quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Notas do Violoncelo | Primeira Posição Natural"


Prezados,

Na hora de iniciar os estudos da mão esquerda, não sabemos aonde estão as notas do violoncelo. Neste artigo vou mostrar aonde estão as notas da primeira posição. Mas primeiramente, segue duas pequenas legendas muito utilizadas:


Polegar
ø
Indicador
1
Médio
2
Anular
3
Mínimo
4
Aqui são os dedos da mão esquerda. Os métodos utilizam muito dedo 1, 2, em cima das notas que devem ser tocadas. Isso ajuda muito no começo. Essa tabela é fácil de decorar.




Legenda
C
D
Mi
E
F
Sol
G
A
Si
B
Sustenido
#
Bemol
Bequadro

Isso é para decorar. Não temos como fugir. Trata-se de cifras. Muito utilizadas para se tocar violão. A maioria dos métodos utilizam essa linguagem que agiliza a leitura. Importante essa tabela. 


Bequadro, para quem não sabe, é voltar a nota ao seu estado anterior de uma nota sustenida (#) ou bemol (♭). Simples assim.






Deixando essa micro-teoria (é mais gosto tocar não é?!). Vamos a parte que interessa. As notas do Violoncelo, descritas na tabela abaixo:


Corda C
 CordaG
Corda D
 CordaA




D (1)
A (1)
E (1)
B (1)


F (2)
C (2)
E (3)
B (3)


F (4)
C (4)
G (4)
D (4)
Essa é a primeira posição natural, ou seja, não tem nenhum acidente. Faça assim: Coloque os seus 4 no inicio do espelho, mais ou menos no término do 4 dedo, que o primeiro vai começar. (vide video simples).



Quando o video começar ele vai ficar reto. Fiz isso para pegar o espelho quase inteiro. A posição do corpo esta incorreta a antre-braço, é mais para olhar aonde estão as notas ( distancia entre uma e outra). Meu 4 dedo é torto (pois é sofro um pouco com ele), fazer o que...

No inicio é muito normal tocar a nota desafinada. Mas como é Dó - Ré, fica mais fácil de achar a nota e as demais.  Imagine: Dóoooo - Réeeee. Seja persistente, é complicado no começo. O espaço entre o Dedo 1 e o dedo 3 é de quase 4 dedos. Entre o dedo 3 e 4 é mais ou menos um dedo. Tudo vai depender do tamanho do dedo da pessoa, é claro. Mas fica uma dica para ter uma noção de espaço. 

Lembre-se que ter mão grande ajuda, não tenho dúvida, mas ter a mão pequena também se pode tocar. Eu tenho a mão média. Consigo tocar numa boa. Além de a mão esticar com os estudos. Sim ela ficar maior. Não muito, mas um pouco. (fica mais elástica).

Outro ponto fundamental: o dedão deve estar na altura do segundo dedo. Ele é meio rebelde no começo. Mas logo ele fica no lugar. Ele é para marcar a posição. Ele pode dar pequenas mexidas. Não há problemas nisso. Apenas tome cuidado para ele não ficar se mexendo muito. 

Veja na foto como ele deve estar. Veja que ele fica na linha do 2 dedo. Ele pode ficar apontado um pouco para cima, ou em linha reta. Tente deixa-lo relaxado.




Ele serve para guiar a mão. É possível tocar sem ele, não muito, mas é. Tente eliminar a tensão dele com os dias.

A força deve estar na ponta dos dedos. Tente programar o seu cérebro para jogar a força lá. Procure usar a parte do dedo em que tiver mais carne. Mas lembre-se de um detalhe muito importante: Não é muita força, é jeito. É mais jeito do que força. Procure não forçar e diminuir com o tempo a tensão (isso é complicado mesmo).

Estude bastante sem o arco. (pizzicato) isso ajuda a afinar, ter a posição e calejar os dedos. Sem contar que podemos estudar à noite dessa forma. Mas estude com o arco também.

Segue agora um guia com todas as variações da mão esquerda na primeira posição. ótimo guia de todas as variações. ajuda a memorizar. espero que gostem. Usem.


Bom fica ai a dica. Espero que este artigo possa ajudar. Caso tenha dúvidas, entre em contato, terei a honra em ajudar.

Caso tenha experiência, não deixe de nos ajudar, pois quanto mais informações disponíveis, melhor...

Saudações
Daniel

segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Cordas Antigas Deixam o Som Ruim"

Prezados,

Se o som do seu violoncelo esteja muito ruim, talvez seja a hora de trocar as cordas.  Cordas velhas deixam o som ruim.

Em média as cordas duram 4 a 6 meses.

Naturalmente as cordas ficam velhas e perdem o timbre, perdem o brilho. Podem até enferrujar. 

Toda vez que tocar, limpe com uma flanela a parte aonde o arco é passado, e aonde a sua mãe esquerda é tocada. 

Existem pessoas que liberam muito ácido. Isso faz com que as cordas enferrujem muito rápido. Lembre-se sempre de limpar as cordas (o instrumento também) depois que terminar de tocar.

Tire o excesso de breu das cordas, para não perder o contato entre a crina e as cordas.

Troque as cordas pelo menos uma vez ao ano, ou mais se for necessário e tiver grana para isso. Não espere que elas quebrem para colocar um encordoamento novo. (vá juntando um $$$ para isso).

Se for fique no máximo 1 e meio com um encordoamento.

Cordas velhas podem deixar o instrumento com som ruim.

Fica ai a dica. Deixe seu comentário e sua experiência.

Abraços.

"Verniz | Nunca Deixe Retirá-lo do Instrumento"

Meu caros,


Existe um certo boato de que retirar um verniz ruim e colocar um melhor no instrumento, irá ajudar a melhorar o som. Mas não é bem assim.

De fato um bom verniz ajuda na sonoridade do instrumento, pois não abafa o som, e outras coisas que não sei dizer. Mas um bom verniz é ótimo para o instrumento. Por analogia, é como pegar um Sol com o protetor solar ruim, na certa o Sol vai queimar a sua pele. Isso não acontece com bons protetores solares.

Assim acontece com a madeira. O verniz existe para conserva a madeira e deixá-la mais bonita. 


Existe alguns fabricantes que utilizam dessa técnica para vender mais. Pois um estudante novato, sem orientação, irá comprar o instrumento mais bonito da vitrine. Mas quem que não quer um instrumento lindo às vistas ? ainda mais com um som potente ? 


Sim todos nós queremos isso. E esse erro todos estão sujeitos, assim, como comprar um instrumento feito de compensado. Normal. (Mas, como já disse em outra vez , seja qual for o seu instrumento, estude com muita alegria com ele).


Muito de nós temos um instrumento chinês que não tem o melhor verniz e estamos na busca da melhoria sonora de nosso instrumento. E parece que topamos qualquer parada por isso, hehehe. Mas não é bem assim.


Uma coisa que não deve ser feita é retirar o verniz do instrumento, para se colocar outro. Não. Isso não deve ser feito.


É como, por mais uma analogia, tentar trocar de cor de pele. 


Dizem que é uma loteria, ou seja, nunca se sabe se o som vai melhorar, ou vai piorar de vez.


Por certo, não troquemos o certo pelo duvidoso. Caso algum lutier queira fazer esse procedimento, é melhor pesquisar mais. A não ser que você queira fazer pesquisas cientificas. Neste caso até vai.


Outra coisa que deve ser dita, é que cada instrumento tem a sua característica. Dizem que todo instrumento é único. Assim, talvez em algum instrumento esse procedimento possa ter sucesso. Mas, como dito, não é bom arriscar e o investimento não compensa.


Fica ai a dica.


Caso tenha conhecimento de algum caso desse tipo, positivo ou negativo. Deixe o seu comentário. 


Não deixe de compartilhar.


Abraços 
Daniel

quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Tem dias que queremos nunca mais estudar/tocar"

Amigos,


A postagem deste dia é um desabafo...


Sábado passado estava muito ruim para tocar. Nossa, minhas notas estavam todas desafinadas.

Para ajudar, meu violoncelo bateu em um banco e na hora ficou todo desafinado.

Não conseguia afinar de jeito algum. Quase que quebrei uma corda. Tentei tocar e nada.

Fiquei muito desanimado com a musica. Uma vontade de nunca mais tentar tocar. Uma vontade de não pensar mais em musica.

Mas, na boa, não vou desistir tão fácil assim não

Sei que esses violoncelistas que estão em evidência, que tocam muito, diga-se, estudam desde sua infância ou estudam 04/08 horas por dia. O que não é meu caso.

Mas sei que nunca é tarde. Nunca é tarde para estudar a musica. A musica é infinita. Pegunto: quem nesta terra sabe tudo de musica ? quem nesta terra entende completamente de seu instrumento ? 

Acredito que ninguém nesta terra possa dizer que é capaz de ser essa pessoa. 

É claro, existem muitos músicos que tocam muito, muito.

Mas sei que posso ser capaz de com o tempo, tocar o suficiente para me alegar e fazer da musica mais que uma alegria, um louvor para àquele que é digino disso, de uma forma pura é sincera.

E fazer da musica como motivação pois é. Mas confesso, tem dias que o estudo da musica é triste. Mas têm dias que a musica nos também, que não da vontade de parar.

Quero chegar ao ponto de tocar meu instrumento com clareza e leveza. Sentindo mais a musica. E não como medo de errar. 

Compartilhe conosco a sua experiência

Daniel 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

"A Influência do Ambiente na Qualidade do Som do Violoncelo"

Amigos, nesta postagem, quero passar uma experiência que tive em outros momentos, mas ainda não tinha caído a "fixa". Trata-se da influência do Ambiente na qualidade do som do violoncelo.

Isso mesmo, existem ambientes que o violoncelo pode ter o som mais agradável e outros que é a verdadeira tristeza.

Talvez um arquiteto poderia nos ajudar, tecnicamente, sobre este efeito dos ambientes!!!

Esse final de semana, acordei e fui estudar o violoncelo, coloquei uma cadeira perto de duas paredes: atrás de mim e do meu lado esquerdo tinham duas paredes muito próximas. É um ambiente fechado, com uma janela e uma porta, básico.

Comecei a estudar, nossa, o som estava muito fraco, muito ruim mesmo. Pensei  que  estava acontecendo algo de errado com o violoncelo, ou eu mesmo que estava terrivelmente desafinado, o que não é difícil, diga-se.  

Levei o Violoncelo para outro ambiente, um ambiente maior, similar ao anterior. Sentei no centro dele e soltei o arco, a diferença muito muita. 

Parece que sentado no centro do ambiente, o som ecoou muito mais. Parece que o violoncelo vibrou muito mais.  A diferença fui muito notável. Deu até mais vontade de estudar.

No ambiente anterior foi assim também, mas no ambiente maior (mais alto na verdade)  som ficou melhor.

Assim, acredito que tocar muito próximo a paredes possa deixar o som do violoncelo abafado, prejudicando o som. 

Tocar no centro dos ambientes, ou o mais longe das paredes pode melhorar o som.

O Jeito é testar nos ambientes da casa qual o lugar que o som fica melhor. Tipo sinal de Celular, 3g... Já não bastava isso lá em casa, hehehehe. 

Caso tenha uma experiência assim, não deixe de compartilhar. Caso tenha conhecimento técnico, nos ajude nesta parte.

Saudações
Daniel

quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Ajustes Básicos | Melhorar o Som"


Prezados,  o tema deste artigo, é muito falado quando se trata de violoncelo chinês. Eu por minha vez, vou deixar a minha opinião a respeito.

Quase todos os violoncelos que vem de fabrica, não vem com uma corda boa para se tocar. Isso, acredito, é por conta da busca por menor preço dos instrumentos para a venda.  
Neste assunto vou abrir um parênteses: Existir no comércio instrumentos com baixo nível de qualidade não é bom. Mas se olharmos pela perspectiva de que um violoncelo é muito caro. Esses violoncelos chineses dão espaço para muitos que tem vontade de tocar e não tem condições financeiras compra um para estudo. Portanto, abre uma porta para os músicos que querem estudar esse  lindíssimo instrumento, dando tempo para juntar uma grana para comprar um instrumento melhor no futuro.
Voltando ao assunto: Alguns violoncelos chineses custam por volta dos R$ 800,00. Existem cordas que custam R$ 900,00. Isso mesmo, cordas neste preço. Muito cara.

Logicamente, os fabricantes não colocam este nível de cordas em seus instrumentos. Colocam, portanto, cordas de menor qualidade, afim, como citado, baratear o produto final.

É neste sentido que o meu post irá deixar uma dica para nós, estudantes, loucos por um violoncelo que tenha um som lindo.

Quase todo instrumento que vem de fabrica, necessita de uns ajustes para melhorar a sua tocabilidade e o seu som. Mas um ajuste que deve ser feito, obrigatoriamente, é a troca de cordas.

Não precisa colocar uma do valor de R$ 900,00, importada, feita com os materiais de ponta, com alta tecnologia... Não, talvez não seja interessante fazer isso.

Mas o legal é que existe uma corda chamada Mauro Calixto, que custa em média R$ 70,00. Brasileira. Sim está corda é boa, melhor que qualquer nacional, melhor que qualquer corda neste preço. Pode comprar sem medo de ser feliz.

Nunca fique com as cordas de fabrica. Digo, não fique. Mas, meu amigo, se não tiver grana no momento para colocar as Mauro Calixto. Use as suas mesmo sem medo de ser feliz. Toque nelas até conseguir uma grana para trocá-las, ou quando elas arrebentá-las.

Primeiro ajuste caseiro é trocar as cordas. Muito cuidado para não quebrar na hora de afinar. Se não tiver chegando na altura, talvez já esteja muito alto. Afine com cuidado. 

Mas se tiver grana aconselho levar ao lutier, ele fará:
  
  • -       Troca de Alma; é uma boa;
  • -       Troca de Cavalete; boa também;
  • -       Troca das Cordas; obrigatório;
  • -       Ajuste da pestana; para não quebrar as cordas;
  • -       Ajuste das cravelhas; para segurar a afinação e ficar legal de afinar;
  • -     Ajuste das cordas; para ficar leve de se tocar. Neste idem peça para ele deixar na medida certa. Peça para ele caprichar neste item.
Geralmente é este o serviço que ele fará. Em média R$ 350,00 com os materiais inclusos. Pode custar mais caro, pois se trata de um serviço artesanal, ou pode custar mais barato.

Esses ajustes vão dar uma boa melhorada no som do instrumento. Mas não vai ser outro instrumento. Continuará sendo o mesmo. Claro. Mas com uma melhorada. É como passar um perfume, um gel, escovar os dentes e ir à festa... quase isso.

Mas esses ajustes ajudam mesmo. Pode ter certeza. O som fica diferente.

Acredito que é isso, escrevi até de mais. Caso tenha uma experiência, não deixe de compartilhar. Precisamos disso.

Saudações
Daniel 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Standarte | Sua Importância Oculta | Melhoria sem os Micros Afinadores"


Standarte, para quem não sabe, é aquela peça que segura às cordas na parte inferior no violoncelo (violinos, violas, contra baixos acústicos também).

Essa peça passa despercebida por muitos. Muitos acreditam que ela não influencia no som, e se influencia é pouca coisa.

Essa pouca coisa para quem tem um instrumento feito à mão, com madeiras e verniz correto, talvez não seja importante mesmo (acho que sim).

Mas para o meu caso e de muitos que não têm um bom instrumento pode ser de importância ler esta postagem, para melhorar, mesmo que pouco, o som do seu instrumento.

No meu primeiro violoncelo queria fazer de tudo para melhorar o som. Algo que fiz foi tirar todos os micro-afinadores. Sim, tirei todos.  Usava raramente.

Quando tirei os micro afinadores o violoncelo ficou mais macio. Sim o violoncelo ficou mais macio sim. Outra coisa que aconteceu foi que o som ficou mais leve. Menos metálico. Sim o ficou mais madeira.

Diante disso, comprei um estandarte novo, de ébano. Troquei e continuei sem os micro afinadores. O som o violoncelo, o Alan, melhorou sim. Ficou mais leve e com o som melhor.  Mais ainda não tinha certeza, se melhorava mesmo ou não, o som.

O meu atual violoncelo, veio com um estandarte de plástico, com micro afinadores embutidos. Um bom estandarte, segundo informações. Em vídeos na internet o vejo em diversos violoncelos profissionais. Apenas tenho dúvida se é de plástico ou de fibra de carbono (acredito que o de fibra seja melhor, o meu acredito que se seja de plástico).

Em busca de melhoria do som do meu instrumento (e eliminar o lobo, click aqui para saber mais) tirei esse estandarte e coloquei o de ébano sem os micros afinadores.

Nossa, gostei, minha primeira impressão foi que o som tinha ficado mais agudo. Minha esposa disse que o som tinha aberto e que o de ébano era melhor.

Estava tocando com o de ébano bem agradavelmente. Mas pensei em retornar ao anterior, devido o seu atual uso de grandes violoncelistas e por ter o micro afinador, e por acreditar se um estandarte melhor.
Tocando em casa, me deu a loca e troquei, ou seja, coloquei o estandarte de plástico com os micros afinadores, novamente. Senti essas diferenças: (mas fiquei na dúvida)

- o som ficou mais oco;
- o som ficou mais baixo;
- as cordas vibraram menos;
- as cordas ficaram mais pesadas;
- o pior de tudo, o vibrato ficou mais difícil de fazer, perdeu o inicio leve e o fim leve. Sim e violoncelo ficou com som pesado (tipo pneu vazio). Mas o som do violoncelo ficou o mesmo, mais com essas características.

Com o estandarte de plástico tive dificuldades para afinar o instrumento. Não encontrava a afinação de maneira alguma, sempre ficava meio tom abaixo, meio tom acima. Não encontrava a afinação correta. Parecia que a vibração prejudicava o som.

Pensei em retornar para o estandarte de ébano sem os micros afinadores e neste dia estava lá em casa um grande amigo-irmão que toca violino, tocar é pouco.

Tocamos uma peça juntos rapidamente com o violoncelo com o estandarte de plástico. Depois tirei o estandarte de plástico e coloquei o de ébano sem os micros afinadores. O violinista disse que tem um igual ao meu, só que para violino e ele não gosta desse modelo de estandarte.

Quanto afinou o instrumento, na hora percebi a diferença. Desta vez com mais certeza da melhoria do som. Ele também disse, sou muito mais esse de ébano. Minha dúvida foi embora, o de ébano é melhor.

Tive essa impressão, com o estandarte de ébano sem os micros afinadores:
- o som abriu mais;
- o som dura mais tempo com as cordas soltas, devido à vibração melhor;
- as cordas vibram mais;
- as cordas ficam mais leves;
- e o melhor de tudo, o vibrato ficou mais fácil de fazer e mais bonito. O controle do vibrato é melhor, pois a corda vibra muito. Sim, há mais vibração das cordas entre o cavalete e o estandarte. Isso faz toda diferença na hora de vibrar, para ter o controle do vibrato. Essa é minha percepção.
- melhorou sim.

Essa vibração que me refiro fica mais evidente se tocarmos sem o arco.

Conclusão:

Em suma, gostei mais do violoncelo com o estandarte ébano sem os micro afinadores e repito que, mesmo não sendo estandarte de ébano, é melhor sem os micro afinadores.

Na oportunidade, esclareço que afinar sem os micros afinadores não é ruim, pois as cordas ficam mais leves. A tensão diminui, logo a tensão das cravelhas também diminui, facilitando a afinação apenas por elas, pois se elas estiverem normalmente reguladas, a afinação é obtida normalmente, sem muito sofrimento.

Com o tempo acostumamos afinar sem os micros afinadores, caso usemos ele normalmente. No meu caso que raramente usava, não faz falta. Conheço músicos que não vivem sem os micros-afinadores. Eu voto contra eles. Prefiro, neste momento, ficar sem eles.

Também há possibilidade de usar apenas em uma corda, como no caso do violino. Apenas em duas. Eu uso em nenhuma e vivo sem grandes dificuldades.

E você, usa em todas as cordas ou em algumas ? Não usa ?

Deixe o seu comentário ou sua experiência, não deixe de compartilhar.

Saudações
Daniel

quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Violoncelo para Estudantes Avançados ou Exigentes"

Prezados, não quero ser absoluto no assunto. Também não seria capaz de ser. No meu post sobre violoncelo chinês, dei algumas dicas para a compra de um primeiro, instrumento para iniciar os estudos, para quem não tem muito dinheiro para investir em um bom instrumento. (para ler click aqui)


Mas existem aqueles músicos que mesmo não tocando em um violoncelo, já estão cientes de que o violoncelo será o seu companheiro. Existem também aqueles que têm um violoncelo muito simples, ainda são estudantes, porém avançados, e estão a fim de comprar um instrumento intermediário, mas ainda não é a hora de gastar em um violoncelo da autor.  É para estes que escrevo, pois é o meu caso e tenho uma experiência a ser compartilhada.

Violoncelo Eagle CE 300:

Na internet no geral, encontramos muitos músicos que têm ou tiveram ou conhecem que tem essa modelo de violoncelo.

Já toquei em um CE 300 e posso dizer que o som dele é agradável aos ouvidos. Têm  bastante volume de som. O timbre dele também é agradável. 


Todo caso, esse violoncelo poderá ser vendido posteriormente, se for necessário. Acredito que, por se uma marca bastante conhecida, a sua venda poderá ser alçada mais rapidamente. Pois existem outros instrumentos da marca Eagle, violões, por exemplo, que diga-se que são bons.


Violoncelo Mavis 6017:


Nunca toquei neste instrumento. Nunca vi nenhum instrumento dessa marca. Entretanto, pesquisando o assunto, encontrei um musico dizendo que este violoncelo supera o CE 300 por alguns motivos. Mas fica ai uma dica para mais pesquisas.

Violoncelo Harmonizado por Lutier:

Essa é uma boa, mas pode ser um pouco caro!!!

O violoncelo que tenho hoje é da categoria dos violoncelos harmonizados por lutier. Ele não tem marca, pois no lugar que fica o selo de marca, existe o nome do lutier dizendo que foi revisado e harmonizado por ele.   Desde já informo que ele tem um som muito agradável.

Quando liguei para lutier que fez uns ajustes no meu primeiro violoncelo, para perguntar qual o chinês poderia estar adquirindo, considerando que o anterior já não era o suficiente, ele me apresentou um violoncelo que ele importou e ajustou. No mesmo dia corri no atelier dele para verificar a peça. Segundo as palavras dele era superior a qualquer violoncelo chinês de lojas.

Chegando no atelier dele: O violoncelo é lindo às vistas, brilhante, espelho em ébano, cravelhas  em ébano, tampo tipo risca de giz (linhas verticais), fundo madeira rajada...  

Quando toquei.... Leve na pegada, braço redondo, fácil de tirar um som e de som harmonizado, mas travado, considerando que não é tocado diariamente.

Sai de lá triste, por conta do preço. Mas, Deus o preparou por meio da minha esposa. (pensa como é chegar a casa e dar de cara um a peça descrita, era 00:20, soltei o arco no bicho sem dó..kkkk).
Ele está com o som muito bom, com o tempo apareceu o som de lobo (click aqui para saber mais). Cada dia que passa o som dele está ficando mais aberto e mais agradável aos ouvidos. Os estudos estão sendo mais agraváveis e as musicas mais parecidas com que escutamos dos profissionais. Um pouco, claro.


O meu professor gostou muito dele. Disse que é violoncelo para toda a vida.


No geral é um ótimo instrumento. Está com cordas Mauro Calixto e têm ótima sonoridade. Acredito que se colocar umas cordas melhores, o som ficará ainda melhor. Tocando ele entre alguns instrumentos, nota-se que ele têm um diferencial.


Cada dia que passa entendo mais sobre o som dele e estou sabendo tirar um bom som.


Se for o caso, entre em contato com o algum lutier para ver se eles faz isso, ou me escreve que indico o meu.


É uma boa saída para um instrumento intermediário. Caso saiba de alguma outra forma de se obter um instrumento desse nível, não deixe de deixar a sua experiência.


Saudações
Daniel

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Efeito Lobo"

O que é ?


Trata-se de uma deficiência que ocorre em uma nota nos instrumentos de arco. Ocorre mais em violoncelos, mas nada impede de ocorrer em violinos,  violas e contra baixos acústicos.


Não sei explicar cientificamente o que é o efeito lobo, mas é um conflito de sons, ou seja, duas notas querem soar ao mesmo tempo. São duas notas soando ao mesmo tempo e no mesmo lugar, por analogia, é como  tentar colocar duas chaves na mesma fechadura. Lembra muito o som de um vibrato, mas um vibrato muito intenso, lonnngoo. É como fazer um vibrato entre tons, ou seja, entre Dó e Ré com apenas um dedo. Escute aqui. Ou no vídeo abaixo.
O nome se dá porque o som se assimila com o ruivo de um lobo. Existe até uma  historia de que um musico tocava o seu instrumento para chamar os lobos, mas eles não viam. Porém, descobriu a nota lobo e quanto tocou os lobos apareceram. 


O efeito lobo não necessariamente nasce com a criação do instrumento. Este efeito pode aparecer em determinada época da vida do instrumento ou sumir. No meu caso ele apareceu.


O som de lobo não é agradável e pode atrapalhar um solo, por exemplo.


Notas que podem ter lobo: 


Em minhas pesquisas, ficou concluído que geralmente as nota lobo fica entre Mi (E) e Fá (F), mas pode ser que há em outras notas. No meu caso a nota lobo era na nota Mi (E). Em todas as notas Mi (E) aparecia o lobo. No Mi mais grave ele não aparecia, mas nos mais agudos, lá estava ele uivando. 


As vezes o som não aparece, depende da arcada. Portanto, há uma forma de se tocar com o arco que a nota lobo não aparece. Mas sinceramente não sei como. Sei que as vezes a nota lobo não parece no início da arcada ou no fim, no meio da arcada ele aparece. Legal, quando se toca notas curtas ele não aparece, mas em notas longas sempre aparece. Em notas curtas rápidas também aparece.


Tirando o efeito lobo ou apenas diminuindo:


Quando informei ao meu lutier que havia som de lobo, ele reservou umas horas para matarmos o lobo, a caça ao lobo.


1º Tentativa: Trocar a alma


Primeiramente ele olhou a alma para saber se estava deslocada, mas estava no mesmo lugar que ele mesmo havia colocado. Ele trocou a alma, colocou uma alma mais grossa, passou de 11 mm para 12 mm. 


Ao trocar a alma o som abriu mais, ficou mais alto e aberto, porém o lobo continuou. 


2º Tentativa: Coloca um estandarte com micro mais pesado


O violoncelo estava com o estandarte de plastico com micro afinadores embutidos. Ele colocou um em ébano com micro afinadores de metal. 


O lobo sumiu. Mas não morreu. Correu meio tom, foi para nota seguinte, para nota Fá (F).


3º Tentativa: Tira lobo:


O que é tira lobo:


Trata-se de uma peça de metal que por dentro é envolvida de borracha para não   quebrar a corda,  que é colocada na corda entre o estandarte e o cavalete. Ele faz peso e diminui a vibração. Assim, deve ir tocando e mudando de posição o Tira Lobo até que o lobo não apareça mais ou soe raramente.


Voltamos para o estandarte original e colocamos o Tira Lobo na corda Ré (D)  (o engraçado é que o lobo no outro dia foi parar na nota Fá (F) - acredito que por causa da alma mais grossa), e o lobo nesta corda diminuiu muito. As vezes eu mudo de posição o tira lobo para ir melhorando. No meu caso está muito próximo ao cavalete.


Conclusão:


O som de lobo pode variar um pouco. Depende de arcada, do clima, e do tempo que se toca. No meu caso, quanto mais se toca, mais o lobo aparece facilmente. Por enquanto, ele está por aqui. Espero que um dia ele não aparece mais. Mas este processo está sendo positivo, pois estou conhecendo mais o som do meu instrumento, e o som do Violoncelo.




Deixe sua experiência ou comentário.


Saudações
Daniel