terça-feira, 17 de julho de 2012

"Aquecendo o Instrumento | Aquecendo o Musico"

Prezados,

Este artigo está classificado como melhoria de som, pois não vejo outra forma de classifica-lo.

Pois bem, estamos ansiosos por melhorias continuas de som do nosso instrumento. Não é?!
O nosso instrumento, segundo é relatado, vai melhorando gradualmente o som conforme vai passando os anos, conforme vamos tocando. Dizem que esse processo é o de secagem da madeira. Quando mais a madeira estiver seca, melhor é o som.
Ah, não coloque o instrumento no sol achando que ele vai secar. Hehehe. Isso vai destruir o seu instrumento.

Bom, isso é com o tempo. Mas existe algo que podemos fazer para ele melhorar no dia que tocamos: é o aquecimento do instrumento. Sim, quando o instrumento aquece o som melhora.

Quando tocamos por certa de 1 hora, tanto o instrumento, quando o instrumentista aquecem. Jogadores de futebol se aquecem antes do jogo. Solistas de orquestras também fazem isso. Cantores...

Eles tanto aquecem a si mesmos como o seu instrumento, para entrarem no “clima”.

O problema de muitos estudantes é o tempo de estudo. Geralmente é 1 hora para aquecer o instrumento. Mas é muito complicado tocar uma hora ou 4 horas por dia, ou até mais, por diversos motivos, pois muitos de nós não vivemos da musica. O nosso ganha pão não é a música, sobrando, dessa forma, pouco tempo para dedicarmos ao estudo dela. Para ser sincero, dificilmente o dia que consigo estudar por muitas horas. Aos Sábados até vai.

Mas quanto toco ou estudo por esse tempo, fica mais fácil de tirar o som do instrumento, parece que as cordas ficam mais leves, o arco fica potente para tirar o som e o instrumento de fato fica com o som melhor. Nossa é muito bom quando ele aquece e eu não estou cansado de tocar ou estudar, pois o som fica muito muito, o corpo também está mais leve. Muito bom mesmo.

Agora só não vai colocar o instrumento em banho Maria para aquecer, eheheh. Brincadeira.

Bom, para quem não sabia desse fato, ou imaginada que acontecia. Agora está sabendo.

Grande abraço
Daniel

2 comentários:

  1. Ufaaaa..kkkkkk bem lembrando Daniel. Sigam o lembrete acima (PESSOAL NÃO COLOQUEM O INSTRUMENTO NO SOL. Além do risco do descolagem do instrumentos pode ocasionar rachaduras). O som melhora com o passar do tempo devido aos processos físicos que ocorre com a madeira etc. Geralmente, gosto de iniciar com escalas e arpejos até chegar a uma partitura propriamente dito.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.