quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Breu | Não é Apenas Uma Resina"

Prezados, 


Tudo neste nosso instrumento influência na qualidade final do som que ouvimos  ou reproduzimos. Até fatores externos a nossa compreensão.

Mas os fatores que podemos compreender, porque não ter ciência, ahã? sim. Podemos, sem dúvida.

Nesta postagem vou abordar a importância do famoso Breu, a Resina.

O que é Breu (Resina)  ?

Breu é uma resina que geralmente é extraída de plantas (árvores coníferas) que são feitas algumas partes do nosso instrumento, tampo e fundo, por exemplo. Caberia estudos aprofundados, mas fico devendo.

Há também Resinas sintéticas, ou seja, aquelas que tentam imitar o produto natural, estes, talvez, de menor qualidade.

Pra que serve o Breu ?

O Breu serve para aumentar a capacidade de fricção entre a crina e a corda, ou seja, sem o breu haverá pouca fricção das cordas, portanto, pouco som, pois, quanto maior o contato que a crina tiver com a corda, melhor e mais alto o som.

Vejam, não é apenas um simples pedaço que ganhamos de brinde quando ganhamos compramos o instrumento. Além de se tratar de item que deve, obrigatoriamente, acompanhar o instrumento, é o item que devemos dar a devida atenção para ele.

o breu terá ponto fundamental entre a crina e as cordas, pois é por meio dele que o arco terá um desempenho aprimorado. Que coisa louca. Apesar de não parecer, o breu é importante para se tirar um bom som do nosso instrumento.

Questões Importantes:

Talvez no início dos estudos, não sentimos a diferença que o breu faz, ou a sua importância. 

Acredito que se um estudante começar com um ótimo breu, talvez ele não sinta, de fato, como ele é importante. Assim, também, aqueles que começam com breus simples.

Modelos testados por mim:

Primeiro breu que usei foi aqueles que vem de brinde nos instrumentos. Tentei estudar violino por conta das condições financeiras, pois, não tinha como comprar um Cello.

O violino é apoiado no ombro, logo, quando passamos breu no arco, uma poeira, por mais que pouca, é liberada. Quando isso acontecia, meu nariz ficava irritado, prejudicando, além de outros fatores, o estudo do violino, que não foi por muito tempo.

No meu primeiro Cello, foi a mesma situação: usei aqueles breus que vem de brinde. Um Paganini. (acho que ele é sintético)

Como minha emoção era grande, por ter conseguido o Cello, nem reparei (ou reparei) que o breu não me incomodava (irritava). Isso devido a posição que do arco fica. Até nesse fator me ajudou o Cello. Tudo de bom!!!

Pesquisando sorbe arcos, pois queria muito um arco de Pau Brasil, mas por conta do preço não comprei, descobri um estudo e uma alternativa mais barata e que poderia me ajudar. Para saber mais, click aqui.

Um arco de ipê custou R$ 120,00, bom o arco, com crina de animal, talão de ébano. 

Para este arco, pensei em usar um breu novo, mas não sabia de qual. O vendedor me mostrou um monte... Fiquei com o antialergico, por conta do problema do violino (não lembrava que o Cello não me dava irritação).

Pois bem, arco novo, breu novo. Muito bom mesmo. O Arco era melhor e o breu, aparentemente, era bom. Ele quase que não grudava na crina. Mas esse breu não é nada de tão especial para som. Ele é bom mesmo para quem tem alergia e não pode usar outro.

é o breu Jade:

Não senti que seja muito bom esse breu, apesar de, talvez, ser na época um pouco sem experiência para sentir (não que seja muita hoje).

Pena que estraguei esse breu colocando acetona (para dar mais contato, ou seja, mais aderência) estraguei o breu e quase que perdi o arco. Eu não faço isso nunca mais.... Colocar acetona, ou qualquer outra coisa, no breu para dar mais aderência. é juntar uma grana e comprar um breu melhor...

Mas, o fato de ter estragado o breu, me proporcionou a ser presenteado com um breu, Pirastro. Ai sim.

Esse deu deu uma pegada monstro. Ele ajudou a tirar mais som do Cello, muito melhor que os anteriormente citados. Gostei de mais desse breu. Arco de Ipê + Breu Pirastro, foi uma boa combinação.

Com ele pude tirar mais som do Cello. Um Hermano usava toda vez que eu tocava com ele. Ele gostava de mais desse breu. Um bom breu, apesar de deixar o som meio areado ou com ruídos.

É esse breu aqui: 

Mas esse breu, com meu arco de Pau Brasil, não ficou muito bom não. Parecia que o arco era melhor que o breu.

Mas em uma promoção e por um indicação de um Hermano, Rui Maurício, solicitei a amostras grátis de um breu transparente chamado Magic Rosin. 

Esse breu é muito bom. Surpreendente, diria. Ele deixa o som do Cello muito limpo. Sem som de chiado. Deixa o som muito suave. 

Ele não dá muita potência no som, mas deixa o som muito aveludado. Esse breu que uso atualmente. Mais para frente, pretendo fazer mais uns testes e dizer mais sobre este. (esperar a $$$)

Ele é transparente mesmo: Ele é feito por um violoncelista...


Conclusão:

Se tiver condições para comprar um breu melhor, coisa boa é. Acho que um breu deve durar muito tempo, se você não colocar acetona nele. 

O dinheiro investido pelo tempo que ele dura, vai ver que ele vai sair barato.

Uma opção boa é Breu Pirastro Preto + Arco de Ipê com Crina. Por R$ 150,00, talvez, você consegue fazer essa compra e ficar com arco e breu melhor que os de fabrica, ajudando, ademais, a tocabilidade, ao estudo, ao som...

Claro que existe melhor, Arco de Pau Brasil e breus melhores... Mas é uma boa opção.

Não deixe de compartilhar a sua experiência. Ela é importante para nós.

No caso de dúvida, não deixe de perguntar...

Abraços
Daniel

42 comentários:

  1. Parabens irmão òtimo post, Boa explicação sobre breus sempre tive essa duvida, por enquanto tbm uso o que veio de brinde no meu cello, apesar de um irmãozinho que esta estudando violino ter deixado ele cair, ums dias atrás, ja estava intencionada em comprar outro breu mas vou esperar trocar de arco, estou fazendo ums orçamentos e assim e as condições melhorarem ja compro arco de pau-BRASIL e Um Breu Novo.

    Forte abraço, DEUS te abençoe!
    ATT:. Emerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém. Quando fazer isso, não deixe de compartilhar a informação conosco. Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. A paz de Deus Daniel,
      Estou aprendendo cello e seus posts já me ajudaram bastante. Parabéns, continue neste intuito que você será bem recompensado por Deus. Bom, entrei no site da Rosin Magic e vou adquirir um, a duvida é: eles mandaram sua encomenda? Chegou certinho no seu endereço? Fico grato desde já. Grande abraço e Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Boa iniciativa Daniel... Falta mencionar a utilização do breu Andrea (cello). Próximos investimentos heheheheh. Apesar do Magic Rosin 3G ser excelente, falta o Andrea na lista de testes. Show o post!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. onde acho para comprar esse breu Magic Rosin 3G ???

    Muito bom seu blog cara, imprimi varios posts seus, e anexei em minhas apostilas de cello, meu professor achou bem interessante, muita coisa produtiva, e dicas bem legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço e fico feliz que esteja ajudando. Segue o site.

      http://www.magicrosin.com/

      eles estavam dando amostra grátis, apenas pagava-se o frete (R$ 12,00 +/-) se não estiver, entre em contato com eles. Quem sabe eles fornecem um.

      É um breu muito bom para as corda graves. Deixa o som muito agradável.

      Grande abraço.
      Daniel

      Excluir
  4. A Paz de Deus,

    Parabéns pela iniciativa, suas postagens são muito boas.
    Comecei à aprender cello + ou - uns cinco anos e parei devido estudo e trabalho.
    Agora estou pensando em retomar os estudos.
    Você esta aprendendo na igraja e/ou prof. particular? De que cidade você é?

    Alexsandro - SP/SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Alexsandro. Volte a estudar sim. Ocorreu a mesma coisa comigo, ou seja, parei de estudar devido essa correria aqui de São Paulo. Sou de Osasco. Depois que voltei voltei com mas folego.

      Atualmente estudo na igreja mesmo. Estava querendo fazer aulas particulares com um professor que encontrei esses dias. Fiquei encantado com a forma que ele tocou. Mas, sem tempo de estudar.

      Bom, vou nessa, mas fique à vontade. No que puder, tenho desejo em ajudar.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  5. Apdd Daniel
    Gostei muito do seu site e de suas dicas, pode ter certeza que acompanharei de perto, sou musico e toco cello a uns 8 ou 9 anos, mas devido ao tempo estudo muito pouco, fico só nos hinos mesmo......como eu toco tbm violino a mas de 15 anos ai ja viu né, tem q dividir o tempo para os dois......mas as suas dicas são de suma importancia........voce ja testou/ouviu falar dos arcos de fibra de carbono, diz que são excelente e um pouco mais barato que o de pau brasil.......to pensando em adquirir um........
    Parabens pelo blog....espero que sempre compatilhe essas dicas maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Danilo. Coisa linda. Deve tocar bastante. No caso do estudo, se os hinos já estão sendo bem executados, de fato, os estudo dos métodos tentem a ficar em último plano. Mas sempre é bom dar uma revisada/aprimorada em algo.

      Sobre os arcos de fibra, nunca testei. Mas já vi um hermano tocando violino com ele. Tem um som legal. Particularmente, queria ter um. Caso adquira, nos avise como é!!

      Saudações.
      Daniel

      Excluir
  6. olá, o que tem a dizer sobre o breu kaplan, aquele que vem na caixinha, tem o preto e o claro. e qual a diferença entre usar um breu cla e escuro? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (a)

      Nunca usei. Mas pelo jeito deve ser bom, pelo menos é caro.

      Sobre a tonalidade, olha, via de regra, é a aderência. Sendo o escuro mais pegajoso e o mais claro menos pegajoso. Mas não tenho muita certeza dessa regra.

      Para cello, breu bom é aquele que é bem pegajoso, pois o contato da crina com as cordas fará um belo som. Assim, qualquer arcada terá um som bonito.

      Já os breus que não tem tanta aderência (breus claros, em regra)são mais complicados de tirar um som bonito. Exige técnica de arco.

      Na dúvida, vai no mais pegajoso. Apesar de deixar o som meio "areado" será mais fácil tocar.

      Caso compre o breu, compartilhe conosco como é a qualidade dele.

      Daniel

      Excluir
  7. APDD Irmão. Gosto muito dos comentários, informações que o irmão pulica. Muito bom pra quem é leigo e amador no assunto (no meu caso). Quanto ao breu, não consegui encontrar na NET esse MAGIC ROSIN. Somente encontrei PIRASTO ROSIN, DOMINANT ROSIN, CELLISTO ROSIN, etc...São os mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermano, agradeço!!

      Veja, o Magic Rosim é gringo. Não tem no Brasil. O Site é esse: www.magicrosin.com - eles enviam para nós. Existe duas formúlas 3G e Ultra, sendo está última mais aderente. Logo mais faço uma postagem sobre.

      Os demais, citados por você são breus diferentes de marcas diferentes. Apenas testei o Pirastro, que não é ruim.


      Saudações
      Daniel

      Excluir
  8. La Santa Paz de Dios mi Hermano, excelente iniciativa, muito bom mesmo!!
    Gostaria de saber como faço para solicitar uma amostra grátis do "Magic Rosin".
    O Site ta cobrando $8,99 dólares. (Apesar do Site dizer "Free Sample") o valor não seria o problema, porém só vi opções de cartão de crédito e PayPal.
    Gostaria de pagar usando o boleto bancário! Tem como??

    ResponderExcluir
  9. Amém. Hermano. O preço é do frete. O breu é Free, mas deve pagar o valor do frete. Sobre a forma de pagamento, não tenho certeza, mas acredito que não. Talvez seja possível fazer transferência bancaria. Mande um e-mail para eles: magicrosin@gmail.com a pessoa de contato é a Sarah, veja outras formas de pagamento.

    ResponderExcluir
  10. ApdD, sempre leio seu blog mas nunca comentei nada, me interessei pelo post. Uso um breu alemão o Soloist Cello de petz kolophonium. Comprei do meu luthier Roger Silva, http://www.rogersilvalutheria.net
    Me custou apenas 90 reais. Ele não solta pó, claro usando adequadamente. Eu suo muito nas mãos enquanto toco, aí eu passo no arco sem moderação e passo o arco nos dedos da mão direita, fica tudo grudado. O breu é perfeito, deixa o som balanceado e bem natural. Espero que gostem ao testar, apesar de ser caro é o melhor até agora.

    Flavio Melo, ccb limão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Está registrada a dica. O blog está aberto para sugestões/postagens.

      Daniel

      Excluir
  11. adoreiii o post!!!!! Eu tenho uma alergia muito braba,e esse breu transparente chamado Magic Rosin,me interessou muito. Onde consigo encontrar?!

    envie-me um email : noemioliveiira@gmail.com

    Att,

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemi.

      Segue o site: http://magicrosin.com/

      tem que comprar pelo PayPal..

      Esse breu é muito, muito bom!!!

      Excluir
  12. é o item a que devemos dar a devida atenção.
    é o item a que devemos prestar a devida atenção.
    é o item para o qual devemos olhar com a devida atenção.
    é um item importante, pelo que devemos dar-lhe a devida atenção.

    ResponderExcluir
  13. E mais uma vez, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  14. Daniel,
    Acompanho seu blog há algum tempo. Estudo violoncela há pouco mais de dois anos e estou tocando num quarteto com uns amigos. Há um tempo eu e meu amigo violinista estamos numa cruzada pelo breu ideal. Ja testei o Kolstein Medium (tem uma pegada razoável, som agradável, mas derrete todo com o calor - acredito que seja ideal para clima mais ameno e talvez mais seco); andrea a piacere (pegada muito boa, não derrete, é bem hidrofóbico - ou seja, não é influenciado pela umidade - funciona bem tanto no úmido quanto no seco, debaixo de um ar condicionado - mas tem um som artificial); Bernardel (som muito bonito, mas meio "chocho" - falta pegada, dá um desespero tocar com ele, principalmente depois da 1a hora - além disso no clima seco ele piora ainda mais a pegada). Faz umas duas semanas eu encomendei o magic rosin junto com esse amigo violinista. Qual versão você usa? Encomendamos um 3G e um Ultra, eu acho que vou acabar ficando como ultra por causa da pegada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido,

      Bela explicação, se possível, daria até um post o que acha ?

      Magic rosin é muito bom mesmo, inclusive em relação aos breus citados. O 3G é mais fino, ou seja, melhor para violinos e cordas mais finas. Quem gosta de som agudo vai gostar.


      O Ultra é bom tanto para violino, para quem gosta de um som grave (tipo viola) e sem dúvida para o cello. Breu muito bom mesmo..

      Vai de ultra que não vai se arrepender.

      A Sarah, do magic rosin, fez uma nova formula, formula X, mais acabou.. Um colega do blog disse que é pegada pura, muita aderência, pouco pó... ou seja, TOP...

      Fui comprar e acabou, acabei pegando novamente o Ultra, usei até acabar.. rsrsrsrs





      Excluir
    2. Eu estou gostando do Ultra. Estou com ele há cerca de uma semana. Nem solta tanto pó. Talvez até menos que o andrea. Dou em geral 4 passadas no arco. Não sei se tem número mágico .. a Sarah diz que duas passadas até resolvem, mas eu acho pouco. Sinto necessidade da "pegada". Eu acho que o som está mais natural que o Andrea. Eu tenho muita rinite, bronquite, mas nenhum desses breus que eu mencionei ali em cima jamais me atacou. Mas também são breus compostos basicamente por resinas naturais. Existem fórmulas que levam metais. Nunca experimentei nenhuma dessas fórmulas.

      Meu ultra, peguei um "blem", que é um "refugo", por ter um pequeno defeito no desenho de fundo, ou ficou um pouco mais alto ou mais baixo do que deveria, mas que é BEEM mais barato. Eu também tinha ido atrás da fórmula X, mas quando vi não tinha mais mesmo!

      Posso contribuir sim com o post, claro! Se quiser complementar seu post ou criar um novo..! Sempre visito seu blog, é meio raro encontrar outros violoncelistas para conversar sobre problemas e soluções para o nosso querido instrumento!

      Abraço

      Excluir
  15. Ei daniel!
    Conheci seu blog esse ano quando me aventurei a estudar violoncelo. Suas postagens já me ajudaram muito!
    mas já que você mencionou alergia, como é que ela se manifestava em você? Tô começando a achar que é o breu que tá irritando a minha pele. Uso o pirastro cello.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella,

      Minha alergia foi na respiração.. Ainda hoje se usar um breu muito sintético, me dá alergia..

      Na pele nunca ouvi falar, mas pode sim acontecer... Procure um breu mais puro, tipo Mágic Rosin, Andrea.... talvez te ajude...

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Daniel,
    A paz de Deus,

    como que é o processo de compra do magic rosin no site deles, pois não acho onde por o endereço aqui de são paulo.

    Deus abençoe pelas dicas.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. melhor breu que se pode ter hoje é Andreas Bangs (italiano) pegue o SOLO!! custo cerca de 32$ dólares, mas serão bem investidos e sabendo usar dura mais de 2 anos alternando entre dias sim e dia não, teste esse e nunca mais vai querer saber de outro..

    ResponderExcluir
  22. melhor breu que se pode ter hoje é Andreas Bangs (italiano) pegue o SOLO!! custo cerca de 32$ dólares, mas serão bem investidos e sabendo usar dura mais de 2 anos alternando entre dias sim e dia não, teste esse e nunca mais vai querer saber de outro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bin Mullen,


      assim que tiver oportunidade quero testá-lo. Já ouvir falar bem dele.

      Excluir
  23. Oii kkk sei q to meio atrasado, nem sei se você chegará a ver este comentário, então para quem estiver lendo isso quero fazer-lhe uma pergunta: "Eu estou aprendendo violino recentemente, sou bem leigo e estou aprendendo por conta própria com apoio da internet por causa da falta de cash$$. O som do meu violino sai bem diferente do som dos vídeos, geralmente sai bem mais agudo do que o normal (mesmo quando passo a crina no mesmo lugar). Acho que é o breu, então vim até este post. Procurei o tal "Magic Rosin", e não achei um site de compra dele aqui no Brasil '-' ... Será que alguém poderia me ajudar? deixe email, whatsapp, facebook ou responda aquii se possível, irei acompanhar este post diariamente..."

    Agradeço a atenção e espero logo a resposta, pois estou tendo muitas dificuldades...

    ResponderExcluir
  24. Lucas, boa tarde.
    Ja mandou alguma vez num luthier para fazer ajustes???
    Troca de cordas ajuda, cavalete, ajustes tbm... na alma... pestana...
    Da uma pesquisada... "LEMBRANDO QUE PARA TIRAR UM SOM LIMPO VOCÊ DEVE PRATICAR".

    ResponderExcluir
  25. Aonde consigo comprar esse magic rosin transparente? Não acho em lugar nemhum!

    ResponderExcluir
  26. Olá, posso usar breu de violino no arco do cello?

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.