quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Conferindo a Afinação"

Prezados Celistas,

No post de hoje vamos abortar como conferir à afinação de determinada nota. 

Primeiro temos que ter uma boa postura para tocarmos relaxados, ou seja, o corpo deve estar relaxado e sem nenhuma tensão. 

Uma boa postura da mão esquerda também ajuda, e muito. Neste post, abordamos a primeira posição comentando alguns aspectos para a posição da mão esquerda.



Entretanto, desta vez vamos exemplificar como verificar se a nota que estamos tocando está afinada. Quase todas as notas podemos saber se está afinada e em alguns casos, mesmos se estivermos tocando, será possível conferir a afinação.

Vamos lá.

Na primeira posição podemos conferir o quarto dedo (nota Dó) na corda Sol com a corda Dó solta. Ou melhor, seja qual for o dedo que estivermos utilizando podemos conferir a afinação na nota Dó da corda Sol, com nota Dó, corda solta.

Há duas maneiras, lembrando, o instrumento deve estar afinado em ambas.

1- Método Tradicional:

A primeira tocamos as duas cordas juntas e podemos perceber similaridade do som, ou seja, estamos conferindo a afinação. Boa, isso ajuda e ajuda muito para conseguirmos atingir a nota bem afinada.

Por este método conseguimos comparar as notas:

Primeira posição:
  • primeiro Dó da corda Sol, com o  Dó corda solta;
  • primeiro Sol da corda Ré, com o Sol corda solta;
  • primeiro Ré da corda Lá, com o Ré corda solta;


Quarta posição:
  • primeiro Sol da corda Dó, com o Sol corda solta
  • primeiro Ré da corda Sol, com o Ré corda solta;
  • primeiro Lá da corda Ré, com o Lá corda solta;



Lembrando, seja qual for o dedo (posição) que estiver em umas dessas notas, podemos conferir a afinação, com a respectiva corda solta.


2- Vibração da nota/corda correspondente:

Essa maneira de conferir a afinação exige uma arcada consistente e forte, arcadas leves também, entretanto, as fortes dão maior percepção. Para saber mais sobre região do arco, veja esse post.

As notas que contém relação com corda solta, ou seja, notas do mesmo nome em alturas diferentes a nota que está sendo tocada faz vibrar a nota do mesmo nome, principalmente quando a nota que está sendo tocada for mais grave.

Por exemplo, quando tocamos o Ré da corda Dó, o Ré corda solta vibra. Quando  tocamos o Ré na corda Sol, o Ré corda solta vibra.


Assim, toda nota tocada que tiver uma correspondente em corda solta, a corda solta deve vibrar se estiver se fato solta. 

Há possibilidade de conferência em todas as notas que forem mais graves e, caso não tenha a nota correspondente em corda solta, podemos segurar ela com outro dedo, como por exemplo,  tocar o Fá grave da Corda Dó com o 4º dedo e segurar o Fá da corda Ré (2º dedo), assim, o Fá da corda Ré irá vibrar. 

Isso ocorre com todas ?

Via de regra das notas graves para as agudas. E as agudas também podem fazer vibrar as graves, porém, é pouquíssimo (pelo menos no meu cello).

Os vídeos não estão tão bons, mas acredito que ajude. 

Se tiver dicas, mande para todos nós, elas são bem vindas, principalmente se tratando de afinação.

Daniel

2 comentários:

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.