quarta-feira, 12 de março de 2014

"Aonde Tocar com o Arco na Corda"

Prezados Celistas.

A postagem de hoje é prática na qual vamos demonstrar qual a região que o arco deve ser posicionado para obtermos um som alto, constante e bonito.

Nosso instrumento é considerado de cordas friccionada, ou seja, é tocado com o arco, entretanto, nada impede de ser tocado sem o arco, a chamada técnica do pizzicato que consiste em tocar com os dedos, como se fosse um contrabaixo elétrico, em regra.


Quando apresentamos nosso instrumento a algum amigo ou familiar que toca violão, contrabaixo ou guitarra, a primeira coisa que ele faz a pegar nosso instrumento e tocar como se fosse o famoso rabecão, que na verdade é o contrabaixo acústico, ou seja, eles usam a técnica do pizzicato.





O próximo passo é eles pegarem o arco, passarem a mão toda engordura na nossa crina.



Depois falam: " O legal mesmo é tocar com esse arco", passando o arco nessa região:



Qualquer semelhança, é mera coincidência :)

Vejam, o arco é muito importante, tanto em sua construção, bem como em sua execução (técnica), pois ele que vai "tirar" o som do nosso instrumento, merecendo, portanto, atenção especial.

Agora vamos ao que interessa.
Basicamente existem três pontos de contato entre o arco e a crina no violoncelo para se obtermos o som, sendo, FORTE, MEIO FORTE e FRACO.  

Quando iniciamos os estudo, tendemos a tocar na região FRACA, deixando o som a desejar.

O ideal é ir da região FORTE para a FRACA, pois será mais fácil tocar suave na região FORTE, do que tocar forte na região FRACA.


Vejam a região FORTE:


Nessa região o som mais mais encorpado e constante. Aqui é o principal ponto de atrito entre crina e corda para se obter um ótimo som, quanto mais perto do cavalete mais forte o som. 
Essa região é uma média de 03 dedos antes do cavalete.




Vejam a regão MEIO FORTE




Vejam a Região FRACA




As regões MEIO FORTE e FRACA, sevem para aplicar a dinâmica na execução musical, podendo fazer parte da própria interpretação ou da própria escrita da partitura.

Sugiro que estude na região forte, toque na região forte para sentir o som do instrumento mais encorpado. Praticamente um dia estudando nessa região você notará a diferença no som e perceberá que o som do seu instrumento está sendo mais bonito.

Após acostumar a tocar na região forte, vá tocando nas demais regiões para sentir o som e ir aplicando dinâmica na execução musical.


Obs. Essa postagem é para observar a região que o arco deve ser tocado. Algumas fotos saíram com a arcada meia torta, pois tive que fazer umas "gambiarras" para poder tirar as fotos.

Fica a dica. Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, fico ao dispor. Se tiver comentário adicionais, por favor, compartilhe conosco.

Daniel

4 comentários:

  1. Saudações Daniel,


    Excelente, estou me empenhando justamente nessa parte. Vale mencionar também que a passagem da crina nas cordas, ou seja, a velocidade em que passamos a crina deve ser considerada também, pois na região forte a arcada deverá ser efetuada com mais pressão e mais lenta, na região meio forte poderá ser nem tão forte e nem tão lenta e por fim na região fraca será rápido e forte.

    Isso faz uma diferença terrível na hora de executar o som.


    A paz de Deus.

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  2. A Paz de Deus Servos.
    Por Gentileza, queria saber que Marca é esse Violoncelo!? Estou querendo comprar um mas está difícil achar um do meu gosto.

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    Respostas
    1. amém. Ele não tem marca, pois é harmonizado por luthier.

      Entre em contato comigo: limeira.daniel@gmail.com para conversar sobre...

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