terça-feira, 17 de julho de 2012

"Violoncelo Chinês | Como Escolher"

Prezados,

Como é difícil escrever sobre este tema. Em um dos meus artigos anteriores, relato sobre instrumentos chineses os quais tive a oportunidade de tocar, ouvir. Caso não tenham lido, click aqui. 


Existe ainda, um artigo sobre instrumentos intermediários, click aqui.

Pois bem, já é um norte para a compra de um instrumento. Caso tenha um professor, leve ele junto. Ele fará essa tarefa, mas se não tiver como ele ir, ou se não tiver um professor, seguem as dicas.

Primeiro determine a faixa de preço que você vai gastar, para ter em mente mais ou menos qual será a marca que você vai levar para casa. Determinada a marca, seja qual for, e modelo seja qual for, veja o que você deve observar:

- Como o instrumento está parado, com cordas de fabrica que não são legais, e além disso o som delas ainda está muito metalizado pelo seu pouco uso ou nunca uso, o instrumento fica com o som péssimo; dificilmente será notada a diferença de som entre instrumentos, mas se for possível faça, não custa tentar;

- O instrumento está com o som totalmente abafado, vai demorar algumas horas para pegar afinação; cuidado para não estourar a corda, se for testar os instrumentos;

- O arco da loja está sem breu, o que irá dificultar tirar um som do instrumento;

- O vendedor está no seu pé atrás da comissão sobre a venda dizendo que instrumento neste preço e qualidade não você não vai encontrar por ai; "Sim, eles querem vender, querem ganhar o seu pão, e nós queremos comprar um instrumento. Cuidado com papo de vendedor, às vezes eles não sabem o que estão falando, e dizem de tudo para vender os produtos e ganhar a tal comissão;

- Talvez exista muitos instrumentos na loja e com essas condições acima relatadas não vai ser possível testar todos os instrumentos;

Diante do exposto, e de outros fatores, resta olhar a qualidade do instrumento. Sim. Veja qual aparenta ser o melhor, dentre a marca escolhida e modelo. Melhor às vistas. Caso a loja tenha três modelos da mesma marca e você está certo da compra, procure defeitos no instrumento, olhando em todos os lados, em todos  as partes, em todas as peças:

- veja se não há rachaduras;

- veja se o espelho (parte preta do braço do instrumento) não está quebrada, ou com partes quebradas ou danificadas; essa parte é importante;

- se não há riscos no instrumento;

- se aparenta já ter sido devolvido por alguém; 

- se o instrumento não está descolando;

- se o instrumento não está muito torto; colagens muitos tortas, de tão tordo que todos percebem;

- entre outras coisas que você poderá observar...

É claro que o dia da compra é muito tenso, muitas escolhas, muita pressão. Na verdade ficamos cegos e mesmos sabendo disso tudo, a probabilidade de ficarmos cegos devido a ansiedade, será muita.
Quando fui ao meu lutier tentar matar o som de lobo, ele me ofereceu outros instrumento na mesma qualidade e preço, pois o lobo não saiu. Todos estavam com cordas boas e ajustados por ele. Mas o som de todos eram praticamente iguais. Todos com som metalizado de cordas novas. Som oco de instrumento parado. A minha opção era olhar qual instrumento era mais bem feito. Procurei defeitos em todos. Qualidade estética da madeira.... Acabei ficando com o meu mesmo. Fiquei muito no dúvida... Como o meu já estava amaciado, e aparentemente era o melhor de todos. Madeira mais bonita, verniz mais bonito, espelho mais bonito... Em fim, é o meu violoncelo.
Procure ser bem crítico na escolha e demonstrar ao vendedor que você vai levar a mercadoria, mas dentre os modelos quer levar, você  quer o que tenha melhores qualidades físicas. Isso talvez deixe ele mais calmo, ou não... 

Não tem jeito, escolher um instrumento é complicado, diante dos fatores acima.

Outra dica é: Como você não manja mesmo do instrumento, nada impede de arriscar e comprar pela internet. Desde que a loja não seja uma laranja, tenha  ouvido falar da marca e modelo do violoncelo. Mas somente faça isso se não tiver opção mesmo.

Caso tenha problemas quando da entrega do instrumento, terá 7 dias para trocar. Certo que será um pouco chato esse procedimento, mas está na lei. Diferente se comprar diretamente na loja física, que dependerá da boa vontade do gerente ou dono.


Pesquise mais sobre assunto de dicas. Talvez encontre mais pessoas relatando experiência, ou dicas.


O meu primeiro violoncelo, sinceramente, não teria feito diferença alguma em ter comprado pela internet. Nunca tinha feito um análise em um violoncelo para saber se aparentemente era bom ou ruim... Não conhecia pessoalmente um violoncelo, diferente de hoje. Mas é mais gosto ir à loja comprar e sair com ele nas costas. Eita coisa boaaaa... Que sensação gostosa.


Fica ai a dica. Comprar um instrumento não é tarefa fácil mesmo, pelo menos para mim.


E você, caso tenha alguma experiência, ou dica de como comprar um instrumento, compartilhe-lhe-a conosco.


Grande abraço e boas pesquisas.


Daniel

26 comentários:

  1. Olá hermano,

    inspirado nas férias em Daniel. kkkk :P Ótimas dicas! nota 11 :).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala Daniel blz? vc eh de SP?
    Gostei muito do seu blog! Varias dicas boas...
    Eu estudei um pouco de cello a muito tempo atraz... hj em dia trabalho com musica, mas sou guitarrista, e quero voltar a estudar... ja deu uma clareada na mente as suas dicas...
    Qual Luthier vc indicaria pra eu levar o instrumento que eu comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano. Legal que gostou do blog. Cello e Guitarra são instrumentos bem diferentes, inclusive por conta dos trastes. A maior dificuldade nem é a marcação das notas, a a distância entre notas. Enquanto na Guitarra você tem alguns centímetros para acertar a nota e dentro desses centímetros a nota basicamente não desafina. Já no cello isso não ocorre, uma pequena alterada no dedo e nota já desafina. Mas com o estudo isso melhora. Digo isso pois toco violão antes de tocar cello. Mas lhe digo, você não vai se arrepender de tocar cello. O seu conhecimento em guitarra vai te ajudar com certeza no cello.

      Sobre o luthier, te indico esse aqui: http://jaymelandim.musicblog.com.br - o blog dele é simples, mas o atelier dele é sensacional. Muito bom mesmo.

      Ele vende instrumentos já harmonizados. Trata-se de chinês, porém com um cuidado extra.

      Esses instrumentos estão chegando cada vez mais em nosso país. Em média você pagará de R$ 3.000,00 a 5.000,00.

      Fico disponível para conversamos mais a respeito. Se preferir, mande-me um e-mail: limeira.daniel@gmail.com

      Saudações e sucesso como cello. Instrumento incrível.

      Daniel

      Excluir
  3. Olá Daniel.
    Sabes se os Parrots são bons? Estou procurando um modelo com preço mais acessível, pois será somente para estudos e hobby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos. Mesmo sendo para hobby, talvez seja legal investir em um instrumento de faixa de 1.200,00

      Esse Parrot servirá para iniciar os estudos sim, mas será um pouco limitado.

      Mas lhe digo uma coisa: é melhor ter um Parrot, ou outro qualquer, do que não ter nenhum instrumento. O pior instrumento do mundo é aquele que você não tem. Quando comecei meus estudos, tinha um similar ao Parrot.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  4. Obrigado Daniel.
    Esse Parrot é de madeira laminada e custa uns 950,00
    As outras opcoes que vi ( ate 2 mil) sao estas:
    Violoncelo Cello Nhureson Em Mogno . 1.200
    Eagle CE200 1.400
    E o modelo milor da Rolim, que ta 1.650 ( esse modelo é com fundo bipartido ( pinheiro do parana) e com verniz a base de Nitrocelulose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos.

      Dizem que Nhureson é complicado. Nunca toquei, mas conheço quem tocou e não recomenda.

      Eagle CE 200 é uma boa. Boa mesmo. Com madeiras importadas, porém, de baixa qualidade. Feito na china.

      Rolim é com madeiras brasileiras, feito aqui, bom som, alto, o instrumento é bom de se tocar... Mas tem alguns ajustes que não são legais, tipo, não é filetado...

      Mas Entre esses, CE 200 e Rolim, já toquei os dois, não muito, mas sinceramente ficaria na dúvida qual pegar, pois não tive como der uma ideia mais profunda.

      O modelo o CE 200 é bipartido também, filetado, com escala e cravelhas em ébano.

      Caso queira conversar mais abertamente: limeira.daniel@gmail.com será uma honra.




      Excluir
  5. Olá, tudo bom?!
    gostei muito do seu blog!
    será que você poderia me tirar uma dúvida?! ou melhor você poderia me dar uma opinião! haha
    ganhei um violoncelo Nhureson e comecei a fazer aula, durante um ano e pouquinho, entre meus 14/15 anos, e depois parei...isso é, estou parada até hoje, mas já estou me programando pra voltar!
    gostaria de saber a sua opinião a respeito dessa marca!
    andei lendo, e parece que ela não agrada muito hahaha uma pena saber disso só agora, na época eu não tinha muito conhecimento a respeito ...
    desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila.

      Não se programe, volte a estudar.

      Nhureson... nunca toquei em um. Sei que são lindos. Alguns instrumentos, de fato, é apenas beleza, deixando de lado a qualidade sonora do instrumento.


      Mas acredito que não seja um instrumento péssimo ao ponto de não pode tocar. Acredito que seja ótimo para poder "continuar" o seus estudos. Com o tempo, você sentirá a necessidade (ou não) de pegar um instrumento melhor.


      Certeza, dá para tocar sim. Pior e não ter um instrumento. Por mais simples que seja, você poderá estudar/tocar. E como dito, com o tempo você pode trocar de instrumento, caso queira tirar uma sonoridade melhor.


      Claro, existem instrumento melhores, mas não deixe de estudar por que o seu é mais simples, em relação ao instrumento do Antonio Meneses, Yo Ya Má ...


      Bom, se precisar!!!

      Daniel

      Excluir
  6. Adorei o blog! Achei sensacional sua resposta de que um cello já é melhor que nenhum. Perdi o medo e vou comprar o meu!

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel,
    Gratidão pela suas dicas.
    Veja se pode me ajudar: vou comprar um cello pela internet (onde moro não vende), e minhas condições financeiras são mínimas, portanto, as algumas opções que tenho são:

    VIOLONCELO 4/4
    MAVIS - MC6011 R$ 990,00

    Violoncelo Acústico 4/4 HCE100 - Hofma R$ 400,00

    VIOLONCELLO 4/4 AMATI R$ 979,00

    Alan 4/4 R$ 1070,00

    Cantelli CL ES R$ 1100,00

    Violoncello Parrot 4/4 - 1553 R$ 1150,00

    Alguma sugestão??

    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drya.


      Compreendo a sua situação..


      Veja, quanto mais barato, mais simples será. Esse de 400,00 está muito barato. Assim, caso queria mais para frente comprar um melhor, juntando dinheiro para comprar um instrumento de até, por exemplo, R$ 4.000,00.

      Compraria esse com a certeza que será trocado posteriormente. Usaria ele para aprender, e ir juntando uma grana para trocá-lo no futuro.


      Esse instrumento deve ser no nível do alan. Por esse preço, R$1.070,00, NÃO COMPRE O ALAN.

      O Parrot é do nível do Alan que consequentemente é do nível do Hofma.


      O Mavis dizem que é um bom instrumento, mas nunca toquei. Tive bons comentários do Cantalelli, mas não sei se desse modelo.


      Imagino que esses modelos citados devem ser do mesmo nível, sendo equiparados com o Eagle CE 200, que tem mais nome no mercado.


      Sugiro o seguinte. Se tiver certeza que vai tocar e querer um instrumento melhor no futuro, compre o Hofma que está com preço incrível. Mas já lhe aviso, não espere muito desse instrumento.

      Ele será importante para seu aprendizado, mesmo com as dificuldades que ele pode trazer. Nesse tempo de estudo, vai juntado uma grana para poder adquirir um melhor com o tempo.


      Caso queria ficar mais tranquila com um instrumento regular, Vá de MAVIS, ou, segunda opação, de Cantalelli.

      Pense no CE 200 da Eagle, caso encontre nesse valor desses, vá com ele.


      ---------

      Hoje se fosse comprar um instrumento para mim, compraria o Hofma, para posterior comprar um um melhor.



      _______

      Todo caso, lembre-se, melhor um instrumento simples, do que nenhum.


      Espero ter ajudado. Desculpe a demora.

      POdemos ir nos falando .

      Daniel

      Excluir
    2. Amigo, boa noite!
      Estou na mesma situação que você, entretanto achei o mesmo Hofma HCE100 por cerca de R$1300,00 (http://www.musicalita.com.br/violoncello-hofma-4-4-pr-1557-138292.htm). Teria o link desde que citou?

      Abraços!

      Excluir
    3. era no walmart, mas não tem mais nesse valor.. sumiu.. sei lá o que ocorreu..

      Excluir
  8. Tenho um Nhureson Alegretto e tem muita gente que não toca cello e fica comentando sobre a marca ou nunca viu o instrumento pessoalmente se quer tocou ou se sabe tocar, e pegar um cello direto da fabrica e ja sair tocando o som não será bom mesmo, estou a disposição para tirar duvidas.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Comecei a estudar cello sozinho em uma escola de música (onde não posso levar para casa), estou pensando em comprar um no final do ano e gostaria de saber qual violoncelo comprar (para também tocar em orquestras amadoras). Dei uma olhado no HOFMA HCE 100, vale a pena?(Só posso comprar pela internet)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,

      Sinceramente, não recomento. A não ser que não tenha condições de comprar um melhor. Procure pelo Rolim Milor, ótimo custo benefício. Não vai ser muito mais caro que o HOFMA (esse instrumento não é feito de madeira, é de compensado).



      Excluir
    2. Ok, obrigado pela atenção e a dica.
      Abraços

      Excluir
  10. ola Daniel, gostaria de saber o que você acha do Zion by plander?
    pois estou na duvida e o meu instrutor de cello falou que ele não tao ruim e falou que futuram,um luthier poderia tirar o verniz dele pois no gosto da cor, estou bem na duvida esperto que possa me ajudar.


    APDD

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniel! Vou começar a estudar violoncelo agora e gostaria de comprar um com qualidade mediana, pois vou tocar em orquestra, mas que não fosse tão caro (no máááximo R$2.000). Qual você indica?

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho Nhureson e falo o instrumento e ótimo e tem um som bom ,pelo menos o meu cobre o som de qualquer instrumento chinês ate do Eagles CE 200 sem mentira ,e ainda é aquele modelo estudante vermelho que brilha cheio de verniz ,ja toquei no ,mavis,blaver,Stewart,capri são instrumento que tenho guardado,já toquei em Eagles CE 200 outros de marcas chinesas de alunos e sinceramente não troco meu Nhureson por nenhum deles ,meu Nhureson coloquei um cavalete belga e cordas larsen solista,aumentei o F e troquei a alma ,coloquei pestana de osso

    ResponderExcluir
  13. Estou adquirindo um Cello, Zion é boa marca conhece

    ResponderExcluir
  14. modelo 9633 - VIOLONCELO 4/4 C/CAPA E ARCO DOMINANTE - bom

    ResponderExcluir
  15. Prezados,
    no incio, qdo comecei a estudar cello, adquiri um " Parrot " para iniciantes, é perfeito. Qdo cheguei no nivel mais avançado experimentei outros cellos, e acabei adquirindo uma Cantelli C190 que e a linha superior da Cantelli. Em comparação com Eagle 300, achei o Cantelli C190 superior!
    abs

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.