terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Ajustes Básicos (p.2) | Técnico de Instrumento"


Prezados,


A postagem desse dia é devido a um contato que tive de um iniciante de violoncelo. Ele veio de outro Estado até Sampa, na Teodoro Sampaio, visando comprar o seu tão e esperado instrumento e posterior fazer uns ajustes e retornar a sua cidade com o instrumento apto a ser tocado.



No caso dele, não tinha o que fazer, estava correndo contra o tempo, pois precisava regular o seu instrumento em Sampa, pois onde ele mora não tem luthier, não tem lojas de música. Queria sair com o instrumento devidamente regulado.


Ele me contou que o luthier que ele levou o seu instrumento deu as seguintes informações: (acredito que era luthier de Guitarra e afins – nada contra)

- para que trocar as cordas ? as cordas são novas!!!!

Resposta nossa: As cordas que vem em violino, viola, violoncelo, são de péssima qualidade. Elas vêm sem a tensão correta, são mais moles, têm o som muito metálico. Não sendo chato, mas as cordas não são legais mesmo. Claro que para um profissional as cordas Mauro Calixto, que são ótimas para mim, podem ser péssimas para ele, (ou não) mas as que vêm no instrumento, na máxima humildade, não são legais.
As cordas que vem em guitarras e violões tendem a ter melhor qualidade, até por conta do próprio mercado que é mais “aquecido”. Existem violões de Nylon que vem de fabrica com cordas muito boas, guitarras também. Mas mesmo assim por elas estarem paradas ou já terem sido muito trocadas, pode estar sem o timbre original. Nada como encordoamento novo.

- para que ajustar as cravelhas ? são novas ?

Resposta nossa: As cravelhas ficam em atrito, madeira com madeira, o que pode grudar de mais (por estar parado há dias) ou estar lisa de mais (por nunca ter sido afinado), ou ficar dura em um lado e lisa em outro. Isso poderá dificultar o músico inicial em sua afinação, tocabalibidade, entre outras coisas. O luthier irá afinar a cravelha (apontar como se aponta um lápis novo), colocando a corda no local correto (talvez fazer um novo furo) e passar um produto para ajudar no atrito entre as madeiras. Legal, isso irá ajudar na hora de afinar. Diferente das tarraxas de violão, guitarra, que são muito boas na precisão da afinação. Lembre-se, ajustar as cravelhas não é luxo, é necessidade, ainda mais para cello. Não que seja impossível, é possível sim, mas se estiver bem regulada ajuda na hora de afinar e segurar a afinação.

- pestana, para que ajustar ? são novas ?

Resposta nossa: Sim. A pestana é pequena, barata, simples, mas pode deixar com uma dor nos dedos, de novo, ainda mais no cello. Melhor que o Luihier faça uma revisão para deixa-la regulada e não estourar seus dedos e as cordas. Junto com a regulação das cravelhas e pestana, as cordas iram passar pelo caminho correto. Em Instrumento de série, esses acabamentos são deixados para o usuário final. É possível sim tocar sem regular. Mas faça uma regulagem assim que possível.

- Cavalete é novo, para que trocar ?

Resposta nossa: O principal condutor do som, das vibrações sonoras, até o tampo do instrumento, é feito pelo Cavalete. Ele é o único e exclusivo responsável (o cara é importante) pela transferência do som ao “corpo do instrumento”.  Um bom cavalete, portanto, irá conduzir o som até ao tampo, fazendo com que este receba mais som. Consequentemente, o som do Cello será mais alto e melhor.

- trocar a alma que nada.... é nova:

Resposta nossa: hum. A alma é o principal condutor das vibrações do tampo para o fundo. Portanto, sem a alma, o timbre do instrumento ficará igual ao de um violão. A alma ainda é a “coluna” do instrumento para que o tampo não quebre por conta da pressão das cordas. A alma, ainda, é responsável pelo peso que as cordas terão no instrumento. Muito importante essa peça estar ajustada.


"Conforme explicado pelo M. Andrade, leitor do blog: A vibração é uma resposta física do corpo a um estímulo. Essa resposta tem sua frequência, mas a frequência em si não é transmitida, e sim a vibração constituída por frequência (altura da nota), amplitude (volume da nota) e fase (mistura de notas, caso o cello ainda esteja vibrando de outra nota quando você o estimular com uma nova!!)"

Talvez não tenha sido má fé dele, o luthier, talvez falta de conhecimento desses instrumentos de arco. Normal, se pedir para um luthier de cello mexer em guitarra, ele vai fazer merda, se não tiver conhecimento técnico. Cada um tem a sua especialidade e se capacitou para aquilo que estudou, aprendeu, ou ganhou de graça do Todo Poderoso.

No caso do nosso amigo, ele teria muita dificuldade para retornar em Sampa para regular o seu instrumento, por isso precisava mesmo fazer rapidamente. E não poderia levar o cello para fazer daqui uns meses.

Cello é um instrumento cheio de “frescuras” quem toca sabe, e merece sim uns ajustes básicos para iniciar os estudos, ou depois de uns meses de estudos. Sim, é caro e temos pouca grana, mas se nos abstiver-nos de algumas coisas, fazermos uns bicos, podemos. Quem sabe sobra uma grana para isso.

Claro, o mais importante é ter o instrumento, mesmo que desregulado, com cordas ruins, com ajustes tortos, com som ruim, feito de compensado ou de qualquer outro elemento da terra. O mais importante é ter o instrumento e ter alegria em tocar ou estudar. A alegria não se compra, não se ajusta. Não se compra o prazer de tocar, de aprender, de querer buscar e melhor. Isso o dinheiro não é capaz de nos fornecer. Por isso, toquemos e estudemos com alegria, seja qual for nosso instrumento, se possível, regulado.

Fiquem à vontade para deixar comentários.
Daniel

20 comentários:

  1. Juro que me segurei para não comentar kkkkk :) ... mas, não tem como. Realmente o post ficou ótimo! para os iniciantes é uma dica valiosa, para que se leve o instrumento a quem realmente entenda do negócio. Como a humildade tem que reinar em nossos corações, sempre fica a dica que: "é melhor ter o instrumento do que não te-lo..." mas ao mesmo tempo para que a alegria de tocar aumente, e os estudos evolua como um todo, procure um profissional e faça os ajustes básicos. A mudança é surpreendente. Show!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel. Acompanho seu blog e acho o máximo,e hoje preciso da sua opinião...
    Estou pensando em trocar meu arco,toco há mais ou menos uns 2 anos. Estou pensando em comprar um arco em Fibra de Carbono. Qual sua opinião ? é uma boa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Izabella.

      Olha, nunca testei pessoalmente, mas já escutei (de perto) e notei que realmente é uma ótima escolha.

      Procure os arcos de fibra de carbono que parecem xadrez, que salvo engano, é de melhor qualidade. Os lisos também soam legais.

      Os arcos de fibra de carbono é uma ótima em questão custo benefício, pois são mais acessíveis que os de Pau Brasil e a qualidade é muito similar.

      Particularmente, quero ter um. Assim que possível, estarei adquirindo sem medo.

      Caso compre, diga seu parecer para nós!!! Se for caso faça até uma postagem!!!

      Daniel

      Excluir
  3. Eae Daniel, cara eu vou trocar as cordas do meu cello, como eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara. Troque uma por uma. não tire todas, pois, a alma pode cair. Assim, troque primeiro a Dó, afine normalmente, depois as demais. Uma por uma. Não tire todas, pois se a alma cair deverá levar ao luthier.

      Aproveite e passe grafite (lápis) na pestana e no cavalete, no local que passam as cordas. Isso ajuda as cordas a deslisarem melhor, pode confiar.

      Procure não deixar as cordas muitos tortas em relação à pestana, ou seja, tente manter o padrão que está hoje.

      Você me deu uma ideia, de montar uma postagem sobre e, talvez, um vídeo.


      Daniel

      Excluir
    2. meu irmão eu recebi seu e-mail. e fico muito agradecido pelas dicas pois são poucos que compartilhão conhecimento eu gostaria de saber se micro afinadores atrapalhão o som do violoncello ou não
      se voce tiver algun videos de agumas informações sobre cello emvie no meu email eu fico muito agradecido. cosmeA20@gmail.com

      Excluir
    3. Cosme, obrigado. Veja essa postagem http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/06/standarte-sua-importancia-oculta.html

      Excluir
  4. Olá! Ruído no cello o que pode ser? Exemplo toco a nota lá (ou sol#) e apresenta um ruído como se tivesse algo solto nele... O que pd ser? Os 4 afinadores, standart, espigão de ferro,botão ou algo mal colado? Parece ser na parte debaixo... só quando toco lá bemol de todas as oitavas... As outras notas soam normal. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon,

      Espigão ou micro afinador. No caso do micro afinador, tente aperta-los (o parafuso que o prende no estandarte). No caso do espigão, tente tocar com ele todo para fora (ou o máximo que conseguir)

      Tenho quase certeza que é o espigão e, sendo ele, pesquise um modelo de fibra de carbono que eliminará de uma vez por todas essa vibração.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  5. Daniel, um dia eu estava estudando em casa no cello ve fui guardar e estava apressada, quando fui colocar o espigao pra dentro não apertei e quando coloquei ele em pé o espigao entrou totalmente no cello. O que eu faço? Levo pro luthier? E é muito caro? Estou muito preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dressa.

      Foi apenas a haste de metal que entrou ?. Se foi isso faça o seguinte:

      Afrouxe todas as cordas com cuidado, torcendo para a alma do violoncelo não cair. Depois disso retire o cavalete e o estandarte. Retirando o estandarte será possível retirar o espigão inteiro, assim com cuidado vc consegue tirar a haste de metal de dentro do cello. (espero!)

      Espero que a alma não caia. Pois se cair vc vai ter que levar no luthier.

      Sobre os preços, não deve ser tão caro não. Se der certo da forma que lhe disse me avise ( e se não der também)

      Sucesso.
      Daniel

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema que Andressa, meu cello quebrou o parafuso de prender a haste de metal e acabou entrando e to desesperado sem consegui tirar. O que devo fazer? Só um luthier é capaz de tirar? Obrigado

      Excluir
  6. boa noite, comprei meu primeiro cello mais reparei que ele veio sem alma.. o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      Comprou on line ? Pede para trocar.
      Comprou na loja ? Leve para eles trocarem por outro modelo igual ao colocar a alma.

      Todo caso, o ideal é levar no luthier para ele ajustar devidamente a alma. Na loja por mais que tenha alguém que consiga fazer esse procedimento, muito difícil que o faça com qualidade.

      Considere fazer os ajustes básicos, será de muito proveito!!!

      Saudação
      Daniel

      Excluir
    2. ola,
      Comprei on-line, ja pedir a troca do produto, estou aguardando a resposta... muito obrigado pela dica.

      Excluir
  7. Tenho um Celo que criou folga no botão. Assim ele não segura afinacão. Que devo fazer?
    Devo colar o botão? É correto fazer isso?

    ResponderExcluir
  8. Ola, parabéns pelo blog realmente me ajudou muito e acredito q vai sempre ajudar . Gostaria de perguntar tar uma coisa. O cello de loja tem garantia de um ano. Se eu levar pra ajustar pode perder a garantia ? E realmente eh preciso ajustar ou da pra ficar um tempo sem ?já q sou completamente iniciante acho q o som perfeito eh a menor das preocupações uma vez q não sabendo usar o arco o som vai sair sempre ruim. e qnt tempo demora pras cordas segurarem a afinação ? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, se possível for, a nota re da corda do, ela está a uns 5 dedos da pestana, e nas outras cordas,

    4 dedos, da pra ajustar em casa,?

    ResponderExcluir
  10. Professor , achei umas dicas de ajustes básicos de luthie na Internet , é aconselhável eu mesmo tentar em Casa?
    rsrs

    ResponderExcluir
  11. Preciso de ajuda, eu fiz uma reforma no meu Cello, apenas lixei e tirei os vernis e passei óleo mineral, mas a corda dó não quer mais afinar

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.