segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Verniz | Nunca Deixe Retirá-lo do Instrumento"

Meu caros,


Existe um certo boato de que retirar um verniz ruim e colocar um melhor no instrumento, irá ajudar a melhorar o som. Mas não é bem assim.

De fato um bom verniz ajuda na sonoridade do instrumento, pois não abafa o som, e outras coisas que não sei dizer. Mas um bom verniz é ótimo para o instrumento. Por analogia, é como pegar um Sol com o protetor solar ruim, na certa o Sol vai queimar a sua pele. Isso não acontece com bons protetores solares.

Assim acontece com a madeira. O verniz existe para conserva a madeira e deixá-la mais bonita. 


Existe alguns fabricantes que utilizam dessa técnica para vender mais. Pois um estudante novato, sem orientação, irá comprar o instrumento mais bonito da vitrine. Mas quem que não quer um instrumento lindo às vistas ? ainda mais com um som potente ? 


Sim todos nós queremos isso. E esse erro todos estão sujeitos, assim, como comprar um instrumento feito de compensado. Normal. (Mas, como já disse em outra vez , seja qual for o seu instrumento, estude com muita alegria com ele).


Muito de nós temos um instrumento chinês que não tem o melhor verniz e estamos na busca da melhoria sonora de nosso instrumento. E parece que topamos qualquer parada por isso, hehehe. Mas não é bem assim.


Uma coisa que não deve ser feita é retirar o verniz do instrumento, para se colocar outro. Não. Isso não deve ser feito.


É como, por mais uma analogia, tentar trocar de cor de pele. 


Dizem que é uma loteria, ou seja, nunca se sabe se o som vai melhorar, ou vai piorar de vez.


Por certo, não troquemos o certo pelo duvidoso. Caso algum lutier queira fazer esse procedimento, é melhor pesquisar mais. A não ser que você queira fazer pesquisas cientificas. Neste caso até vai.


Outra coisa que deve ser dita, é que cada instrumento tem a sua característica. Dizem que todo instrumento é único. Assim, talvez em algum instrumento esse procedimento possa ter sucesso. Mas, como dito, não é bom arriscar e o investimento não compensa.


Fica ai a dica.


Caso tenha conhecimento de algum caso desse tipo, positivo ou negativo. Deixe o seu comentário. 


Não deixe de compartilhar.


Abraços 
Daniel

7 comentários:

  1. Paz de Deus meus irmãos... Post antigo mas resolvi compartilhar minha experiência nisso... Não sou luthier, sou só um curioso q não tem medo de meter as caras, q isso fique bem claro... Bom, eu tenho um violoncelo Parrot, um instrumento chinês muito bom na minha opinião, madeira boa, mas o verniz q veio nele estava muito pesado, muito, muito mesmo... Então fuçando na Internet acabei me deparando com um Post em um blog de uma pessoa q tirou o verniz de um violino e trocou o verniz, achei lindo como ele ficou, e resolvi tentar... Fiquei muito tempo lixando o meu violoncelo pra tirar todo o verniz (um trabalho muito demorado e delicado, pois tem q ir pra uma lixa cada vez mais fina pra não danificar a madeira), por volta de uns 20 dias seguidos, depois disso ajustei o local da alma, e envernizei ele todo novamente com goma laca incolor e pingmentei de leve com goma laca indiana... O resultado ficou excelente.. Meu instrumento mais do q triplicou a intensidade de som além de ter ficado extremamente bonito na minha opinião, o som ficou mais limpo e definido, muito mais gostoso de ouvir e sem perder a suavidade.. Eu, particularmente, não me arrependi de ter feito isso (embora pensei em desistir algumas vezes por achar q nunca ia terminar rsrs).. Se tiver como compartilhar as fotos de como era o meu violoncelo e como ele ficou, ficaria muito feliz de enviar..... Deus abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,
      Poderia me enviar umas fotos para eu ver como ficou? Também estou querendo fazer a troca no meu eagle.
      mariosks@gmail.com

      vlw!

      Excluir
  2. Paz de Deus meus irmãos... Post antigo mas resolvi compartilhar minha experiência nisso... Não sou luthier, sou só um curioso q não tem medo de meter as caras, q isso fique bem claro... Bom, eu tenho um violoncelo Parrot, um instrumento chinês muito bom na minha opinião, madeira boa, mas o verniz q veio nele estava muito pesado, muito, muito mesmo... Então fuçando na Internet acabei me deparando com um Post em um blog de uma pessoa q tirou o verniz de um violino e trocou o verniz, achei lindo como ele ficou, e resolvi tentar... Fiquei muito tempo lixando o meu violoncelo pra tirar todo o verniz (um trabalho muito demorado e delicado, pois tem q ir pra uma lixa cada vez mais fina pra não danificar a madeira), por volta de uns 20 dias seguidos, depois disso ajustei o local da alma, e envernizei ele todo novamente com goma laca incolor e pingmentei de leve com goma laca indiana... O resultado ficou excelente.. Meu instrumento mais do q triplicou a intensidade de som além de ter ficado extremamente bonito na minha opinião, o som ficou mais limpo e definido, muito mais gostoso de ouvir e sem perder a suavidade.. Eu, particularmente, não me arrependi de ter feito isso (embora pensei em desistir algumas vezes por achar q nunca ia terminar rsrs).. Se tiver como compartilhar as fotos de como era o meu violoncelo e como ele ficou, ficaria muito feliz de enviar..... Deus abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um cello parrot também.. você sabe me dizer de que madeiras ele é feito?

      Excluir
  3. Me ajuda pelo amor de deus, deu fungo no meu instrumento, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve ter pego muita umidade.
      O certo é levar a um luthier para higienização.
      Isso implica na abertura do instrumento. Não é um procedimento dos mais baratos mas se for um bom instrumento compensa.
      O correto é acondicionar o instrumento em lugares bem arejados longe de paredes ou lugares abafados.

      Excluir
  4. Estou aprendendo Rabecão,é muito antigo,já levou muita sova,não tem brilho nenhum a madeira, e está muito mal tratado, inclusive madeira muito velha e gasta,como recuperar e fazer brilhar a madeira sem tirar o som

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.