro ler essa postagem: (mas essa marca não é boa)

    http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2015/05/planejando-compra-investindo-no-melhor.html

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.