quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Tem dias que queremos nunca mais estudar/tocar"

Amigos,


A postagem deste dia é um desabafo...


Sábado passado estava muito ruim para tocar. Nossa, minhas notas estavam todas desafinadas.

Para ajudar, meu violoncelo bateu em um banco e na hora ficou todo desafinado.

Não conseguia afinar de jeito algum. Quase que quebrei uma corda. Tentei tocar e nada.

Fiquei muito desanimado com a musica. Uma vontade de nunca mais tentar tocar. Uma vontade de não pensar mais em musica.

Mas, na boa, não vou desistir tão fácil assim não

Sei que esses violoncelistas que estão em evidência, que tocam muito, diga-se, estudam desde sua infância ou estudam 04/08 horas por dia. O que não é meu caso.

Mas sei que nunca é tarde. Nunca é tarde para estudar a musica. A musica é infinita. Pegunto: quem nesta terra sabe tudo de musica ? quem nesta terra entende completamente de seu instrumento ? 

Acredito que ninguém nesta terra possa dizer que é capaz de ser essa pessoa. 

É claro, existem muitos músicos que tocam muito, muito.

Mas sei que posso ser capaz de com o tempo, tocar o suficiente para me alegar e fazer da musica mais que uma alegria, um louvor para àquele que é digino disso, de uma forma pura é sincera.

E fazer da musica como motivação pois é. Mas confesso, tem dias que o estudo da musica é triste. Mas têm dias que a musica nos também, que não da vontade de parar.

Quero chegar ao ponto de tocar meu instrumento com clareza e leveza. Sentindo mais a musica. E não como medo de errar. 

Compartilhe conosco a sua experiência

Daniel 

11 comentários:

  1. iae Daniel blz?é cara a musica é uma arte realmente dificil.As vezes eu me sentia desgastado fisico e mentalmente.Mas Deus me deu força para continuar.O rei Davi era musico,e veja por quantas batalhas ele passou,quantas vitórias e derrotas!mas mesmo assim ele seguiu em frente e venceu.A musica é um Dom que é dado para poucos.Lute cada dia mais,estude cada vez mais e ao final de cada estudo,Deus lhe dará a recompensa que é a melodia perfeita que toca a alma.
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu estava assim tb.
    Cello com som ruim e eu pior ainda.
    Mas é assim mesmo, tem dias que a sintonia nao acontece.

    abraço

    Joao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniel.
      A Paz de Deus. Deus o abençoe por esta firmeza e convicção em oferecer o seu melhor para o Criador. Assim como as irmãs que com seus imensos cabelos oferecem um sacrifício pacífico e particular a Deus, assim também é com o músico que deseja louvar ao Criador com sinceridade, dedicação e pureza. Entendo seu desabafo. Imagine você, sua esposa e seu filho prontos para ir à igreja. O instrumento já na capa e em pé devidamente apoiado. De repente o instrumento cai no chão e quando o retiro da capa, o cavalete saiu do lugar e o instrumento fica totalmente desafinado.
      Esse é um dos muitos percalços na vida músico servo de Deus.

      Mas, posso afirmar com toda a certeza que a alegria e o consolo que, naqueles momentos de extrema angústia, você tem ao tocar um hino e sentir a presença e o conforto de Deus, é algo indescritível.

      Prezado irmão, comecei a estudar música no violoncelo em 1999 e oficializei em 2002.
      Conheço um pouco do vosso sofrimento e posso afirmar, vale apena o esforço e as lágrimas.

      Deus o abençoe.
      André.

      Excluir
    2. Amém, meu irmão.

      Sinto alegria em suas palavras. Pode ter certeza que foi mais um apoio para não parar de estudar a musica.

      Esse dia da queda do instrumento deve ter partido o peito no meio.. nossa...

      estou muito feliz, Deus o abençoe também.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
    3. Irmão Daniel.
      A Paz de Deus.

      Verdade. Quando o nosso instrumento sofre uma queda, solavanco, pancada, etc..., dói como se ele fosse uma extensão de nosso corpo. Mas, é permissão de Deus. Nosso instrumento não é pesado e sim volumoso. Requer manobras e o exercício da paciência.

      Gostei muito do seu blog. Achei objetivo, simples e eficaz. Quem me dera se existisse um local como este para orientações e aprendizado quando iniciei meus estudos no violoncelo. Continue publicando informações neste blog.
      Parabéns pela iniciativa.

      Deus o abençoe.

      Irmão André.

      Excluir
  3. Muito obrigada!~ muito muito...Queria dizer que você salvou a musica em mim... Eu amo cello, mas na minha cidade nao tem professores, e entao eu faço piano. Nao é o meu instrumento preferido, mas gosto muito. As vezes bate essa vontade de parar. Nao é meu instrumento. é dificil. nao sou nova.... e e todo lugar que olho, as pessoas dizem "vc nao tem mais idade pra aprender um instrumento classico". mas agradeço a você...as vezes apenas algumas palavras são necessárias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles deveriam olhar para si mesmo antes de falar algo assim. Existem lugares pelo mundo que a música se estuda aos 06 anos ou até pouco antes. Depois disso já e velho. Loucura, fora da realidade de muitos. De vagar vamos aprendendo e temos capacidade sim. Nunca é tarde. Obrigado.

      Excluir
  4. Muito bom encontrar esse texto! :) Eu nem penso em desistir amo muito cello, faz uns 5 meses que comecei a aprender, graças a Deus tenho bastante tempo para treinar, mas ainda assim por vezes volto um pouco triste das aulas, treino e ainda assim pego as notas um pouco desafinadas. Por vezes fico constrangida até penso 'será que o professor pensa que eu não treino em casa?' (ainda que ele seja bem paciente comigo). Fazer por exemplo a escala de Dó ou pensar vou fazer tal nota beleza, agora ler aquelas partituras do método eu leio mas desafino toda hora (acho que não consigo juntar afinação, tempo, divisão de arco...) especialmente notas consecutivas em cordas diferentes. Queria saber quanto tempo levou para você tocar com as notas afinadas?

    ResponderExcluir
  5. um post de 4 anos atrás e que me ajudou muito hoje, também estou aprendendo cello faz poucos meses e aconteceu isso comigo, o cello desafinou e ainda não tenho facilidade de afinar, queria estudar esse final de semana mas não conseguia afina-lo e realmente senti tudo isso que você descreveu, uma frustração e vontade de desistir, mas eu vejo Deus trabalhando na minha vida, me ensinando através deste instrumento a ser menos ansiosa, a ser mais paciente e eu não posso desistir, porque um dia eu sonhei que tocava esse instrumento muito bem, antes mesmo de aprender e antes mesmo ate de pegar um pela primeira vez na mão, nunca tinha nem visto este instrumento de perto e ali naquele sonho eu tocava tão bem, com tanta perfeição e muitas pessoas assistiam que quando eu acordei me senti até triste de ter acordado e quando acordei perguntei pra Deus: Senhor que sonho maravilhoso será que o Senhor quer que eu toque isso que nunca vi na minha vida. E a partir de então tudo aconteceu, conheci um professor sem querer, consegui um instrumento pra estudar e hoje estou aqui lendo esse post tomando forças pra continuar e fazer o meu melhor para Deus, mesmo que eu não toque profissionalmente, mesmo aprendendo a tocar um pouco tarde, mas eu vou tocar pra Ele o meu Deus, a quem pertence toda honra, toda glória e todo o louvor.

    ResponderExcluir
  6. Yanna, eu li esse post agora tbm e me deu ânimo para continuar. Eu comecei a estudar o Cello em maio/2016 e, embora eu sei que já avancei (a primeira aula foi terrível!) tem dias que dá um desânimo sim. Eu tenho 38 anos, parece até uma crise da meia idade! Mas eu toco piano desde criança só que o meu sonho sempre foi o Cello. Nenhum instrumento chama a minha atenção como o Cello. Parece que eu só tenho ouvidos (e olhos) para ele. Mas tem horas que é tão difícil que nem parece que eu sei nada de música, inclusive. Me sinto uma imbecil, rsrs. Eu sei que estou velha pra isso e que talvez nem consiga chegar muito longe, mas a minha esperança é tocar bem, fazer até um curso profissionalizante no Cello e um dia encontrar músicos para tocarmos juntos, nem que seja num grupo da terceira idade :) :)
    Vamos seguir firme com este lindo propósito! Ao trancos e barrancos eu encontrei a minha felicidade aqui, na música e no Cello.

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.