sábado, 21 de julho de 2012

"Nunca é Tarde | O Estudo da Música não é Somente para os Jovens"

Prezados,

Somente o título já é o suficiente para a compreensão deste artigo. Mas vou escrever mais sobre o assunto.

Algumas pessoas pensam que a música é somente para os jovens, os quais estão cheios de vigor, vontade, energia, saúde entre outras coisas que a juventude de muitos proporciona.

Essas pessoas pensam que não podem iniciar o estudo da música por se acharem velhos, incapacitados ou algo do gênero. Já ouvi muitos casos desses e não concordo muito com isso.

Todos têm capacidade de estudar a música
É claro que a música é um Dom de Deus para muitos. Muitos com apenas uma hora de estudo são capazes de tirar lagrimas de muitos que ouvem. Não estudam muito mas tocam muito. Esse é o Dom de Deus.
Mas com estudo, também somos capazes de executar a música e nos alegar também. Nunca é tarde para isso. 

É verdade que quando estamos antes da fase do quartel (maior idade), juventude material (digo isso porque a velhice está na cabeça), temos mais pique, mais vontade, mais tempo. Verdade é que a nossa cabeça não têm tantas preocupações, ocupações, fatos em nossa vida. Para mulher isso se aplica também, sem o quartel é claro.

Quando chega essa fase, temos que trabalhar mais sério, fazer um curso de graduação, já pensando em pós graduação, com cursos de curta duração específicos, inglês, Excel... entre tantos outros os quais os empregadores exigem, sem falar nos concursos públicos.

Nessa correria o tempo passou e aquelas aulas de canto, de violoncelo, de piano, ou de outros instrumentos ficaram perdidas no tempo... Só restou a vontade. Ou a vontade nasceu agora.

Não podemos nos achar incapacitado para tocar um instrumento, por estarmos avançados na idade. No nosso caso, o violoncelo. Pablo Casals, por exemplo, foi um violoncelista que deu notoriedade ao violoncelo. Ele,  quando de sua terceira idade, estudava horas por dia, e dizia que notava a sua melhoria. Vejam, nunca é tarde. Isso demonstra que podemos estudar nesta idade.

Podemos sim ser velhos no corpo, na idade (experientes), e ser jovens na mente (idade imaterial), ou seja, ser idoso, pois velho é trapo, como já ouvi.

Podemos sim aprender a música depois dos 18 anos, depois dos 25, depois dos 35, depois dos 40, 50, ou depois de casado, depois de ser pai, depois de ser avós, depois de ter aposentado (a), depois de ter vivido muitas coisas na vida e ter muita experiência e ir aprender com jovens que ainda não viveram 1/3 de nossa experiência.

Talvez nessa idade a compreensão da música pelo nosso cérebro seja mais lenta, talvez as nossas articulações não sejam iguais é de uma criança de 7 anos, mas com Paciência e Fé, podemos sim tocar o nosso instrumento, aprendendo mais e mais com o passar dos dias.

Dentro de poucos meses, dentro de poucos anos, estaremos tocando o suficiente para o uso amador, no bom sentido.

Fica a mensagem para aqueles que estão se achando velhos de mais para estudar a música. Esse pensamento de que você é de velho de mais, já deveria ter morrido em sua mente e coração, a muito tempo....

Se estiver com esse pensamento, por gentileza, mate-o. Ele não deveria existir.

Caso tenha uma experiência neste sentido, por favor, compartilhe-lhe-a conosco para ajudar outras pessoas que estejam nessa situação.


Daniel

6 comentários:

  1. \o/... Lindas palavras Daniel.

    Isso realmente é verdade. Para a iniciação musical não há idades, apenas o desejo de encarar e vencer este desafio.

    Abraços fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa Rui.

      Espero que sirva para quem está nesta situação.

      Abraços

      Excluir
  2. Sou estudante de cello, e as vezes penso que não tenho mais idade para aprender . . . Belas palavras, tudo o que eu precisa !!!!

    ResponderExcluir
  3. Apenas hoje é que fui me deparar com este site e muito surpreso me senti ao ler a teu ponto de vista. Fico perplexo, pois ao estar prestes a me aposentar de minha carreira de mais de 35 anos de setor financeiro de algumas multinacionais pelas quais passei, e escolhi estudar o violoncelo como hobby, por ser um instrumento que sempre me fascinou. Mesmo estando com bem mais de 50 anos de idade tenho força de vontade de aprender e quero usar o conhecimento que adquiri em outros idiomas para poder pesquisar sobre o instrumento, que geralmente usa métodos impressos e editados em outros países. Nunca é tarde para se sonhar. Sei que não tenho paciência para lecionar em salas de aulas, pois já tive algumas oportunidades e já me foram suficientes, o setor financeiro já me desgastou demais e consegui o suficiente para educar minha família e poder viver a minha vida sem percalços, mas sem extravagâncias, então resta-me um sonho, um desejo estudar o violoncelo. Sem dúvida alguma, um instrumento divino!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nada é fácil ou difícil nesta vida,tudo depende da DEDICAÇÃO e FORÇA DE VONTADE que empregamos na realização dos nossos sonhos.Por isso...mãos à obra!!!

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.