terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

"Breu Magic X & Breu Andrea a Piacere"



Prezados celistas.


Mais uma contribuição escrita pelo Rui sobre dois breus utilizados por ele. Vale muito a leitura uma vez que há comparação entre dois modelos de breu, sendo um muito conhecido por sua marca "Andrea" e o outro pouco conhecido por sua marca "Magic Rosin" porém de boa qualidade. Segue:






Atualização sútil do post sobre Breu ( http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/09/breu-nao-e-apenas-uma-resina.html ) onde foi descrito sobre as características do breu. Voltamos este ano de 2015 para relatar a experiência da utilização dos modelos Andrea A Piacere e Magic Rosin Fórmula X.

Independente que se tenha um arco nível estudante, intermediário ou profissional a escolha do breu é parte importantíssima quando queremos retirar um bom som do cello. Muitos dos estudantes quando adquirem o instrumento, principalmente os modelos mais baratos, acabam utilizando os breus que acompanham o mesmo.

Estes modelos de breu geralmente são bem simples e geram um excesso de “sujeira”, às vezes dependendo da força aplicada ao friccionar as cordas podem ocasionar ruídos indesejados entre outras coisas. Claro, a intenção do post é discutirmos acerca das experiências com os vários modelos de breus e não fazer a propaganda do modelo ideal a ser adquirido.

Andrea A Piacere




O breu Andrea A Piacere é uma resina esverdeada que fornece o controle do arco ao tocar sem muito esforço para produzir o som. Ao utiliza-lo com o passar dos meses notei um tom mais suave, com moderada suspensão dos ruídos provocados quando se emprega muita força e próximo ao cavalete.

Evidentemente, a maior parte dos ruídos indesejados está ligado a configuração do instrumento (cavalete e tipos de cordas), crinas velhas, perca da encurvatura, pressão excessiva das crinas e demais fatores. No entanto, estou levando em consideração a configuração do meu instrumento (cavalete belga, cordas Larsen/Spirocore, arco novo modelo profissional) o que estes testes podem variar de musicista para musicista.

Resolvi fazer testes quanto a três quesitos básicos: quantidade de breu, volume sonoro e força aplicada. Após 2 meses de utilização quando a crina efetivamente absorveu de vez o breu Andrea A Piacere (pois antes utilizava outro modelo) procurei tocar até o arco ficar com quantidade mínima de breu a ponto não sair som ao passar do arco.

Neste primeiro momento apliquei o mínimo de breu (4 passadas... ida e volta em toda a extensão do arco) e toquei nas 3 regiões do cello: fraco, mediana e forte próxima ao cavalete, e o instrumento respondeu satisfatoriamente, com pouco breu. O volume sonoro não ficou tão intenso, mas a precisão ao tocar com esse breu é sensacional.

Após alguns estudos, apliquei breu novamente, agora com um pouco mais que a primeira vez, o som ficou volumoso e forte, mas o pó excessivo veio à tona. Quando apliquei breu de maneira excessiva o som permaneceu como a segunda vez, porém, ruídos surgiram nos pontos mediano e forte ao passar do arco e suja bem mais o instrumento. As cordas não respondem muito bem devido a quantidade de breu encrustada e tive que dobrar a pressão do arco para sair um som legal. O breu Andrea A Piacere possui alto grau de modulação se aplicado na quantidade certa.


Magic Rosin X






Já tive vários modelos de breu da marca Magic Rosin, e recentemente adquiri o novo Magic Rosin X. Os breus da Magic Rosin a tempos são breus de extrema qualidade a um preço compatível a musicistas exigentes.

O novo Fórmula X é sem duvida o melhor breu já produzido pela marca para Cello e Bass. Sua formulação contém a mais pura resina e isso se traduz ao tocar o instrumento com esse breu. A textura do Fórmula X é bem mais fina que as versões anteriores (2G e 3G/Ultra). Solta menos pó ao tocar e não percebi ruídos quando executei com força. Magnífico breu e ótimo investimento.


Análise Geral


Entre os dois breus testados se tivesse que escolher uma nova compra, com certeza iria novamente no novo Magic Rosin X. Este se mostrou mais equilibrado na emissão do som forte e suave. Lógico, há diversos modelos no mercado cada um com seu grau de satisfação com diversos musicistas. E, se você é daqueles entusiastas que gosta de testar de tudo siga avante nas demais marcas...


PIRASTRO, HIDERSINE, D'ADDARIO, DARK, JADE, ANDREA SOLO/ORCHESTRA, LIEBENZELLER, LAPELLA, ROCKIN, MOTRYA GOLD, KOLSTEIN, HILL DARK, BERNARDEL, MILLANT DEROUX, SUPERSENSITIVE CLARITY, ROYAL OAK ROSONIO, KAPLAN ARTCRAFT, SALCHOW, THOMASTIK-INFELD, LARSEN, STRAD, MELOS

_____
Não deixe de dar seu depoimento sobre o seu o breu que você usa.
Se em caso de dúvida, não exite em perguntar.

12 comentários:

  1. Bacana esse post. Eu já estava há algum tempo coçando a mão pra testar o Magic Rosin, vou comprar um! Eu tenho um andrea a piacere há quase 6 meses. Antes dele usava o Kolstein Medium. O Kolstein é interessante, mas não tem tanta pegada quanto o Andrea, e é mais sensível à umidade. O Andrea já não se altera tanto com a umidade. Eu testei outros breus. Light e dark. Testei o Bernardel, muito suave, mas precisa passar MUITO pra dar alguma pegada. É uma experiência diferente, o arco fica bem leve e o som mais suave. Testei o Hill Light e o Dark. O dark se parece muito com o Kolstein, o light é menos sensível à umidade, mas também, como o bernardel tem menos pegada. O legal é que depois de toda essa experiência, cheguei à conclusão de que o Andrea é o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rgregori..

      Muito bom seu comentário...muito mesmo.. Caso queira fazer alguma postagem, fique à vontade mesmo (de verdade).

      Daniel

      Excluir
  2. gostei do post! :(
    este magic rosin x só encontro ele para comprar no site da rosin?
    eu procurei ele lá e sem chance não achei! e os breu la são todos os mesmos só muda a imagem ou cada breu tem sua caracteristica? se puder me ajudar, tenho que comprar um breu pois estou sem nenhum :( e se tiver outro que tu acha qe devo ver agradeço, como tu sabe sou bem leigo neste quesito de violoncelo e suas partes hehe
    Deus abençoe desde ja a paz de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magic 3G
      Magic Ultra
      Magic X

      Na hora da compra vc escolhe e composição. Olha, se der compra o Magic, chega tranquilo aqui no Brasil.

      Excluir
    2. Vc eh da Congregação???

      Excluir
  3. Boa noite. Adquiri um simples violoncelo Eagle CE300. Me informe, por favor, se o arco é bom, se devo utilizar o breu ou modificar, se devo trocar as cordas... gostaria de usá-lo brandamente, tirando-lhe um som aveludado. Acho que tem relação com a escola francesa. Muito obrigado. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.

      Nestes posts vc encontra mais informações: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/search/label/Melhorias%20no%20Violoncelo

      http://violoncelooucello.blogspot.com.br/search/label/Arco

      Excluir
  4. Olá, sou novata no cello e seu post me ajudou muito!Estava a procura de uma boa marca de breu... E pretendo adquirir um Magic Rosin tbm... Você me indica algum site onde eu possa fazer o pedido ?
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Até onde eu sei, o magic rosin só e vendido diretamente pelo site deles:
    http://magicrosin.com
    Eu hoje acabei voltando para o Andrea A Piacere, me dá mais puxada. Pode ser porque onde eu moro (Joinville) é MUITO úmido e, geralmente, quente. Talvez o Magic Rosin não seja muito amigo da umidade.
    O maior problema do andrea é o som pouco natural.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Estou procurando breu para meu cello e depois de ler a materia aqui fiquei triste por descobrir que não existe mais esse modelo "x" no site da Rosin. Você recomenda o "ultra"?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos post..
    Eu consigo comprar o breu Magic rosin aqui no Brasil

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.