quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Arco Lombard, o Arco!"

Prezados Celistas, 


Segue o relato de uma violoncelista que adquiriu uma obra de arte, um arco do Lombard. Segundo ela, o arco toca sozinho nas cordas. A diferença é gritante.  Vale a leitura, pois além de descrever sobre a qualidade do arco, é relatada uma história incrível de como esse arco foi parar nas mãos dela!
Segue:

História do Arco: Vale a pena ler

Fui no lombardi hoje, comprei um arco dele finalmente! Testei 5 arcos mas meu arco tem uma historia especial, me senti sendo escolhida por ele na hora foi imediato, logo que toquei sabia que era aquele arco que eu queria testarei ele alguns dias.

Ele tinha mais 3 ou 4 arcos, mas, como ele deixa os músicos testarem alguns dias antes de compra-los (mas por sorte era só os mais caros (faixa entre R$ 4.800,00 e R$ 6.000,00) não poderia compra-los,infelizmente). 

Ele me mostrou só 4 arcos quando cheguei mas quando toquei com o primeiro um que custava R$ 3.400,00 maravilhoso oitavado (82 gramas) ele disse que se lembrou que tinha um que ele havia acabado de finalizar.. logo que subiu vi ele sorrindo com o arco na mão e ele logo disse: 

"ah esse arco tem uma historia, vou deixa-lo por ultimo quando você for tocar te conto..." 
Testei os demais todos excelentes mas os mais baratos obvio não eram tão bons quanto os de R$ 3.000,00 até então ia comprar o primeiro que tinha testado. 

Então ele começou a falar: 
"esse arco foi comprado por um musico profissional de São Paulo.. comentei com ele que a curvatura do arco de faz passando a madeira no fogo.. e horas depois de sair daqui ele me liga falando que havia queimado o arco.. era um arco caro.. o mais caro que eu tinha montagem em ouro e a vara com lucchi de 5600.. eu fiz outro arco que o mesmo me pagou porém por ser uma madeira rara e de muito valor resolvi fazer um outro arco e resultou nesse arco.." 
Um arco de montagem de níquel porem de madeira “top" o som que o arco tirou foi incrível eu desacreditei, o arco tinha o MESMO som do talão até a ponta sem fazer o mínimo de esforço.. golpes de arco com som preciso.. logico testei todos os arcos mais uma vez e com medo perguntei quanto era o arco  me espantei com o preço perguntei 5 vezes pra ter certeza "esse arco com desconto a vista fica  R$ 2.020,00 reais " DOIS MIL E VINTE REAIS eu não acreditei. 




Ainda de quebra o lombardi elogiou a construção do meu rolim (as cordas e o breu deram outra voz para ele), fiquei extasiada. (o lombardi é um grande defensor das madeiras nacionais) inclusive ele tem com os arcos mais baratos, todos muito bons e violino ele tem de até R$ 1.800,00 até quanto você tiver dinheiro para pagar. Bati um bom papo com ele sobre madeiras  ele me esclareceu muitas duvidas inclusive ele me disse que da aulas de achetearia ( ão sei se é o nome correto)...

Quanto ao queimado ele não interfere foi só superficial mas ele fez uma montagem mais barata para ele porque muito improvável que alguém vá comprar um arco de ouro queimado... quando ele disse queimado meu namorado olhou pra mim com uma cara de cuidado que é cilada mas foi inegável a diferença ou outros em prata o lucchi é de 5400 mas o arco tem uma diferença gritante... sem duvidas paguei muito pelo nome dele mas nunca esperava sair de la gastando só a metade do que levei  com o melhor arco dele em mãos. 

A tonalidade do arco se deve ao fato que ele passou a tintura do pau brasil nele pra amenizar o queimado, para simular o peso do ouro ele pôs chumbo na parte de dentro do talão, o ponto g dele é bem mais próximo do talão que da ponta, mas dento do normal. Alem de tudo todos os arcos dele tem garantia de dois anos e ele aceita troca de arcos como forma de entrada de pagamento por exemplo se um dia quiser um em ouro posso dar esse como R$ 2.000,00 de entrada e o demais dou em dinheiro. 

Sobre o Arco: Meses depois

O arco é realmente impecável o som dele é IGUAL, sem fazer esforço do talão até a ponta apesar de sua montagem simples esse arco tem uma vara de pau brasil de lucci 5600.  Porém é perfeitamente balanceado graças a uma pequena peça de chumbo no interior do talão para simular o peso de um arco com talão de ouro. Alguns diriam que é pesado (89 gramas) e tem um ponto de equilíbrio bem mais para o talão, porem ainda dentro do normal para o ponto G do arco. Porém é graças a esse conjunto de fatores que esse arco faz o som sair igual do talão a ponta.

Aos estudantes: Não tenham pena de investir R$ 2.000,00 reais num arco bom pois o arco, na minha opinião, está juntamente com as cordas num ranking de importância de coisas a se investir. O arco é o que vai produzir o som, não tenha pena de investir um pouco pois o retorno é muito bom.. ele te renderá ótimas horas de estudo e junto a isso um progresso mais rápido nos estudos.

Outra coisa nunca compre um arco sem testar! É fundamental que você entre em contato com o arqueteiro e marque hora para testar os arcos e escolher o melhor para você, nunca compre as cegas, você pode ser enganado ou depois descobrir defeitos no arco (por exemplo eu tenho um arco que é desbalanceado na ponta, a ponta é leve e isso faz com que o arco pule na corda dependendo da mudança de arco que eu faça, se tivesse testado o arco provavelmente não teria escolhido aquele arco, mas fica a dica.. agora esse arco é meu segundo arco). Salve alguns arqueteiros, o barato sai caro."

Minhas recomendações: Lombardi e Francisco."
__________________________________________

Muito bom, gostei muito dessa história, dos comentários do arco. Apesar de ter adquirido um arco recentemente, deu muita vontade de ir até lá testar um e levar, ehehe, pena que... $$$, mas um dia, um dia.

Deixem seus comentários, dúvidas... temos satisfação em responder!

Ah, ressaltamos que os comentários aqui elencados não têm por objetivo divulgar os trabalhos do Lombardi com interesses financeiros do blog. Nosso objetivo é relatar fatos reais para que todos possam ter acesso e ajudar na escolha do arco :)

12 comentários:

  1. Paz de Deus meu nome é Thiago, e tenho um violoncelo blaver modelo stradivarius, tem um som maravilhoso e nunca o levei em um luthier. Ele veio com um arco "chineizinho" mas também é um arco muito bom e equilibrado só pesa 82 gramas, gostaria de saber se vocês conhecem luthiers bons não precisa ser barato, na região da zona norte. Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, posso te indicar o meu mas fica próximo ao masp.. costumo leva-lo no Alberto Vicente.
      Site: http://albertovicente.com.br/
      Email: albertoluthier@gmail.com
      Tel: (11) 2305 4582, (11) 99312 4582 e (11) 983128260

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. A paz de Deus
    Meu nome é William toco violoncelo na igreja já faz uns 8 anos, mais nunca saí do básico... recentemente meu violoncelo caiu no chão e quebrou o braço, que tristeza... mas com isso consegui comprar um outro de um luthier daqui de campinas. Nossa que violoncelo maravilhoso foi amor a primeira vista, ele tinha uns 4 lá e o primeiro que peguei para tocar, (toquei cidadão dos céus), na hora percebi que aquele tinha que ser meu. Enfim fiquei tão apaixonado que voltei a estudar e acompanhar tudo a respeito, então achei seu blog, li todos os posts e percebi que preciso comprar um arco, vou no Daniel Lombardi olhar o que ele tem lá, e gostaria de saber se pode me indicar alguns outros lugares em Sp para eu poder ir tbm

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian muitos me recomendam o Francisco. Antes de ir no Lombardi cheguei a ligar pra ele, tinha arcos a partir de 1500,00.

      Francisco Silva:
      (11) 96425-1500
      Email franciscofasilva@ig.com.br

      Excluir
  3. Bom dia, pessoal. Alguém me informaria, por gentileza, como se pode contatar o Lombardi? Gratidão e abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Gostaria de saber qual é a melhor escolha: usar arco com crina animal preta ou branca? Há diferença?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ualison,

      Já experimentei um arco de fibra de carbono com crina preta.
      Acho que a crina preta, para o cello, da uma aderência na corda muito superior ao realmente necessário.
      Ela é mais recomendada para o contrabaixo.
      Recomendo crina branca da Mongólia, quando recrinei no lombardi ele tinha duas: uma de 96 reais e uma de 218 reais (essa de 218 é mais resistente e tem uma durabilidade maior).

      Recomendo o post ( adiciono a essa lista os breus Gustave bernadel, Sartory e Andrea Piacere): http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2015/02/breus-millant-strad-shaped-rosin-e.html

      Julia

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção e informação!

      Excluir
  5. Bom dia, pessoal! Alguém sabe de um bom fabricante de arcos para cello no RJ?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,

    Só conheço o trabalho dos archetiers de são paulo, mas eles enviam para o rj.

    http://www.lombardiarcos.arq.br/
    https://www.facebook.com/franciscosilva.silva.165?fref=ts

    mas do rio já ouvi falar desses:

    http://liutaio.blogspot.com.br/p/contato_29.html
    https://www.facebook.com/studioliutai.violins?fref=ts

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Queria saber se, por uma milagre, alguém sabe de um luthier aqui em Porto Alegre ou região...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em Curitiba tem o Carlos Brasil, ele faz muitos festivais sempre tá levando os arcos dele. Ele estava este ano no de gramado.http://arcosbrasil.blogspot.com.br/

      Excluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.