Prezados Celistas.
A postagem de hoje é prática na qual vamos demonstrar qual a região que o arco deve ser posicionado para obtermos um som alto, constante e bonito.
Nosso instrumento é considerado de cordas friccionada, ou seja, é tocado com o arco, entretanto, nada impede de ser tocado sem o arco, a chamada técnica do pizzicato que consiste em tocar com os dedos, como se fosse um contrabaixo elétrico, em regra.
Quando apresentamos nosso instrumento a algum amigo ou familiar que toca violão, contrabaixo ou guitarra, a primeira coisa que ele faz a pegar nosso instrumento e tocar como se fosse o famoso rabecão, que na verdade é o contrabaixo acústico, ou seja, eles usam a técnica do pizzicato.
O próximo passo é eles pegarem o arco, passarem a mão toda engordura na nossa crina.
Depois falam: " O legal mesmo é tocar com esse arco", passando o arco nessa região:
Qualquer semelhança, é mera coincidência :)
Vejam, o arco é muito importante, tanto em sua construção, bem como em sua execução (técnica), pois ele que vai "tirar" o som do nosso instrumento, merecendo, portanto, atenção especial.
Agora vamos ao que interessa.
Basicamente existem três pontos de contato entre o arco e a crina no violoncelo para se obtermos o som, sendo, FORTE, MEIO FORTE e FRACO.
Quando iniciamos os estudo, tendemos a tocar na região FRACA, deixando o som a desejar.
O ideal é ir da região FORTE para a FRACA, pois será mais fácil tocar suave na região FORTE, do que tocar forte na região FRACA.
Vejam a região FORTE:
Nessa região o som mais mais encorpado e constante. Aqui é o principal ponto de atrito entre crina e corda para se obter um ótimo som, quanto mais perto do cavalete mais forte o som.
Essa região é uma média de 03 dedos antes do cavalete.
Vejam a regão MEIO FORTE
Vejam a Região FRACA
As regões MEIO FORTE e FRACA, sevem para aplicar a dinâmica na execução musical, podendo fazer parte da própria interpretação ou da própria escrita da partitura.
Sugiro que estude na região forte, toque na região forte para sentir o som do instrumento mais encorpado. Praticamente um dia estudando nessa região você notará a diferença no som e perceberá que o som do seu instrumento está sendo mais bonito.
Após acostumar a tocar na região forte, vá tocando nas demais regiões para sentir o som e ir aplicando dinâmica na execução musical.
Obs. Essa postagem é para observar a região que o arco deve ser tocado. Algumas fotos saíram com a arcada meia torta, pois tive que fazer umas "gambiarras" para poder tirar as fotos.
Fica a dica. Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, fico ao dispor. Se tiver comentário adicionais, por favor, compartilhe conosco.
Daniel
Saudações Daniel,
ResponderExcluirExcelente, estou me empenhando justamente nessa parte. Vale mencionar também que a passagem da crina nas cordas, ou seja, a velocidade em que passamos a crina deve ser considerada também, pois na região forte a arcada deverá ser efetuada com mais pressão e mais lenta, na região meio forte poderá ser nem tão forte e nem tão lenta e por fim na região fraca será rápido e forte.
Isso faz uma diferença terrível na hora de executar o som.
A paz de Deus.
Amém...
ExcluirCoisa linda...
A Paz de Deus Servos.
ResponderExcluirPor Gentileza, queria saber que Marca é esse Violoncelo!? Estou querendo comprar um mas está difícil achar um do meu gosto.
amém. Ele não tem marca, pois é harmonizado por luthier.
ExcluirEntre em contato comigo: limeira.daniel@gmail.com para conversar sobre...