quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Influência do Arco"

Prezados,

Segue nesta postagem, uma contribuição de um grande irmão, Rui Maurício, sobre arcos. Como ainda não tenho essa  capacidade de escrever algo, pois apenas agora que estou começando a sentir o arco (arcas), ele fez essa para nós, me ajudando e ajudando aqueles que querem estão na hora de começar a pesquisar sobre o assunto, o que é o meu caso. Ter um arco bom é importante.

ah, As perguntas foram feitas por mim e respondidas por ele:

Qual a influência de um bom arco ?

No Brasil temos bons archetier, espalhados por vários Estados do País. Porém, estes se confundem muito com a profissão de luthier apesar de que muitos destes assumirem o papel de confeccionar arco. Pois bem, após a aquisição de um bom instrumento, chega o momento não tão trivial como muitos pensam, a escolha de um arco, mesmo aqueles que adquirem instrumentos de série. 
"A escolha de um bom arco requer um conhecimento mais aprofundado acerca dos materiais que envolvem a fabricação bem como sua procedência".
Sempre se houve falar que é fundamental a aquisição de um bom arco, mas que influências este arco trará ao tocar? 

Bom, inúmeros são os fatores, mas vamos ao ponto. O fator precisão é o que fortalece a importância da aquisição de um bom arco. O som mais preciso, variando entre os aveludados e intensos o que podemos dizer que soa com um toque mais “redondo”, é o grande diferencial dos bons arcos. Um simples post não te dará total segurança para se arriscar a comprar um arco sem antes testar-lo. Porém, lhe dará coragem para buscar atelier de algum archetier, para testar e fazer a melhor escolha.

Com um bom arco podemos tocar melhor ?

Não podemos confundir técnica (escola de arco) com o arco propriamente dito. Visto que o arco por si não tocará sozinho, porém aliado a técnicas corretas de como manuseá-lo isso sim poderá atribuir novos horizontes quanto à arte de tocar bem.

Podemos tirar um som melhor do instrumento com um arco melhor ?

Com certeza. Bons arcos, com peso, densidade, curvatura e medidas corretas favorecerá na produção de um som homogêneo sem muito esforço, nas mais variadas partes do arco (talão, meio, ponta).


_____________

Bom, fica ai algumas das minhas dúvidas, respondidas pelo Rui. Esperamos ajudar. Quem tiver dúvidas pode postar no blog que teremos o prazer de responder. Quem tiver comentário adicionais, por gentileza, deixe a sua experiência.

Saudações
Daniel e Rui

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Comprei um Cello Cantelli ES para começar a aprender, entretanto, estou com um problema para tocar:
    Após algumas arcadas, tenho a impressão de que o breu (marca Stradivarius) que foi passado no arco saiu, não produzindo mais som quando tocado, sendo necessário reaplicar constantemente. Alguém saberia dizer o que possa gerar isso?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo.

      Geralmente arcos novos deve passar breu constantemente, pelo menos toda vez que for tocar. Depois ele segura mais o breu.

      Mas, mesmo assim, sempre que for tocar é bom passar um breu no arco.

      Mas qual a freqüência que vc está aplicando o breu ?

      Excluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.